por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 1 de janeiro de 2012

Colaboração de Eurípedes Reis



SÍNTESE DA FELICIDADE
Drummond

Desejo a você...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua Cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não Ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.


CADA UM DE NÓS SEJA O ELO
DUMA CORRENTE FORMADA
DO IDEAL QUE É TÃO BELO
DESSA PAZ TÃO DECANTADA;
DE MÃOS DADAS, TODOS NÓS,
AO CORO DE UMA SÓ VOZ
VAMOS JUNTOS CONSEGUIR
UM MUNDO BEM DIFERENTE
PACATO, JUSTO, DECENTE
VALENDO A PENA EXISTIR!

BASTINHA JOB



É tarde... - por Socorro Moreira


.

Não penetrei na tua essência

Placas proibitivas me intimidaram.

Não vá além...

Aqui já passou outro alguém.

E nos estilhaços do teu coração

me sinto ferida,

na inteireza de um abraço


Ostra , não mostra

esconde nuances verdes do engano

Recorto da paisagem

um vestido de esperanças

cheguei tarde, bem sei ...

Mas a fila anda !

.

Buscando o vazio - por Socorro Moreira


.



Incompreendo a clara realidade

Coração apertado

corpo incomodado

O amor desapartado

escondido nas estrelas que não brilham

Noite dos escuros

do sono que não quer brincar

Estranha, estranho

Porto de tumultos

imaginários cantos

Fecho a porta de mim

e escondo a chave

por um momento

não desejo abrir-me

Quero a quietude do antigo vazio

quando o amor não chegou,

nem partiu.

Mudez- por Socorro Moreira


Pensamentos no sereno do tempo
Correm na orla
mergulham nas espumas
No verde escostado no azul
minha alma sonha.
Vejo você ao longe
O barulho dos teus sonhos
silencia os meus gritos
E essa tristeza indesejada
Caçoa da alegria escorregada
que saiu em disparada
quando viu que me esquecias.

Espumas - por Rosa Guerrera


A mesma paisagem
de ontem
Retrata hoje
uma nova realidade

O assobio
das folhas dos
coqueiros
cantam
uma canção
diferente.

Caminho na garoa
passos tristes
sem rumo,
enquanto o
teu sorriso
me acena no
azul do mar,
uma saudade
envolta nas
brancas espumas.

Por José Flávio Vieira


Fechado para balanço

Viramos a página de mais uma década. E lá vem aquela fissura danada de se levar tudo à balança, de se esticar a trena, de revolver as gavetas e as estantes e proceder ao balanço geral da firma. Como se a vida da gente fosse uma loja de varejo qualquer, dessas que vendem quinquilharias a preço de um real. Entendo, como Einstein, a relatividade do espaço e do tempo, principalmente em se tratando da nossa delicada física interior. A existência humana é tão complexa que se faz impossível resumi-la numa mera planilha do Excel. Mas resistir quem há-de? Mal percebemos e já o primeiro capítulo desse Século XIX se fecha. Passou em brancas nuvens? Em plácido repouso adormeceu ? Sei que os sinais vitais de uma nação se aferem pela Cultura. Olho para toda uma geração de artistas caririenses e me pergunto: Estamos vivos depois da morte de todos os dias? O pulso ainda pulsa? O coração do Cariri bate ou apanha? Comemos a papa ou continuamos como uma papa em estado de coma? Pois bem, lá vai a opinião de um curioso, um sujeito que tem uma convivência tão próxima com a área artística que, tantas vezes, como a lua, rouba um pouco o brilho dos outros e o reflete como se próprio o fora.
Nestes dez anos produzimos como nunca. Lançaram discos : Abidoral ( “ Bárbara”); Salatiel ( “Contemporâneo”); Pachelly (“Com a palavra as músicas”); Cleivan Paiva; Nacacunda; Zabumbeiros do Cariri; Dr Raiz; Júnior Boca( “Calendário”); Di Freitas; Dihelson Mendonça, Zé Newton Figueiredo ( “De Onde eu Olho” e “A Contrapelo”); Os Irmãos Aniceto; Raniério; Flávio Leandro,;Mané D´Jardim; Lifanco; “Leninha”; D. Augusta Esmeraldo; Munir Chaves; “A Família Linard”; “Os Herdeiros do Rei”;Lúcio Ricardo; Célia Dias; João Nicodemos. Isto apenas para citar alguns. Em literatura, por outro lado, também tivemos um volume de publicação inédito e não há condições de citar todos: Roberto Jamacaru , Émerson Monteiro, Olival Honor, Dr. Raimundo Borges, Dr. Napoleão Tavares, Heitor/Telma Brito, Jurandyr Temóteo, Osvaldo Alves, José do Vale Feitosa, Lupeu, Marcos Leonel, Batista de Lima, Francisco Pedro Oliveira,Valdemar Arraes, João Matias, Raimundo Araújo, Hilário Lucetti e Magérbio Lucena, José Gil, Patativa, Pedro Ernesto, Francisco Salatiel, Padre Ágio, Carlos Eduardo Esmeraldo, José Flávio Vieira, Roberto Marques, José Newton Figueiredo e muitos, muitos outros que não cabem nesse espaço, mas não são menos importantes. A literatura caririense ganhou inclusive , ano passado, o maior prêmio literário do país , com seu escritor Ronaldo Correia de Brito e o romance “Galiléia”. Tivemos, ainda a reedição de um clássico do nosso João Brígido ( “Apontamentos para História do Cariri”) , e de Irineu Pinheiro ( “O Cariri”) pela Fundação Waldemar Alcântara, este último. O cinema nos trouxe ainda Rosemberg e Petrus Cariry, Glauco Vieira, Bola, Hermano Penna e Luiz Carlos Salatiel que continuaram um trabalho profícuo e premiado. A onda auspiciosa não foi diferente nas artes plásticas e na fotografia. E ainda , entre nós, abriu-se a importante janela da Internet, com inúmeros blogs que , numa imensa praça virtual, reúne os mais diversas cabeças caririenses.
Não bastasse tudo isso, vimos parcialmente erguido o nosso Teatro Municipal , a construção do Espaço Cultural da REFESA e a inauguração do Centro Cultural Banco do Nordeste. A TV chegou no Cariri e com programação local! As Mostras de Cultura do SESC injetaram alma nova no nosso cenário e começamos a ver um reflorescer das artes cênicas na nossa região, como não se via desde os anos 50. Temos , hoje, dramaturgos promissores, atores muito talentosos e diretores em franca formação e ascensão. Sem falar no retorno dos Festivais da Canção do Cariri ,que mesmo reacendendo uma chama já um pouco arrefecida e em desuso, terminou mexendo e agitando a galera de todas as idades. A Cultura Popular, também, abriu importantes frestas , conseguiu um apoio estatal bem mais sólido, uma reaproximação visível com a Escola, principalmente depois da regência da Dra. Cláudia Leitão. Acredito, também, que os Editais , surgidos nessa década ,democratizaram de alguma forma as verbas historicamente destinadas à Cultura, embora ainda exista um longo caminho a ser trilhado.
Não consigo, assim, ser tão pessimista com a primeira década deste Século XXI. Andamos ! Se não muito, talvez porque nos faltasse muita força nos pés ou não nos foi dado um amparo maior. Faltou a muleta que nos ajuda a dar os primeiros passos, mas que , também, muitas vezes, nos faz esquecer que já temos asas suficientes para dispensá-la.
E o que se esperaria para esta década que se inicia? Todos têm lá suas aspirações , pois aqui vão algumas das minhas. Os municípios terão uma política cultural definida e sustentável , inclusive contemplando toda a região . As Secretarias de Cultura implementarão seus próprios Editais com fito de democratizar o acesso às verbas de forma mais técnica. A Escola e a Universidade fitarão o próprio umbigo e descobrirão a Cultura Universal a partir da regional e não o inverso, como antigamente vinha ocorrendo. Nossas rádios e TV´s tocarão os artistas e compositores caririenses e eles não mais serão denominados de “artistas da terra” como se minhocas fossem. Reeditaremos nossos clássicos, hoje totalmente esgotados : “Efemérides do Cariri”, os incontáveis de J. de Figueiredo, Zuza da Botica, Quixadá Felício, Padre Antonio Gomes. Publicaremos uma Edição Fac-Similar completa do Jornal “O Araripe” e um CD-ROM para consulta. Enfeixaremos nossas fotos antigas em um CD-ROM, com a história fotográfica comentada da cidade. A Coleção completa da Revista Itaytera será disponibilizada na Internet para acesso fácil por quem assim o desejar. O Crato organizará uma Bienal do Livro. Nosso teatro municipal será, finalmente, inaugurado com som, cortina e iluminação e funcionará como Cine/Teatro e não como auditório. O intercâmbio dos artistas nacionais e regionais será de ida e volta. Abaixo o colonialismo rasteiro e institucional! A REFESA e o Cine/Teatro terão um calendário de eventos anual, englobando as mais diversas formas de arte. As Secretárias de Cultura trabalharão com projetos definidos e não com eventos esporádicos e aleatórios. E, mais: disponibilizarão departamentos técnicos para confeccionar projetos, junto com os diversos artistas da região ,com o intuito de os encaminharem para aprovação dos órgãos competentes. O Frevo “Viva Zé Maia” de Abidoral Jamacaru será o hino do Carnaval cratense que volta a ser o mais animado de todo Ceará. Nossa arte , por fim, terá visibilidade dentro da nossa própria terra e , assim, ela inundará o país . Sim, e a partir de hoje todos os sons dos carros endoidarão a platéia pela qualidade da música e não pelo volume. Quer mais um sonho ? Caboclo só vai ter coragem de ler livro de auto-ajuda à noite, na Baixa Rasa, no escuro de breu e de óculos escuros e Neguim só vai ouvir banda de forró , em cima da serra e de headfone, por causa do impacto ambiental! Tá bom ?

