por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Uma Trela de Criança - por Altina Siebra




Eu sempre adorei as nossas frutas regionais, como a pitomba, o tamarindo, o caju, a mangaba, cajá, cajarana, groselha, etc, etc,. Dentre tantas, o umbu era uma de minha predileção.
No quintal da residência de D. Lourdinha Esmeraldo, grande amiga de mamãe, existia um pé frondoso, cujos frutos eram polpudos e doces. Só que estes eram intocáveis, a não ser que você os comprasse. Ela havia feito doação da venda, para conservação do altar de Santa Terezinha, da qual era fervorosa devota. E criança àquela época, não tinha dinheiro.
Todas as tarde, D. Lourdinha trocava as flores, repunha as velas e toalhas do altar, na Sé Catedral. Neste horário, eu aproveitava para bater um papo com Maria e Cecília, suas secretárias. Conversa vai, conversa vem, qualquer desatenção era pretexto pra correr para debaixo da fruteira e me deliciar com o saboroso fruto.
Quando estava próximo o término da missa das 17:00 horas, encerrava as conversações e voltava, tranquilamente, para casa.


25 de outubro - aniversariava D.Lourdinha Esmeraldo‏- por Altina Siebra


É impressionante como passado tanto tempo, nunca esqueci esta data.
D. Lourdinha foi uma pessoa especial e teve presença marcante na vida de muitos estudantes, amigos e familiares, inclusive, como já constatei, em muitos dos que fazem o Azul Sonhado.
Ela era assídua lá em casa, pela amizade fiel, disponível e desisteressada que mantinha com minha mãe. Ela sempre tinha uma observação a fazer, uma palavra de orientação a dar, no nosso dia a dia. Muitos fatos interessantes vivenciamos por conta desta proximidade.
Hoje, que seria seu aniversário, lembrei-me de um deles, anotados nas minhas lembranças de infância, que lhes conto abaixo.
De onde ela estiver, não vai dar-me um pito, talvez até ria, mas minha mãe nunca soube, senão nem sei qual seria o castigo a receber.
Obrigada, amiga, por tudo que nos transmitiu, desejando que fôssemos pessoas melhores. A bênção, grande mestra.

Na Rádio Azul


Luis Fernando Verissimo



Luis Fernando Verissimo (Porto Alegre, 26 de setembro de 1936) é um escritor brasileiro. Mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Erico Verissimo.

wikipédia

DIA DO DENTISTA-por Norma Hauer


Será que devemos comemorar o Dia do Dentista ?
Na hora daquela "tremenda dor de dente", aliviada pelo Dentista, sim.

E quando aquele "motorzinho" começa a funcionar?
De um modo ou de outro, é sempre para aliviar ...mas enquanto não alivia ...

Há uma musiquinha que diz:

"Eu nasci pelado e só,
Como todo mundo.
Hoje eu uso um paletó
Como todo mundo.
Também tenho dor de dente,
Como todo mundo
E tenho horror de dentista também
Como todo mundo tem."

Posso criticar porque, embora aposentada, sou dentista e sei que aliviei muitas dores durante meu tempo em atividade.
Que os clientes preferiam estar em outras cadeiras, isso é um fato, mas quando saem aliviados...Que sorriso bonito!

Então, parabéns aos dentistas´por seu dia.

