por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 28 de março de 2012

Frases marcantes de Millôr Fernandes- Colaboração de Zélia Moreira




"Fiquem tranquilos os poderosos que têm medo de nós: nenhum humorista atira pra matar.”

“O cadáver é que é o produto final. Nós somos apenas a matéria prima.”

“O homem é o único animal que ri. E é rindo que ele mostra o animal que é.”

“Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados.”

“Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos muito bem.”

“O otimista não sabe o que o espera.”

“Eu também não sou um homem livre. Mas muito poucos estiveram tão perto.”

“Nunca ninguém perdeu dinheiro apostando na desonestidade.”

“Brasil, condenado à esperança.”

“Brasil; um filme pornô com trilha de Bossa Nova.”

“Todo homem nasce original e morre plágio.”

“O dedo do destino não deixa impressão digital.”

“Sabemos que VOCÊ, aí de cima, não tem mais como evitar o nascimento e a morte. Mas não pode, pelo menos, melhorar um pouco o intervalo?”


" Quando os eruditos descobriram a língua, ela já estava completamente pronta pelo povo. Os eruditos tiveram apenas que proibir o povo de falar errado".

"A infância não, a infância dura pouco. A juventude não, a juventude é passageira. A velhice sim. Quando um cara fica velho é pro resto da vida. E cada dia fica mais velho."

"Não devemos odiar com fins lucrativos. O ódio perde a sua pureza".

"Um Homem só é completo quando tem família; mulher e filhos. Desculpe: completo ou acabado?"

"Deus é realmente um ser superior. Não há nada nem parecido no Governo Federal".

"Prudência: E devemos sempre deixar bem claro que nenhum de nós, brasileiros, é contra o roubo. Somos apenas contra ser roubados".

"Feliz é o que você percebe que era, muito tempo depois".

"Aprenda de uma vez: Se você acordou de manhã é evidente que não morreu durante a noite. A felicidade começa com a constatação do óbvio".

"Nem só comer e coçar é questão de começar. Viver também".

"Os ateus têm um Deus em que nem eles acreditam".

"O melhor do sexo antes do casamento é que depois você não precisa se casar".

"Tudo na vida tem uma utilidade - se não fosse o mau cheiro quem inventaria o perfume?"

"Voto de pobreza, obviamente só pode ser feito por rico".


"Repito um velho conselho, cada vez mais válido, sobretudo pro Congresso: Quando alguém gritar “- Pega ladrão”, finge que não é com você"

As Trombadas da Semana - José do Vale Pinheiro Feitosa

O papa Bento XVI termina sua visita a Cuba reunindo-se com o octogenário Fidel Castro. Para desespero das hienas raivosas que se refestelam por causa do leão americano (as hienas comem os restos da caça leonina) houve o encontro dos velhinhos. Aliás, o Papa não derrubou o regime, até ajudou a paz interna do país e o seu processo de restruturação. Como todo processo, um dia os dogmas serão superados, os modelos modificados e novas formas de ser cubano surgirão. A ideia da geração de Fidel tem algo assemelhado ao espírito de José Marti: Cuba pra os cubanos. Se isso se mantiver no futuro a revolução terá sido vitoriosa. Isso é o mínimo, mas ter sobrevivido como um regime comunista, contra todas as formas distintas e adversárias, isso é um achado digno de atenção.

Vimos a resposta de Medvedev a Mitt Romney que disputa as primárias do partido republicano. Mitt classificou a Rússia como inimigo geopolítico número 1 dos EUA. A resposta de Medvedev teve o efeito de uma trombada sobre o ranço da direita americana (que, aliás, é internacional, até por aqui os argumentos são iguais) fazendo-lhes duas recomendações: "Primeira, quando declarar sua posição, é preciso usar a cabeça, usar a razão, sem prejudicar um candidato a presidente; além disso, olhem o relógio: estamos em 2012, não em meados da década de 1970." Mais ainda: "Com relação aos clichês ideológicos, toda vez que este ou aquele lado usa frases como 'inimigo número 1' isso sempre me alarma, isso cheira a Hollywood e a certas épocas (da Guerra Fria)".

