por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Doido Barrido




J. Flávio Vieira

                                               O velho Clotário Libório, antigo funcionário da prefeitura de Matozinho, do alto dos seus trinta anos de experiência como fiscal da fazenda, desconfiou que alguma coisa andava errada na cidade. Clotário trabalhava na Cancela estrategicamente colocada   na rodagem de saída para Bertioga que, como uma aorta, ligava a cidade com o resto do mundo. De carro, tudo que entrasse ou saísse de Matozinho tinha que passar por ali. Arapuca armada, Libório caia de pau em cima dos recalcitrantes sonegadores. Pois bem, nos últimos dias, nosso fiscal começou a notar um êxodo pra lá de esquisito na Cancela. O balanço diário começou a mostrar mais imigração do que emigração. Em tempos de seca braba, como nos últimos anos, essa realidade não era de tudo inexplicável , mas o sexto sentido avisara Libório de que a coisa parecia incomum. Começaram  a sair caminhões e pau-de-araras carregados até a tampa e Libório resolveu dividir suas preocupações com o prefeito Sinderval Bandeira. A maior parte dos veículos era de frete. Pelo andar do carro de boi,  Matozinho corria o risco de se tornar uma cidade fantasma.
                                   Sinderval orientou o funcionário a cadastrar todos os veículos de porte que por acaso saíssem da cidade e preenchesse uma ficha simples: destino, motivo da viagem, tipo de carga transportada , quando retornaria.  Seu termostato político já disparara e Bandeira, ou Bandalheira como era conhecido, temeu a perda de eleitores e, consequentemente, maiores dificuldades em vencer a oposição nas eleições que já se aproximavam.
                                   --- Faça o levantamento, Libório, que a coisa é séria ! Depois de amanhã à tarde, me traga uma posição para que eu possa tomar as devidas providências !
                                   Clotário partiu,  investido de uma missão que lhe parecia salvadora. Tabuleta na mão, ainda naquele dia,   passou a registrar cuidadosamente os dados solicitados pelo chefe.  No dia seguinte, no horário combinado, dirigiu-se à Prefeitura, onde Sinderval e todo Secretariado Municipal o esperavam para a reunião emergencial. Antes de tudo,  Bandeira colocou todos a par do grave problema  imigratório e da conduta que tomara junto com Clotário, no sentido de buscar a origem da crise . Ajeitou-se  na cadeira e começou a sabatina.
                                   --- Quantos caminhões carregados saíram de Matozinho de ontem para hoje, Libório ?
                                   --- Quatro, seu prefeito, tudo abarrotado !
                                   --- Abarrotado de quê , seu Libório ? Que diabos que é que estamos exportando numa seca dessas?
                                   --- Uma Scania carregada de pequenas varas de marmeleiros aparelhadas. Outra  com uma ruma de mulher, acomodada prá tudo quanto é lado. Outro caminhão saiu apinhado  de mendigo e de “drome sujo”e  uma carreta saiu cheia de gari, acho que não ficou nenhum aqui em Matozinho, nem prá se fazer remédio!
                                   --- Foram a passeio ou ainda pensam em voltar ? –Quis saber Sinderval.
                                   --- A maioria vai ficar por lá mesmo, só a ruma de mulher disse que ainda volta.
                                   --- E tão se botando prá onde , seu Libório ?
                                   --- Tudo pro Juazeiro do Norte, seu prefeito!
                                   --- Mas como, por que esse monte de romeiro de uma vez só? Aconteceu algum outro milagre por lá? A hóstia sangrou de novo no beiço da beata?
                                   --- Aconteceu e dos grandes! A Câmara de Vereadores de lá comprou, de uma talagada só, duas toneladas e meia de sabão e quase cinco mil vassouras! O turco Abdu Abraão, aqui de Matozinho, resolveu levar uma carrada de marmeleiro prá lá, pensa enricar vendendo cabo de vassoura. Os garis daqui se reuniram tudo e partiram prá terra do meu Padim na certeza que lá , pela ruma de vassoura adquirida, não vai faltar emprego nos próximos cem anos. Os “drome-sujo” da região também partiram ligeiro em direção ao Cariri : num vai faltar sabão prá tirar o ceroto de cabra nenhum, a redor de duzentas léguas, no próximo milênio.
                                   --- E a récua de mulheres, Libório? Que que foi fazer no Juazeiro? Pagar promessa?
                                   --- Pelo que pesquisei, seu Sinderval, elas foram participar do  “IV Congresso Brasileiro de Sogras e  Ex-mulheres” que foi patrocinado pela Câmara de Vereadores de Juazeiro .
                                   --- Por que o patrocínio da Câmara , seu Libório ? Esse Congresso tem alguma coisa a ver com o Poder Legislativo?
                                   --- Pelo que apurei , o Congresso foi resolvido fazer  lá , porque, no frigir dos ovos,  ficou muito mais em conta. Com a quantidade de vassoura disponível, já está garantido o transporte de volta para todas  elas...