Chegando ao final de mais uma reta ou torta, não pela sinuosidade geométrica


O ano de 2011 já está suspirando seus dias finais. Vem aí a temporada de “pessoas” se tornarem mais hipócritas, mais falsas do que já são. Nas empresas as convencionais confraternizações, sorrisinhos pelos cantos da boca, mostrando a tradicional cor amarela. Aqueles abraços onde muitas vezes a intenção verdadeira é querer apertar e sufocar o semelhante. E as lembrancinhas, uns levam as de 1,99 e tentam enganar quem recebe fazendo entender que custou pelo menos 10 vezes este valor. Mas, um ano sendo consumado e não bem consumido, pôs consumo em nosso país é sinônimo de “torrar a grana” com o supérfluo.  E todos na virada do calendário desejam a tão sonhada paz, alguns realmente fazem ela se tornar realidade, buscam harmonia, conforto para a alma delas e deixam as demais mais leves também, pois sem esta busca não se consegue chegar a este tão maravilhoso bem. E já não adianta mais tentar levar ao entendimento de que no dia 25 de dezembro (data convencional), vai se celebrar o nascimento do ser da maior grandeza que veio a este plano para plantar a melhor e mais pura semente (o amor). De vez enquando, porém deveria ser sempre, me faço o questionamento: Somos elos perdidos dentro de nós mesmos, tentando unirmos, ou somos um amontoado de células, que se multiplica apenas para morrer e virar adubo? Até mesmo o mais vil ser tem esta função. O que somos mesmo e para que somos?
Rosemary Borges Xavier

um duende apaixonado

Os teus sonhos são meus
pois todas as noites
sou eu que rego
desde cedinho
teu dia

fico à cabeceira
cantando aos teus ouvidos
entrançando meus dedos
aos teus cachos

e ao teu limiar suspiro
conheço o princípio
da felicidade

pois sou eu quem cuida
desde nosso primeiro encontro
das coisas simples da tua vida -

trocar lâmpadas,
descer a escada com o lixo
e aos sábados comprar pão.

O que seria de mim
sem a tua presença
decerto um louco

um mendigo
um falastrão

mas graças ao meu bom pai e meu deus
tu existes todos os dias de manhã
quando dou mais vida
às tuas plantinhas

até planto outras flores [escondido]
e te faço aquela surpresa
logo que o perfume
chega ao teu nariz.

O que seria da tua varanda
sem o dom das minhas mãos.

Então nunca esqueças
que os teus sonhos
são meus

desde quando teu paizinho e tua mainha
brincavam na primavera e te concebiam.

Não aceito distância.
Não aceito morte.

Jamais aceitarei viver sozinho
e dormir tarde distante do teu corpo.

O teu corpo é meu
e tu sabes que sou capaz
de enfrentar todos os brutamontes
do ufc e todas as gangues de skinhead.

O que seria de mim sem as tuas unhas e o teu esmalte
certamente um eremita de olhos vermelhos e distraído.

Então já sabes,
não fujas dos meus versos
pois cada sílada que acorda

gosta e adora
quando estás por perto
rindo ou caladinha

mas bem perto
onde possam meus cílios
tocar tua alma e fazer cócegas.

Não aceito outro encanto.
Não aceito outra vida.

Se um dia partires
parto em seguida
meu coração
em mil
tiras.

Junto tudo na mesa
e deixo para que vejam.

Para que vejam
como brilha
meu amor

ou minha
loucura.

ANIVERSÁRIO DE MARIA LIDUINA CORREIA LEITE


Parabéns para educadora e mulher de fibra, minha tia-amiga Liduina Leite  pelos seus oitenta e três anos de vida! Maria Liduina Correia Leite nasceu em Jucás-CE e hoje mora em Fortaleza vivendo a plenitude merecidamente. Uma menina aos 83 anos!!!

QUADRINHAS PARA LIDUINA

Liduina é mais que tia
Jamais nos deixa a sós
Nunca teve uma cria
Mas é mãe de todos nós!

Sua asa é um leque grande
Que abarca muita gente
E o seu coração se espande
Quando o filho vai pra frente!

É filha de Zé Facundo
E de Dona Ormecinda
Já viajou por meio mundo
E sabe que a vida é linda!

Ulisses Germano
 
A Banda Municipal de Jucás e familiares
 

Marcelo Rondemarck


Marcelo Rondemarck





Contrabaixista,compositor,arranjador,Marcelo Randemarck é um músicista completo, e da melhor qualidade.Seu disco,em parceria com o letrista Silvio Barreira, intitulado (Denso e Banal) é simplesmente lindo!
Acabei de ouví-lo, acabei por amá-lo!
A boa nova é este moço já está bombando, na nossa região.
Morando no Crato há pouco mais de dois meses está tocando com feras da nossa cidade, como Imbertson e Demontier. Tomara que tenhamos por muito tempo, oportunidade de ouví-los !
A surpresa maior foi encontrar na ficha técnica do CD (Denso e Banal) excelências como o saudoso Edson Távora,a voz privilegiada de Virgínia Oliveira,Ana Canário, o violão inconfundível e tão  conhecido de Melquíades Ferrazz, entre outros destaques.
Grande arranjador e composit6or, o Marcelo!
Gostei da  parceria poética//musical com o Sylvio Barreira..
Parabéns!


Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes - José do Vale Pinheiro Feitosa

Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, aniversariando hoje, não merece mais do que ninguém. Não merece adjetivações majestosas, loas de cítara e nem cantos heróicos de alguma harpa grega. Joaquim não merece mais do que ninguém.

Joaquim merece uma integridade humana. A integridade que não se verga ao alpinismo que acompanha as caudas do majestoso poder. A integridade de uma só face e das palavras ditas ontem e repetidas hoje. Joaquim merece não apenas a integridade moral e ética, mas a integridade física apesar do tempo que costuma modificar o incorruptível.

Quando me dei conta que havia este Joaquim no mundo, éramos muito pequenos e ele um ano menos. Éramos ambos os meninos no rural, ele mais nas franjas do urbano até virar integralmente um ser das ruas e das praças.

Depois, por uns quatro ou cinco anos foi andar em ruas nas quais eu não passava. Foi vivenciar o litoral enquanto eu me embrenhava mais ainda nos sertões. Eu fui me enchendo de mais rural e ele de mais urbanidade.

Havia eu chegado a um ponto de transição. A opção do que assumir na vida entre o rural e o urbano (diga-se eras históricas). O porte rural já contaminado pelo cinema e pelas paixões por alguma galeguinha da cidade deixava-me mais ainda inseguro.

Foi aí que Joaquim chegou-se ao seu passado e lá me encontrou na perigosa posição entre ser e não ser naquele mundo dos anos 60 entre as Reformas de Base e a Ditadura Conservadora. Eu pouco lia além de algumas revistas e era viciado em quadrinhos. Gostava de me expandir pelos cantos da zona rural.

Joaquim chegou, emprestou-me alguns livros e despertou meu gosto para um programa de rádio que pouco ouvia. E ouvia pouco por dois motivos: costumava dormir cedo e o programa era do tipo hora da saudade, com músicas dos anos 20 a 50.

E chegou num momento que não posso atribuir difícil apenas para mim, foi também para ele: perdi minha mãe e ele uma tia que gostava muito. Aí viramos efetivamente adolescentes. Fomos ousados, com jornais e teatro. Com festas, com bate papos e com política.

O divisor de águas se formou com as capitais nordestinas, eu para Fortaleza e ele em Recife e depois Brasília. Eu no Rio de Janeiro e ele veio para um curso de mestrado na Fundação Getúlio Vargas. Este foi o nosso último convívio mais à mão.

Hoje temos contatos mais raros e até agora acabei de perder o e-mail dele. O que eu tinha parece que já não vale mais, tem retornado. Mas nada supera este aniversário para eu dizer tudo isso.

Parabéns Quincas, com a força da Tereza, do Raul, Ruy, Sofia e Laura.

