por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 6 de julho de 2019

"SUSPEIÇÃO", JÁ - José Nilton Mariano Saraiva


Segundo o Dicionário Houaiss (página 2648), SUSPEIÇÃO é o “receio fundamentado, suscetível de se opor a imparcialidade de juiz, representante do ministério público, testemunha, perito, etc, em razão de certas circunstâncias ou interesses intercorrentes que possam impedir ou privar qualquer deles da exação no exercício das suas funções”; ou ainda “condição de suspeito, de algo que não se pode confiar até segunda ordem” (ipsis litteris).

Explicitado o conceito, examinemos, agora, duas aparentemente simplórias frases proferidas em tom de deslumbramento pelas “excelências” togadas da Operação Lava Jato, mas que poderão lhes sair bem salgadas:

01) depois de uma conversa particular com o ministro do Supremo Tribunal Federal,  Luiz Fux,  e ante a receptividade deste para com a atuação da Operação Lava Jato, quando ouviu a promessa de que ele estaria disposto a ajudar sempre que se tornasse necessário, o procurador Deltan Dallagnol correu para o colo do então chefe daquela operação, Sérgio Moro, para cientificar-lhe da inusitada oferta. Ao que Moro assentiu com inusitada satisfação, ao assegurar no seu inglês macarrônico, que: “In Fux We Trust” (em Fux nós confiamos);  

02) num segundo momento, depois de 45 minutos de conversa com o também ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, o mesmo procurador, Deltan Dallagnol, literalmente chegou ao orgasmo-duplo ao entoar para os colegas procuradores o refrão “A Ha, U Hu, o Fachin é nosso”/ “A Ha, U Hu, o Fachin é nosso”.

Pois bem, tendo em vista que Edson Fachin é o relator da Lava Jato junto ao Supremo Tribunal Federal e, comprovadamente, um mero “despachante” de todas as atrocidades sugeridas pelos seus procuradores em desfavor do ex-presidente Lula da Silva, ao passo que Luiz Fux se notabilizou por ser “do contra” em toda matéria que envolva o ex-presidente e o PT, já não teria chegado a hora de se entrar com uma ação de “SUSPEIÇÃO”, contra os dois, no próprio Supremo Tribunal Federal, tendo em vista as manifestações de júbilo intramuros de Deltan Dallagnol e Sérgio Moro, saudando-os efusivamente e de forma tão descarada e contundente ???

Afinal, se em Fux “nós confiamos”, ao tempo que Fachin “é nosso”, como esperar que os dois votem com imparcialidade e isenção quando chamados a se posicionarem sobre uma possível anulação da pena arbitrariamente atribuída a Lula da Silva por um juiz comprovadamente desonesto e mafioso, conforme demonstram agora as matérias divulgadas pelo site The Intercept Brasil  ???