por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 21 de agosto de 2011

O BANCÁRIO ONTEM E HOJE - Colaboração de Geraldo Ananias










TODO PAI, ANTIGAMENTE,
ACHAVA MIL MARAVILHAS
QUANDO VIA UMA DAS FILHAS
NAMORANDO COM BANCÁRIO.
O ÚNICO FUNCIONÁRIO
QUE TINHA TUDO NA VIDA:
UMA ASCENSÃO GARANTIDA,
E “UM SENHOR” ORDENADO.
ERA MUITO FESTEJADO,
ESTIMADO PELO POVO;
TODO ANO CARRO NOVO;
A MELHOR CASA ERA A SUA;
MORAVA NA MELHOR RUA,
BEM NO CENTRO DA CIDADE;
DA ALTA SOCIEDADE,
A FINA FLOR DA ELITE.
TODO DIA ERA UM CONVITE
PRA UM FINAL DE SEMANA
COM CHURRASCO E MUITA CANA
EM UMA PROPRIEDADE.
ERA GRANDE AUTORIDADE,
DE INVEJÁVEL RESPEITO;
NEM JUIZ, PADRE OU PREFEITO
ERAM TÃO PAPARICADOS.
OS CARROS BEM EQUIPADOS,
DO MAIS BONITO AO MELHOR,
E O TÍTULO DE MAJOR
ERA A MENOR DAS PATENTES
QUE LHE TRATAVAM OS CLIENTES
COMO SINAL DE GRANDEZA,
ALÉM DE TER A CERTEZA
DO QUE QUIZESSE ARRANJAVA.
TODO PAI JÁ PREPARAVA,
DE CAMA, MESA E COZINHA,
UMA DAS FILHAS QUE TINHA
PRA “DAR A MÃO” PRO BANCÁRIO,
O GENRO MILIONÁRIO
QUE TODO PAI DESEJAVA,
TODA MOÇA COBIÇAVA
TER O SEU PRÍNCIPE ENCANTADO.
O NAMORO CONFIRMADO
A NOTÍCIA SE ESPALHAVA
E O PAI JÁ ENSAIAVA
A FESTA DO CASAMENTO.
TUDO PRONTO PRO EVENTO:
O NOIVO TODO CHARMOSO,


O VELHO MUITO ORGULHOSO
A TODO MUNDO DIZIA:
“É O GENRO QUE EU QUERIA,
VAI SER MEU FILHO DILETO”!
DE REPENTE, PEDE UM NETO,
JÁ LHE PROMETE A HERANÇA
E DIZ TER A ESPERANÇA
DE VER SEU NETO GERENTE.
MAS FOI TUDO DIFERENTE;
AO VER O TEMPO PASSANDO,
O BANCO TODO MUDANDO,
O DINHEIRO SE SUMINDO,
PADRÃO DE VIDA CAINDO,
O SALÁRIO DEFASADO,
CARRO VELHO, ENFERRUJADO.
PÕE A CASA PRA ALUGAR,
OS FILHOS VÃO ESTUDAR
EM COLÉGIO ESTADUAL;
SAI DA RUA PRINCIPAL,
VAI PARA A PERIFERIA;
PEGA O ÔNIBUS TODO DIA,
SENTE O PRESTÍGIO IR EMBORA,
VIVE PENSANDO NA HORA
DE O BANCO PRIVATIZAR.
PENSA EM SE APOSENTAR,
CONDENA FHC,
SUBMETE AO “ PDV “,
ENTRA ÀS CEGAS NO MERCADO;
NO FINAL, DÁ TUDO ERRADO:
O SOGRO LHE DANDO A FEIRA.
E PENSANDO NA BESTEIRA
QUE FEZ NAQUELE MOMENTO
DANDO A FILHA EM CASAMENTO
A UM CARA ANALFABETO
TIRA A HERANÇA DO NETO,
TOMA A FILHA DO MARIDO
E FAZ A ELE O PEDIDO
PRA ESQUECER O PASSADO
E QUE NUNCA FOI CASADO
COM NENHUMA FILHA SUA,
E PÕE NO OLHO DA RUA,
SEM DESTINO E SEM PERFIL,
SEU EX-GENRO E EX-BANCÁRIO,
ANTIGO FUNCIONÁRIO
DO EX-BANCO DO BRASIL.


