por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cadê a "ÉTICA", Marina ??? - José Nilton Mariano Saraiva

Em tempos de “facilidades” propiciadas pela Internet, é necessário que as pessoas, instituições, partidos políticos e/ou outros atores tenham cuidado com o que expõem como se fosse da própria lavra, sob pena de desmoralizar-se publicamente. Afinal, isso é ilegal, além de constituir "falta de ética" e despreparo, já que pura “enrolação” objetivando enganar os incautos, em benefício próprio. 
A reflexão é só pra lembrar que, à medida que vai sendo paulatinamente “destrinchado” por gregos e troianos, comprovado está que o tão badalado plano de governo da candidata Marina Silva não passa de uma “colcha de retalhos”, onde tudo cabe e todo mundo agrega algo, só que com um detalhezinho sorrateiro e aparentemente vulgar: a freqüência com que a combinação informática “Crtl+C + Crtl+V” é utilizada.

Para quem não “manja” nada de informática ou simplesmente tem dificuldade em manusear o “bicho” chamado computador, o “Crtl+C” é a combinação prosaica de duas teclas que, acionadas conjuntamente, “COPIAM” qualquer texto que você deseje manter em arquivo; já o “Crtl+V” é uma espécie de “complemento”, já que com a função de “COLAR” o que foi copiado, gerando um documento à parte.

Pois bem, dias atrás o candidato Aécio Neves “botou a boca no mundo” para acusar a candidata-concorrente Marina Silva de “plagiar” parte do Programa Nacional de Direitos Humanos lançado por FHC em 2002, já que nem as vírgulas foram suprimidas. Indignado, cobrou-lhe pelo menos o “crédito” da matéria (citação da fonte originária). Marina Silva ignorou.
Mas, se alguém acha que a acusação do Aécio Neves é mera picuinha e não merece credibilidade, é bom que saiba que no programa de Marina Silva, na parte que trata sobre “Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Inovação” foi copiado na íntegra (ipsis líttteris) um artigo publicado na edição nº 89 da Revista da USP (março/maio 2011), sem que fossem citados fonte (a tal revista) e o autor (professor Luiz Davidovich). Como não poderia deixar de ser, tal método de Marina Silva e comandados foi duramente rechaçado pela comunidade acadêmica (não só da USP), que acusou a candidata e sua equipe de “falta de ética”.
Como são muitos os trechos (não caberiam no espaço) em que Marina Silva & Cia fizeram uso da combinação “Crtl+C + Crtl+V” (copiar/colar), abaixo apenas um deles:
TRECHO CONSTANTE DO ARTIGO DA “REVISTA DA USP” (original):
• Fortalecer o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e as políticas de CT&I e agrícola com vistas a avançar na sustentabilidade da agricultura brasileira, desenvolvendo, aperfeiçoando e difundindo de forma ampla tecnologias eficientes de produção que conservem o solo, usem de forma eficiente a água, sejam compatíveis com a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, e que permitam o aumento da produção sem expansão significativa da área ocupada.
TRECHO CONSTANTE DO “PLANO DE GOVERNO” DA CANDIDATA MARIA SILVA:
Fortalecer o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e as políticas de CT&I e agrícola com vistas a avançar na sustentabilidade da agricultura brasileira, desenvolvendo, aperfeiçoando e difundindo de forma ampla tecnologias eficientes de produção que conservem o solo, usem de forma eficiente a água, sejam compatíveis com a preservação do meio ambiente e da biodiversidade e permitam o aumento da produção sem expansão significativa da área ocupada.

E aí, encontrou alguma divergência ???
Perguntas que se impõem: a) cadê a “ÉTICA”, Marina ??? b) se “apropriar” do que é de terceiros, sem a devida permissão, é correto ??? c) uma candidata cujo “Programa de Governo” não passa de um “ajuntamento” de textos de autores variados, sem que se lhes imputem pelo menos os “créditos” devidos, merece mesmo alguma credibilidade por parte dos seus presumíveis eleitores ???  d) se alguém “importa” um texto “ipsis lítteris”, será que terá condição de operacionalizá-lo mais à frente, se porventura chegar lá ??? e) será que a “falta de conteúdo” (ou comprovada “embromação”) da candidata Marina Silva nos debates e entrevistas, tem a ver com o fato de desconhecer o que consta do próprio Plano de Governo ??? f) ou, tal qual aconteceu com o texto sobre a comunidade LGBTs, aqui também houve apenas e tão somente mais uma banal “falha processual na editoração” ???
Alfim, essa é mesmo, de verdade, a pessoa mais credenciada para cuidar de um país complexo como o é o nosso Brasil ???