O "golpe do calendário" - José Nilton Mariano Saraiva

Não se trata de nenhuma descoberta da pólvora: pra que haja desenvolvimento, em qualquer cidade que se preze (ou numa comunidade minimamente organizada), a geração de emprego e renda é uma premissa básica, obrigatória; assim, se o seu gestor maior (prefeito, líder ou coisa que o valha) não conseguir atrair investidores particulares em potencial (através da oferta de certas facilidades – doação de um terreno, por exemplo - ou isenções tributário-fiscais para que se instalem no município), ou até mesmo cair na besteira de entrar em conflito com o governo do Estado, a tendência é que se processe um esvaziamento progressivo daquela localidade. Verdade ou mentira ??? Certo ou errado ???
E aí, o próprio poder municipal tende a, obrigatoriamente, funcionar como uma espécie de imenso guarda-chuva gerador de emprego e renda, através das suas diversas secretarias (cada uma com uma atividade específica, evidentemente), a fim de que o cidadão (munícipe/empregado) tenha condição de pelo menos fazer a “roda girar” (ou seja, “consumir”, a fim de que a economia não entre em colapso). Verdade ou mentira ?? Certo ou errado ???
Pois bem, meses atrás, exatamente nessa época do ano (vésperas do Natal/Ano Novo), sob a alegativa da premente necessidade de enxugar a máquina (ou podar seus custos), a prefeitura da cidade do Crato resolveu presentear quase trezentas (300) pessoas com um mimo inusitado: o “bilhete azul” ou demissão sumária, sem choro nem vela (assim, pais de família de repente ficaram sem condição de sequer comprar o presente de Natal da garotada, além do comprometimento do próprio ganha pão diário). Verdade ou mentira ??? Certo ou errado ???
Estranhamente, hoje, embora não se tenha notícia de que a prefeitura do Crato haja conseguido agregar novas fontes de renda (além das tradicionais dotações orçamentárias), a administração municipal do Crato anuncia a abertura de um concurso para preencher, coincidentemente, cerca de 300 vagas nos quadros da prefeitura.
Agora, observemos um “pequeno-grande detalhe” (mas de suma importância) em tudo isso: as inscrições para o tal concurso serão realizadas já nesse final de ano (nov-dez/2011); como, de praxe, as provas deverão se realizar três meses após as inscrições (aí pelo mês de março/2012); a terceira etapa, da divulgação do resultado, normalmente se dará entre 60/90 dias depois (final de junho/2012, aproximadamente); e então, a prefeitura estará apta a convocar os aprovados a tomarem posse (a partir de julho/2012).
E aí é que pinta no pedaço o tal do “golpe do calendário”: todo mundo tá careca de saber que em outubro/2012 se realizará a eleição pra escolha do sucessor do atual mandatário (após uma sofrível administração), que quebrará lanças pra eleger o respectivo afilhado. Convocando (ou dando emprego) às vésperas da eleição, a 300 pessoas, teoricamente o ungido se beneficiará de tal handicap (obterá mais votos), mesmo que ele mesmo não saiba como ou o que fazer pra arcar com os imensos custos futuros (e se o vencedor for um oposicionista, que se vire pra desativar essa autêntica “bomba-relógio”).
Como se vê, a desfaçatez e irresponsabilidade imperam na arena política: lá atrás, a prefeitura do Crato mandou para o olho da rua cerca de 300 pessoas e, agora, às vésperas de uma eleição, e na tentativa de se beneficiar eleitoralmente, abre concurso pra preencher exatamente as tais 300 vagas (mesmo que suas receitas não tenham tido nenhum acréscimo), desde que consiga que os desavisados sufraguem seu candidato. Quando o povo irá acordar ???

CUBA: a mosca na sopa do IMPÉRIO - José do Vale Pinheiro Feitosa

No século XX a “famosa democracia” americana, essencialmente de brancos europeus, evoluiu para o mais franco imperialismo. A famosa conquista do Oeste que se tornou a essência da alma americana, como bem disse o diretor de cinema John Ford, já era a conquista imperial de um território alheio. Não adianta os olhos rútilos de amor pelo expansionismo americano: está lá, em toda a costa da Califórnia, a presença secular das Missões Jesuíticas espanholas. Durante duzentos anos os espanhóis e depois os mexicanos criaram estruturas por lá. Não era um território abandonado, depois foi invadido pelos “pioneiros”.

O México, a América Central e a América do Sul se tornaram espécies de terreiros das instituições americanas, com estratégias de faxina prévia tipo a Fundação Rockfeller, depois os marines e boinas verdes, para consolidar as empresas americanas com governos dóceis aos desejos comerciais estrangeiros. John Gerassi ainda nos anos 60 traçou um perfil inquestionável do que chamou “A Invasão da América Latina.”