Marreiro

Festa da Padroeira- por Altina Siebra Paes


Escritas em 2007, quando falo das festas religiosas nos anos 60. Resumidamente, refiro-me mais às diversões, o lado profano da festa, pois as missas, novenas, procissões sempre estavam presentes em todas as cerimônias realizadas na nossa paróquia.


A nossa geração lembra-se do que digo, os nossos filhos e netos conhecerão, um pouco, a felicidade que experimentamos naqueles anos.


Como vê, sou, como você, uma saudosista. Não é bom ter saudade do que é bom?! Inesquecível 22 de agosto! Salve a Nossa Senhora da Penha!


Abraços!


Altina

Festa da Padroeira

A Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha era outra maravilha, não só pelas celebrações cristãs, mas pela festa social. Começava com a chegada e o hasteamento do “pau da bandeira”, em frente à igreja, que era ponto de concentração dos jovens para ouvir a Banda de “seu” Azul apresentar-se às 5:00 horas da manhã e, sobretudo, ao meio dia, além das salvas de tiro.

À noite, eram armadas mesas e cadeiras em frente à Sé Catedral, onde tínhamos as quermesses, os leilões das guloseimas preparadas pelas famílias encarregadas daquele dia. Toda sociedade, comércio, indústria, escolas, associações, participavam desse trabalho, arrecadando, assim, o dinheiro para manutenção da paróquia.

As apresentações da banda de pífano dos Anicetos, dos bacamarteiros, do Maneiro-Pau, dos Reisados, das Pastorinhas com a disputa entre os partidos azul e encarnado e a Diana (com seu vestido confeccionado com as duas cores representando os dois partidos), para ver quem apurava mais donativos para a festa; a presença costumeira do Parque Maia, armado em torno da praça, com sua “Roda Gigante”, carrinhos, cavalinhos, canoas, aviões, a “Mulher Macaco”, as pescarias, os tiro ao alvo, brinquedos que ainda hoje temos, embora mais modernos, tudo isto nos transmitia uma alegria indefinível.

Não dá para esquecer aquele cheiro exalado pelos temperos do gostoso cachorro quente, preparado naquele recipiente de alumínio e envolto no papel celofane, do

óleo da fritura dos filhoses, o manzape, os roletes de cana e tantas outras delícias, vendidas nas barracas montadas ao redor da praça.

Através de um amplificador de som, músicas de Anísio Silva, Silvinho, Valdick Soriano, Orlando Dias, Roberto Silva, Cláudia Barroso, Núbia Lafaiete, Moacir Franco, Altemar Dutra, Agnaldo Timóteo, os veteranos Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves e tantos outros, eram oferecidas para as paqueras, que rodeavam o centro da praça, tornando-se um fato até descontraído e folclórico: “Esta música é dedicada a alguém que está sofrendo de amor”, “Esta música vai para um alguém que está com a blusa amarela” e, assim, por diante.

Chegava o 1º de setembro, dia do encerramento da festa, com o gostinho de quero mais. O jeito era aguardar o próximo ano. 

Parabéns, Altina, esse texto vai mexer  com a geração dos anos 60.
Suspiros!!!






Leão - 23 de Julho a 22 de Agosto



"A ti Leão, atribuo a tarefa de exibir ao mundo Minha Criação em todo o seu esplendor.

Mas deves ter cuidado com o orgulho, e sempre lembrar que é Minha Criação, e não tua. Se o esqueceres, serás desprezado pelos homens. Há muita alegria em teu trabalho; basta fazê-lo bem.

Para isso Eu te concedo o Dom da Honra
."

E Leão voltou ao seu lugar.

