por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 15 de março de 2019

"GÂNGSTER" E "CRETINO" - José Nilton Mariano Saraiva

Que Gilmar Mendes não é flor se que cheire, isso metade do mundo e a outra banda sabem. Basta uma olhadela na lista dos seus “clientes” para se constatar que não existe nenhum pé-rapado, nenhum emergente ou mesmo um mísero morador de  periferia; é só a “nata” da bandidagem de colarinho branco, de alta periculosidade e normalmente envolvidos em tenebrosas transações; mas que o elegeram seu “defensor-preferencial”, pouco importando a exorbitância que terão de desembolsar, já que  normalmente  liberados vapt-vupt pelo próprio, com uma facilidade que nos deixa reflexivos.

Arrogante, prepotente, sarcástico e falastrão, Gilmar Mendes não se cansa de humilhar aqueles aos quais se julga superior, como, por exemplo, quando se retirou de uma das sessões do pleno do STF não satisfeito porque um dos advogados das partes resolveu questioná-lo, ao que sapecou-lhe: “advogado é advogado, ministro é ministro”.

No entanto, quando em um primeiro momento o juiz de primeira instância, Sérgio Moro e sua "troupe" (procuradores da tal Operação Lava Jato, sediada em Curitiba) resolveram se “apropriar” de todos os processos que tratassem sobre “corrupção”, independentemente da origem, ferindo de morte o princípio do “juiz natural” e avacalhando de vez  a Constituição Federal, Gilmar Mendes e colegas do STF não se manifestaram.

A partir de então, “marombados” pelo poder descomunal e sem freios, os integrantes da Lava Jato continuaram desobedecendo dia e noite a nossa outrora “Carta Maior”, através de prisões alongadas, conduções coercitivas sem necessidade de notificação, e por aí vai, e que objetivavam na realidade (conforme ficou provado a posteriori) inviabilizar a candidatura Lula da Silva à Presidência da República; de novo, outra vez, novamente, Gilmar Mendes e os demais integrantes daquela corte não só a tudo assistiram passivamente, como também “chancelaram” as arbitrariedades flagrantes daquele juiz de primeiro piso.

Como a soberba tomou conta da “República de Curitiba”, os excessos a cada dia se acentuaram, findando por criar uma certa “animosidade” ou “ciumeira” por parte dos componentes do Supremo Tribunal Federal, que poderia ser traduzida no questionamento: afinal, quem “manda” aqui nessa zorra, nós ou eles ???

Fato é que, com o fim da lua-de-mel, eis que o “stop” à ganância da Lava Jato afinal chegou, tendo como protagonista principal ninguém menos que ele, Gilmar Mendes.

É que, em sessão do pleno do STF, realizada em 14.03.2019, com o objetivo de julgar sobre a “competência” dos processos de crime de corrupção quando houver caixa 2, decidiu-se que seriam encaminhados à Justiça Eleitoral e não mais à República de Curitiba (como eles tanto temiam, e representou um baque profundo na Lava Jato).

E aí, o arrogante Gilmar Mendes não só peitou, mas literalmente “se vingou” dos presunçosos e igualmente arrogantes procuradores da Lava Jato, ao “carimbar” na testa da sua principal estrela, o procurador Deltan Dallagnol (braço direito de Sérgio Moro) a alcunha de “gângster” (Ipsis litteris: “Isso não é método de instituição, é método de “gângster”. Isso é uma disputa de poder em que se quer amedrontar as pessoas. Fantasmas e assombrações aparecem para quem neles acredita”).

Aproveitando a deixa, Gilmar Mendes referiu-se à excrescência da criação de uma Fundação, com propina da Petrobras para a Lava Jato, no valor de estratosféricos R$ 2,5 bilhões: “O que se pensou com essa fundação do Deltan Dallagnol foi criar um fundo eleitoral. Era para isso. Imagina o poder. Imagina quantos blogs teriam, quanta coisa teria à disposição. Veja a injustiça, veja a ousadia desse tipo de gente” (Ipsis litteris).

“Mordido”, Gilmar Mendes também se referiu ao procurador Rodrigo Castor (muleta de Dallagnol) , em razão deste ter criticado a Justiça Eleitoral: “Gentalha despreparada, não têm condições de integrar o Ministério Público. Nem pensamento estratégico têm. São uns cretinos”, afirmou.

E agora, Sérgio Moro/Dallagnol, vão processar o Gilmar ???