Os americanos estão comprovadamente por trás de todos os golpes efetuados na América Latina, inclusive a queda de João Goulart quando aproximaram navios da costa brasileira para dividir o país em vários territórios de domínio do império (haviam feito com a Coréia e o Vietnã). Recém falecido, o ex-ministro da saúde Wilson Fadul contava da arrogância do embaixador Lincoln Gordon com as autoridades brasileiras. Dr. Fadul descobriu uma enorme e ilegal remessa de lucros através de sobrefaturamento de medicamentos importados pelas filiais americanas da indústria farmacêutica. O ministro determinou a execução da prática de preços internacionais, por vezes dez a vinte vezes menos e o embaixador americano veio para cima dele querendo proteger a prática deletéria para o povo brasileiro. O Ministro não o recebeu, mas o embaixador esteve à frente do golpe contra Jango.

Os EUA treinaram torturadores, treinaram militares brasileiros e desviaram o Brasil de seu destino por mais de 30 anos apenas para exercer o controle sob o guarda chuvas da Guerra Fria. Cuba, uma ilha muito próxima da Flórida, com forte sangue Espanhol, especialmente galego, desde o final do século XIX que tinha um povo nacional que naturalmente brigou sob a liderança do poeta José Martí. O famoso Theodore Roosevelt, ainda hoje objeto de propaganda de culto à personalidade através de inúmeros filmes, voltados para a juventude, invadiu a Ilha e jogou-a sob o capricho do império em franca evolução.

Um império mercantil e industrial, do estilo capitalista, funciona com armas e domínio da produção e comercialização da mesma. E foi isso que ocorreu com Cuba. Viveu uma longa história na primeira metade do século XX sob o tacão da violência e golpes de estados financiados por empresas produtoras de frutas e da cana de açúcar e pasmem sob o controle da máfia americana.

O jornalista T.J. English acaba de publicar um livro, traduzido para o Brasil chamado “Noturno de Havana”. O assunto foi tratado em vários filmes, inclusive na trilogia do “Poderoso Chefão”. Trata-se da máfia americana sob a liderança de Lucky Luciano e Meyer Lansky querendo transformar Cuba numa Monte Carlo do jogo e da prostituição. Logo depois a ilha se tornou uma espécie de porta aviões fixo para o nascente comércio de drogas como a cocaína. Eles queriam tomar um país e subjugar um povo para os caprichos da indústria de entretenimento, bem ao largo do enorme império ávido por bacanais.

É preciso entender que o asco dos moralistas com este tipo de atividade não resolve a grande contradição que vaga em suas almas, tontas da ideologia da guerra fria. O cinema dos musicais, inclusive a nossa Carmem Miranda, o mundo da música como Frank Sinatra e da política como John Kennedy era comensais, protegidos e financiados pela máfia que pretendia dominar Cuba. Mas quando existe um povo, a história nem sempre atende aos interesses do poder dominador e o poder dominador cai. Mas isso é uma nova história para outro texto que pretendo escrever em breve.

Seminário pretende integrar novos membros no Coletivo Camaradas





O Coletivo Camaradas realizará neste sábado, dia 29, a partir das 8h00, na sala de vídeo da Universidade Regional do Cariri – URCA, o Seminário “Entendendo o Coletivo Camaradas”. O evento pretende abordar a trajetória do grupo que tem uma atuação tanto na região do cariri, como nacionalmente e a sua concepção de arte.






O Seminário visa integrar novos membros ao grupo. O Coletivo Camaradas foi criado em 2007 e é composto por artistas, professores, produtores culturais, pesquisadores e estudantes. O grupo desenvolve um trabalho que mistura arte, estética, educação, cultura e política.


As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do Seminário. O evento dos “Camaradas” é aberto à participação do público que queira ingressar no Coletivo.

Serviço:
Seminário “Entendendo o Coletivo Camaradas
Dia 29 de outubro de 2011
Horário 8h00 às 17h00
Local: Sala de Vídeo da URCA
Informações: 88260008

Foto de Nívia Uchôa


Para Joaquim Pinheiro


Hoje a festa é tua!



Feliz aniversário, Joaquim!
É grande o nosso carinho!
Receba o nosso abrço !