Principal Característica: alegria.
Qualidades: dignidade, generosidade, extroversão.
Defeitos: egocentrismo, autoritarismo, teimosia.

Elemento: fogo
Qualidade: fixo
Polaridade: masculino
Planeta regente: Sol
Exílio: Urano
Exaltação: Netuno
Queda: Mercúrio

Signo de liderança, de força criativa, entusiasmo e afetividade expansiva. É o fogo em sua "majestade" e exuberância. Símbolo de segurança frente ao meio exterior. O leonino busca o reconhecimento, e devido a isso pode se expressar de forma firme, dramática ou arrogante e autoritária. É regido pelo astro-rei Sol, o que confere brilho e criatividade. Características: emoção, força criadora, poder, comando, generosidade, espontaneidade, intuição, liderança, orgulho, vaidade, dramaticidade, exibicionismo, ego inflado. Leão tem a tendência a ser o centro das atenções, e esta particularidade pode expressar-se de forma positiva ou negativa.

quiche de legumes com ricota



ingredientes:

para a massa:
1 xic de farinha de trigo
6 cs de margarina light

para o recheio:
12 cs de ricota
1/2 xic de creme de leite light
5 mini tomates italianos
1/2 abobrinha
3 talos de salsão
1/2 talo de alho poró
1 pimenta dedo de moça
2 ovos
1 cs de fermento
sal e pimenta do reino a gosto
2 nozes
1 cs de parmesão

modo de fazer:

massa:
misture a farinha e a margarina light ate formar uma massa e coloque na forma.

recheio:
pique a abobrinha, tomatinho, o salsão, o alho poró, a pimenta dedo de moca, tempere com sal e pimenta do reino e misture com a ricota. leve à forma. bata no liquidificador os ovos, creme de leite, fermento e disponha na forma de modo que cubra todo o recheio. moa as nozes e misture com o parmesão e salpique por cima. leve a quiche ao forno alto por cerca de 45 min ou até que esteja gratinado.


VOCÊ TEM UM PROGRAMA ESPECIAL PARA O DIA 7 DE OUTUBRO DE 2011.

Ao encontrar um livro com a seguinte dedicatória: “Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito”, um homem começa uma jornada em busca de conhecimento e também de transformação. Após perder a mulher e o emprego, o suicídio parecia ser a única opção que restava a Bruno Alves. Mas, ao ter em mãos o Livro dos Espíritos, obra básica do kardecismo, ele percebe que há outras saídas para a profunda tristeza em que se encontra. Uma história que você poderá conhecer nos cinemas a partir do dia 7 de outubro, com o “Filme dos Espíritos”.

A ideia inicial do filme nasceu muito antes do sucesso de outras obras de inspiração espírita, como “Nosso Lar”, “Chico Xavier” e “Bezerra de Menezes”, que foram tão bem recebidas pelo público brasileiro. Em 2009, o Projeto Mundo Maior de Cinema recebeu cerca de 100 roteiros de jovens diretores e roteiristas, de diferentes regiões do país; desse grupo, oito foram selecionados e contaram com suporte técnico e profissional da produtora. O resultado foi a realização de oito curtas-metragens com tema espiritualista e transcendental, que foram exibidos ainda em novembro de 2009. A etapa final desse projeto foi a produção de “O Filme dos Espíritos”.

No elenco Reinaldo Rodrigues, do grupo Tapa de Teatro e do Clube da Voz, é o protagonista. Ao seu lado, estão Nelson Xavier, Etty Fraser, Ênio Gonçalves, Ana Rosa e Sandra Corveloni, Felipe Falanga, além da participação especial de Luciana Gimenez. São artistas que se encantaram com a história e também com a oportunidade de divulgar os princípios da doutrina espírita ao grande público e, se possível, ver parte da renda do trabalho revertida às obras das Casas André Luiz, que há 63 anos trabalha no atendimento a crianças carentes com necessidades especiais.

