por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


 

 

 

Receita: Bolo festivo

3 ovos
1 xícara de chá de açúcar mascavo
60g de manteiga sem sal derretida
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (sopa) de raspas de laranja
1 pitada de sal
100g de passas pretas
100g de passas brancas
200g de frutas cristalizadas
100g de damasco
100g de ameixa pretas sem caroço
100g de castanhas trituradas
100g de nozes
Uma xícara e meia de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
Meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
Meia xícara de água
Frutas secas, nozes e castanhas para enfeitar
1- Na batedeira, bata os ovos, o açúcar e a manteiga durante 5 minutos.
2- Desligue a batedeira e misture as raspas de laranja, a canela e o sal. Reserve.
3- Em uma tigela, coloque as passas brancas e pretas, as frutas cristalizadas, o damasco e a ameixa previamente picados, as castanhas trituradas e as nozes quebradas. Acrescente a farinha de trigo e misture tudo, o fermento e o bicarbonato de sódio e misture bem. É importante que tudo esteja bem misturado para que as frutas não fiquem no fundo da forma.
4- Adicione a mistura da batedeira às frutas com a farinha. Misture bem até ficar uma massa homogênea.
5- Coloque a massa em uma forma com cone no meio previamente untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido (180°) durante 50 minutos, em média.
6- Quando o bolo estiver morno, desenforme-o. Para enfeitar, faça um glacê misturando, aos poucos, a água e o açúcar de confeiteiro. Vá colocando a água em colheradas, até que fique em ponto de glacê. Cubra o bolo e, por cima, coloque frutas secas, nozes e castanhas. Está pronto! O bolo festivo é também uma ótima sugestão de presente.


Anonymus Gourmet

Padim Pedro - José do Vale Pinheiro Feitosa


Padim Pedro foi um vulcão com comportamento de cachoeira. Tinha uma força permanente de expressão telúrica e por ser permanente não era apenas um vulcão. Ainda na mocidade, nas quebradas de Cariutaba, fez seu próprio carrossel para ganhar dinheiro nas feiras e quermesses. Como todos tinha a ambição do plantio e da criação, mas na realidade tinha mesmo era espírito de gato de botas. Seu momento estático era romper léguas de distância a vender coisas. Pegar nas vizinhanças equatoriais e vender até aos trópicos.

Quando enviuvou, deixou meia dúzia de filhos no Ceará e mudou-se para o Rio de Janeiro no início dos anos 30 onde se casou pela segunda vez aumentando a densidade demográfica em mais oito vidas. Comprando ouro no Juazeiro e vendendo desde a calha do Amazonas até o Rio de Janeiro, Padim Pedro, se não fosse a injustiça nacional, já teria a patente de Almirante por tantas vezes que atravessou a costa brasileira.

Para compreender a personalidade de Padim Pedro além daquela corrida magmática, lembro dos sustos que nos deu. De repente lá chegava ele na porta de casa falando alto, contando coisas, pedindo água para matar a sede e abrindo mala para tirar os chinelos do repouso na cadeira espreguiçadeira. O mundo se desdobrava: Padim Pedro era avô de todos nós e já tinha mais de dúzia de bisnetos.

Sim é sobre os sustos que nos dava. De repente ele soltava um gemido de abalar a foice da morte e todo mundo vinha socorrê-lo com a fatalidade na ponta da pergunta sobre que mal lhe passava. E Padim Pedro respondia: nada! É que eu acho bom demais gemer. A paz reinava e se preparava a refeição antes do descanso do viajante.

Lembro como se estivesse acontecendo aqui na minha frente. Padim Pedro estava no céu do sabor, nas vizinhanças de sua alma cearense comendo a mais legítima culinária da terra. Satisfação maior só pode existir no outro mundo. Padim Pedro, sem cerimônia, enchia o gafo, levava à boca e logo estava com ele pegando mais outra porção. Eu só me lembrava dos trabalhadores enchendo um caminhão de areia no eito de sucessivas pás de material.

Tudo as mil maravilhas e para satisfazer mais ainda o meu querido avô Padim Pedro resolvi lhe ofertar a mais alvissareira das novidades. Padim Pedro na abordagem inicial queria mesmo era misturar sabor com boa conversa, de modo que o gafo não parou de viajar enquanto a mastigação triturava rápido e a faca cortava a carne na velocidade de uma máquina. Apenas o olhar de banda me dava certeza de ouvir as novidades.

O senhor vai ficar mais alegre ainda. Nasceu seu tetraneto!

Menino que susto mais veloz nunca tive. Padim Pedro largou o gafo e a faca sobre a mesa e desceu com os dois braços estrondando a mesa com tanta força que o prato dançou com comida e tudo e os talhares suspenderam-se no ar para retornar ao repouso da mesa fazendo uma cruz.  

Homem não me diga uma coisa dessas! – a voz de Padim Pedro era como um trovão de estalo.

E o que foi Padim Pedro?

Ô meu Deus do céu porque eu fui fazer um acordo desses? Agora danou-se tudo! Tô acabado! Mas que negócio mais mal feito eu fui fazer. – E repetia as lamúrias do acordo desvantajoso que fizera. Eu nem podia ligar uma coisa com a outra e perguntei que negócio fora esse.

O acordo que eu fiz com os santos que eu só morria quando nascesse o tetraneto. E ele nasceu. Eu agora vou morrer. Que acordo mais besta foi esse e eu não posso desmanchar.

E menos de 48 horas após lá saiu Padim Pedro passando pela casa de cada filho. Rodou vários cantos desse Ceará, foi encontrar mais outro que morava em Belém do Pará. Catou cada descendente que há nesse mundo para se despedir. Inclusive os outros filhos que moravam no Rio.

Quinze dias depois do retorno ao Rio, Padim Pedro tomava pouso na casa de Tio Gustavo, filho dele, e assim como os acordes finais de uma melodia fechou os olhos numa poltrona na qual descansava após o almoço. E desse modo aquela continuidade telúrica não mais manteve a erupção.