O verdadeiro verso - Por: Rosa Guerrera




ONDE O VERDADEIRO VERSO DO POETA ?
SERIA AQUELE QUE FALA DE AMOR ARDENTE,
DE SOFREGUIDÃO DE CORPOS ENLAÇADOS,
OU O QUE FALA DE SAUDADE PERSISTENTE?
ESTARIA ELE NUM SONHO NÃO VIVIDO,
NUM BEIJO NÃO DADO ,NUM DESEJO MORTO?
ONDE O VERDADEIRO VERSO DO POETA?
NA PALAVRA NÃO ESCRITA ?
NA VOZ DO SILÊNCIO,
NUM CAIS SEM ANCORADOURO,
OU NO RUÍDO DE UMA LÁGRIMA ?
O VERDADEIRO VERSO DO POETA
NADA MAIS É QUE O AVESSO DE
UMA ALMA QUE SOFRE,
NO CORREDOR ESTREITO DAS LEMBRANÇAS
E NA ANGUSTIA DA SOLIDÃO ...

PORQUE APENAS O POETA SABE ENTENDER
QUE EFÊMERO É O MOMENTO,
RÁPIDA DEMAIS A FELICIDADE,
CLANDESTINO O TEMPO ,

E AMARGO , MUITO AMARGO O MÊDO
DE SABER QUE UM DIA NÃO PODERÁ CANTAR
MAIS PARA O MUNDO
O GRANDE AMOR QUE LHE
EMOLDURA O CORAÇÃO !!!

Rosa Guerrera



Só no Crato
( Célia Dias e Xico Sá)
.
Só no Crato só
Esse teu jeito discreto
esse olhar de rapto quando estou por perto
Só no Crato só
e esse cheiro de mato
pelas frestas do quarto
nos trazendo a manhã, a manhã
Só no Crato só
o choro se fez bolero
de um drama barato virou amor sincero
Só no Crato só
um dia "inda te acho, viu"?
botei anúncio no rádio
sem pensar no amanhã, no amanhã, amanhã.
Só no Crato só
esse teu jeito discreto
quando estou por perto
nos trazendo a manhã , a manhã, a manhã
Só no Crato só
e esse cheiro de mato
e esse olhar de rapto
nos trazendo a manhã, amanhã
Só no Crato só
esse cheiro de mato
pelas frestas do quarto
nos trazendo a manhã, a manhã

Noite Chuvosa - Por Socorro Moreira




Noite de chuva. Crato suando, e respingando nas folhas do caju. Bendito fruto, bendita chuva. As mangueiras também agradecem. Receberam seiva, copularam a terra.
Saímos por aí, atrás de uma sopinha quente com torradas. A de casa é destemperada em certas horas, onde os ares vencem a disputa. Tudo em riba. Tudo na pauta das concretizações , prontos para os imprevistos sejam abacaxis ou sapotis.
Pensei nas chuvas de verão. A canção de Fernando Lobo anuncia um desfecho feliz.
Prospecta o novo amor, e fecha com chave de ouro um amor do passado; "podemos ser amigos, simplesmente..."
Que nada !
As coisas do amor ...Quão difíceis tornarem-se eternas ardências.. Mas o amor é um mar e um céu aberto, serenados pelo azul turquesa. A melhor parte da nossa alegria é descobrir o amor pulando no nosso coração, e suavizando os nódulos mal concebidos.
Proclamar o amor é deixá-lo livre dentre de nós. Como planta regada , protegida nas raiizes, enfeitando a nossa casa.
Tem cheiro bom nesta noite molhada.. Tem lua cheia brilhante , gorda de poesia, e oferecendo -nos uma das suas fatias.
Um raio, basta !
Ele chega em teu olhar, passeia no teu pensamento, e volta num recado.
Esse correio anonimado é a experiência mais nova dessa nossa velha vida.

Sinto um tilintar de alegria. Cansou-me a desesperança.Ela também ficou enjoada de mim. Vai parir outros sonhos... Sua feminilidade permite !

A poesia de Lupeu lacerda !

O coração é um móvel estranho que
não cabe na sala
Que se esconde
no peito
Que não posso pegar
na minha mão
Nem polir com uma
flanela amarela
Mas é ele quem dita meu
poema
E que manda minha mão
escrever
Minha derradeira carta
De amor