por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 21 de agosto de 2011

Aberta festa da padroeira do Crato


Por Crato Notícias

Foto: Antônio Vicelmo

Com uma grande carreta, que saiu do Bairro Mirandão para a Sé Catedral, foi aberta a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Crato e da Diocese que, este ano, tem como tema “Sob o Olhar de Nossa Senhora Caminhamos com Jesus”. O carro-andor com a imagem da padroeira foi estacionado em frente à Matriz, onde dom Fernando Panico abriu oficialmente a festa, hasteando a bandeira de Nossa Senhora da Penha. Na homilia, ele esclareceu que “aquela secular imagem é mais do que uma obra de arte, ou cultural. É uma lembrança forte da mãe de Jesus”. O bispo destacou a devoção mariana do povo do Crato.

A Festa da Padroeira será encerrada no dia 1º de setembro, com alvorada festiva, concelebração da solenidade, procissão e bênção do Santíssimo Sacramento. Durante estes nove dias que antecedem o encerramento, serão realizadas novenas, leilões e, ainda, missas com a participação de todos os setores da comunidade. Escolas, colégios, associações religiosas, profissionais de saúde, representantes dos poderes judiciário, executivo e legislativo participam da programação.

A atividade de hoje está a cargo da Missão Resgate, funcionários municipais, estaduais e federais, médicos, enfermeiros e agentes de saúde. A celebração será coordenada pela Comunidade Jesus, Maria e José. “É a festa da confraternização das famílias católicas”, diz o vigário da Catedral, padre Edmilson Neves. Ele está enviando convite a todos os paroquianos, acompanhado de uma carta na qual ele solicita uma ajuda financeira para a construção de uma capela destinada às imagens da Semana Santa e a implantação de telões, que serão instalados nos corredores da Catedral para que todos possam assistir as cerimônias religiosas.

Turismo

O vigário justifica que, hoje, a Igreja da Sé é um cartão postal da cidade. “É grande o número de romeiros e turistas que visitam periodicamente a catedral e admiram-se com a sua beleza e conservação”. A Catedral de Nossa Senhora da Penha é o mais importante prédio histórico da cidade de Crato. Ele foi iniciado com a construção de uma capelinha de taipa e palha, concluída em 1745, por Frei Carlos Maria de Ferrara, no centro da Missão do Miranda, que deu origem a atual cidade de Crato.

Em 4 de janeiro de 1768, a capelinha iniciada por frei Carlos Maria de Ferrara, já ampliada, seria elevada à sede de nova paróquia, desmembrada da freguesia de São José dos Cariris Novos, atual cidade de Missão Velha. Mas a instalação da nova paróquia só ocorreu em 4 de janeiro de 1768. Desde aquela época, a nova Igreja Matriz (que seria elevada à condição de catedral em 1914, com a criação da Diocese de Crato) vem passando por sucessivas ampliações e, ainda, remodelações.

MAIS INFORMAÇÕES:


Secretaria da Paróquia
Praça da Sé, 666, Centro, Crato – CE
(88) 3521.0309

Nenhum comentário: