por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 29 de setembro de 2020

EDUCAR ??? PRA QUÊ ??? - José Nilton Mariano Saraiva

Tempos atrás, na cidade do Crato-CE, o então gestor do município recebeu uma delegação de importantes empresários do setor educacional, proprietários de uma grande e conceituada Universidade no estado do Rio de Janeiro, interessados em implantar na cidade uma determinada faculdade (espécie de extensão da matriz carioca).

Para viabilizar tal mister, o único (e factível) pedido que fizeram foi que o município cedesse o terreno onde seriam edificadas as instalações físicas da dita cuja, que passaria a funcionar tão logo as obras fossem concluídas.

E então, sob o argumento (imbecil) de que a educação não era algo importante (ou não era algo prioritário), Sua Excelência municipal recusou de pronto a oferta e, assim, impediu que o município contasse com aquele importante alavancador desenvolvimentista.

A reflexão é só pra lembrar que no Brasil atual, sob o comando da dupla Bolsonaro/Paulo Guedes, a educação parece também não ter importância ou prioridade nenhuma, tanto que retirarão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE (cujos recursos se destinam à educação básica), uma montanha de dinheiro, para alocarem na formação de um fundo destinado à implantação de um programa eleitoreiro.

Além do que, para complementar tal fundo, verbas destinadas ao pagamento dos “precatórios”, que o governo tem que saldar junto a quem tem direito, serão também desviadas, num atestado eloquente de que os menos desvalidos, que teriam direito de recebê-los, também não são prioridade.

Enquanto isso, na contramão do bom senso e razoabilidade, o banqueiro Paulo Guedes (que é quem manda mesmo no governo do Bozo) resolveu que o Banco do Brasil (sob o seu comando, como Ministro da Economia), cederá por 10,0% (DEZ POR CENTO) do valor de face, toda uma carteira de créditos “teoricamente” podres (ou de difícil recuperação) ao Banco BGT Pactual, de propriedade dos seus antigos sócios (dos 03 BILHÕES de reais do valor de face, os novos proprietários pagarão 300 MILHOES de reais).

E aqui não há como olvidar que foi no governo do “analfabeto” Lula da Silva que foram implantadas dezenas e dezenas de Universidades por esse Brasil afora, numa prova inconteste de que “estadistas” não aparecem todos os dias (há que se ter índole, coisa impossível em um miliciano desqualificado e num economistazinho de quinta categoria).