Parte do dinheiro da arrecadação do filme, será destinado à construção de ambulatórios das Casas André Luiz na cidade de São Paulo. Faça parte deste projeto também: convide a família e os amigos, vá ao cinema no dia 7 de outubro para prestigiar o filme, se divertir e conhecer um pouco mais sobre o espiritismo. Contamos com o seu apoio. Ajude a divulgar essa ideia. As formas de ajudar na divulgação são:

FACEBOOK: http://www.facebook.com/OFilmeDosEspiritos
TWITTER: @OFdosEspiritos
BLOG: www.ofilmedosespiritos.com.br
YOUTUBE: http://www.youtube.com/OFilmeDosEspiritos

O sol - Por José de Arimatéa dos Santos


Foto: José de Arimatéa dos Santos
 Luz
Clarão do dia
Que chega logo cedinho
E se estabelece
Como rei
Transfigurando-se
No espetáculo da vida
Sempre presente
E faz da existência
A certeza que se pode
A cada momento
Viver intensamente
E feliz!

Aberta festa da padroeira do Crato


Por Crato Notícias

Foto: Antônio Vicelmo

Com uma grande carreta, que saiu do Bairro Mirandão para a Sé Catedral, foi aberta a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Crato e da Diocese que, este ano, tem como tema “Sob o Olhar de Nossa Senhora Caminhamos com Jesus”. O carro-andor com a imagem da padroeira foi estacionado em frente à Matriz, onde dom Fernando Panico abriu oficialmente a festa, hasteando a bandeira de Nossa Senhora da Penha. Na homilia, ele esclareceu que “aquela secular imagem é mais do que uma obra de arte, ou cultural. É uma lembrança forte da mãe de Jesus”. O bispo destacou a devoção mariana do povo do Crato.

A Festa da Padroeira será encerrada no dia 1º de setembro, com alvorada festiva, concelebração da solenidade, procissão e bênção do Santíssimo Sacramento. Durante estes nove dias que antecedem o encerramento, serão realizadas novenas, leilões e, ainda, missas com a participação de todos os setores da comunidade. Escolas, colégios, associações religiosas, profissionais de saúde, representantes dos poderes judiciário, executivo e legislativo participam da programação.

A atividade de hoje está a cargo da Missão Resgate, funcionários municipais, estaduais e federais, médicos, enfermeiros e agentes de saúde. A celebração será coordenada pela Comunidade Jesus, Maria e José. “É a festa da confraternização das famílias católicas”, diz o vigário da Catedral, padre Edmilson Neves. Ele está enviando convite a todos os paroquianos, acompanhado de uma carta na qual ele solicita uma ajuda financeira para a construção de uma capela destinada às imagens da Semana Santa e a implantação de telões, que serão instalados nos corredores da Catedral para que todos possam assistir as cerimônias religiosas.

Turismo

O vigário justifica que, hoje, a Igreja da Sé é um cartão postal da cidade. “É grande o número de romeiros e turistas que visitam periodicamente a catedral e admiram-se com a sua beleza e conservação”. A Catedral de Nossa Senhora da Penha é o mais importante prédio histórico da cidade de Crato. Ele foi iniciado com a construção de uma capelinha de taipa e palha, concluída em 1745, por Frei Carlos Maria de Ferrara, no centro da Missão do Miranda, que deu origem a atual cidade de Crato.

Em 4 de janeiro de 1768, a capelinha iniciada por frei Carlos Maria de Ferrara, já ampliada, seria elevada à sede de nova paróquia, desmembrada da freguesia de São José dos Cariris Novos, atual cidade de Missão Velha. Mas a instalação da nova paróquia só ocorreu em 4 de janeiro de 1768. Desde aquela época, a nova Igreja Matriz (que seria elevada à condição de catedral em 1914, com a criação da Diocese de Crato) vem passando por sucessivas ampliações e, ainda, remodelações.

MAIS INFORMAÇÕES:


Secretaria da Paróquia
Praça da Sé, 666, Centro, Crato – CE
(88) 3521.0309