Definição... por Socorro Moreira


Gosto das historias bonitas
onde as perdas são superadas
Gosto dos amores que ficam
que se atrevem a entrar em campo
Gosto da compreensão maior
que minimiza o descuido
e a falta de atenção
Gosto dos voos livres
que não deixam rastros
e não retornam ao chão
Gosto do amor reconhecido
que não nega o olhar
e ao beijo corresponde
Gosto da disposição de ficar
num tempo indefinido
Sem pressa de morrer
vivendo devagar .

No ar ... - por Socorro Moreira


Naquela noite
tudo azul,
e o céu dourado

Naquela noite
o vento não balançou meu olhar
Fiquei na mira
num horizonte longínquo
buscando você
tão afastado de mim

Naquela noite esqueci
meu coração em algum lugar
Não brinquei de ser feliz
Esqueci de te aninhar

Já nos despedíramos
tempos atrás ...
Era um dia escuro ,
que pedia chuva
Sem abraços

Suspiros no a.



Atitudes - Emerson Monteiro

Trabalhar propósitos neste início de ano corresponderá ao planejamento do novo período em formas que melhor signifiquem os ideais do bom viver. Saber traçar programas para o exercício da liberdade. Dominar ao máximo os caprichos do destino através dos meios disponíveis. Fixar as metas do sucesso até onde haja as possibilidades, neste chão comum, através dos métodos dados pela humana sabedoria.

Contudo as tais postulações exigem providência inevitável desse procedimento. São as atitudes. Sim, atitudes que representam a seriedade como encarar os individuais planejamentos. Elaborar planos sofisticados, mirabolantes, raiando por vezes pretensões além das forças, enfraquece a energia dos seus autores.

Dizer isso e imaginar que planejar estabelece metas e objetivos; condiciona itens de sinceridade consigo próprio, semelhante a prometer, empenhar a palavra, com relação aos propósitos estabelecidos. E a tradição dos tempos indica o peso das promessas. Promessa é dívida, qual sempre afirma a população. Simboliza palavra empenhada, enquanto palavra equivale à expressão de quem dela faz uso. Dívida tanto pessoal quanto coletiva. Homem sem palavra é ser inexistente que habita fora da realidade.

Isso de encher o tempo de conversa pelo ar passa distante das produções necessárias e dos resultados práticos. Atitude vale a vida dos propósitos. Escutar isto no princípio deste novo calendário acordará os brios internos da gente, conquanto atenda às vontades formuladas (quem sabe?) décadas atrás. Desejos fortes ainda no berço que agora vêm à luz, neste começo de história.

Bom praticar o planejamento qual norma de respeito para com a verdade dos propósitos firmados dentro de si, a busca dos valores importantes da personalidade valiosa.

Que os objetivos traduzidos nas promessas deste novo ano encontrem respaldo nas atitudes, daqui em frente, que virão facilitar os passos de todos. No instante quando acontecem tais realizações positivas, as portas abrirão de jeito natural e obter-se-ão os frutos da Paz nos corações.

Por Zélia Moreira



Pros meus amigos do mundo real, do mundo virtual e até aqueles que eu vivo como encantada ao lado deles, eles do meu.....quem sabe??, UM FELIZ ANO NOVO!!!!

EURECA!

Encontrei o remédio do sono perfeito! Primeira noite do ano dormiu 8 h sem interrupção. Coisa mais revigorante? Desconheço.
Abaixo os rivotril, olcadil, frontal e lexotan da vida, a receita é antes de tudo está bem... (dificil vcs dirão, é também pra mim) o que vem depois é minha grande descoberta... Um quarto com pouca luz, quase sem ruídos externos, sem televisão, uma cama simples, um travesseiro macio, simples também, lençóis de algodão limpinho, se forem bem usados, melhor ainda, o corpinho da minha neta como minha guardiã (eventualmente) e livros/luminária na cabeceira na cama pros momentos de insônia....
Essa foi minha primeira decisão para 2012 postas em prática. Com os filhos crescidos, no mundo, a casa com espaços ociosos, posso me dar a esse luxo, TER UM QUARTO PRA DORMIR! DORMIR...
São tantas outras coisas que pretendo ainda fazer esse ano... Quero tanto poder saboreá-las sem ansiedade, uma coisinha de cada vez....ver meu neto nascer, concluir meu tratamento dentário(o sorriso é fundamental), dar conta dos trabalhos como servidora pública, continuar cada vez mais o meu trabalho de artesã, que eu amo!, Cuidar/respeitar as pessoas que amo “...” “Ter a esperança de óculos, meus filhos (meus) com cuca legal, eu quero plantar e colher com a mão a pimenta e o sal...”
Nesse espaço de compartilhamento de vida, um abraço fraterno em todos vcs que eu amo e fazem parte dos meus dias.

A paz que faz


A paz que faz todo encanto se encantar
E nas nossas vidas embalar
Pois é este o melhor estado que se pode experimentar
E bem sabemos que em todos os instantes de nossa Vida, este nos leva a sentir a total leveza do nosso Ser.
Agora em boa hora vamos todos aprender 
E com este sentimento um novo caminho refazer
Ah! como é boa esta revolução...acalmando nosso coração...
Rosemary Borges Xavier