Há muitas coisas erradas na reportagem da Globo sobre os corruptos do hospital da UFRJ. Na base e na conclusão da matéria. Mario Augusto Jakobiskink chamou a atenção para a primeira: um repórter a serviço de agentes privados não pode se passar por um agente público. Isso seria uma ação da polícia federal. Se aceitarmos a afronta legal a prática pode ser exercida por qualquer um e todos veriam os interesses privados conduzindo os interesses públicos. A conclusão básica é que o público é corrupto, que não é preciso mais dinheiro para o SUS e o melhor são planos de saúde. Este povo ainda vive a fantasia de um Brasil para poucos sem pensar na guerra civil de todos os dias.

A história do Senador Demóstenes Torres é bíblica. E quando leio a raiva moralista do velho udenismo sinto uma pena tremenda da fé cristã. O ranço moralista parece ter Cristo em bandeiras de pano bem à mostra enquanto mataram a ideia em seus corações. Cristo acusava duas coisas principais: o poder de Roma na pessoa de César e o poder corrupto do judaísmo nas pessoas dos escribas e fariseus. Por isso quando imaginam Cristo como um símbolo etéreo estes enganadores negam o quanto ele foi a matéria da história de seu tempo e com uma viagem política profundamente enraizada numa espiritualidade cheia das marcas deste tempo.

Não é figura de linguagem. É a agonia de um ser humano diante da humilhação pública e vergonhosa do Procurador Geral da República Roberto Gurgel em relação ao caso Demóstenes Torres. Desde 2009 ele tem a denúncia e não moveu um milímetro do assunto. Depois que o Jornal Nacional “deu-lhe a palavra”, ele saiu com o “rabo entre as pernas” feito um cão enxotado a fazer o que não tinha feito até então. Sinceramente eu gostaria de pertencer a uma espécie de ser vivo mais digna de estar no mundo.

ADEMILDE FONSECA - Por Norma Hauer


MAIS UMA QUE PARTIU

A RAINHA DO CHORINHO

Ela nasceu e partiu num mês de março.

Ademilde Fonseca nasceu no dia 4 de março de 1921, no interior do Rio Grande do Norte; quando tinha 4 anos sua família mudou-se para Natal, onde residiu, casou-se e veio para o Rio de Janeiro em 1941. Já no ano seguinte (1942) se apresentou no programa Papel Carbono, de Renato Murce.

No mesmo ano, acompanhada pelo regional de Benedito Lacerda interpretou, durante uma festa, o choro "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, com letra de Eurico Barreiros.

Até então, choros, de um modo geral, não tinham letras; eram apenas musicados.

Benedito gostou tanto de sua interpretação que tomou a iniciativa de levá-la aos estúdios da gravadora Columbia, na época dirigida pelo compositor João de Barro (Braguinha).

Em agosto desse mesmo ano gravou seu primeiro disco, um 78 rotações tendo na face A o chorinho “Tico-Tico no Fubá” e na B o samba “Voltei p’ro Morro”, de Vicente Paiva, antes gravado por Carmen Miranda.

Gravou também, o samba “Racionamento”, de Humberto Teixeira e Caio Lemos. Esse samba se relacionava com o racionamento de gasolina, açúcar, carne.. que o país viveu no tempo da guerra.

A partir daí, passou a ser conhecida como a “Rainha do Chorinho” . O mais interessante é que ela cantava muito rápido , fato que outras tentaram imitar, mas não conseguiram. Era incrível como tinha facilidade de cantar rapidamente, sem errar ou perder qualquer palavra.



Em 1943 foi contratada pela Rádio Tupi, atuando com o conjunto de Rogério Guimarães.

Em 1945 gravou seu maior sucesso : “O Que Vier eu Traço”, de Oswaldo Medeiros e Zé Maria. E, em ritmo de choro, a tradicional polca (ainda dos anos 10) “Rato”, de Claudio da Costa e Casimiro Rocha.

Em 1950, depois de ficar algum tempo sem gravar, gravou “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo e “Teco-Teco”, de Milton Vilela e Pereira da Costa. Ambos fizeram grande sucesso..

Em 1952, acompanhada da orquestra Tabajara fez uma temporada na França, participando, em Paris, de um espetáculo produzido por Assis Chateaubriand.

A partir de 1954 passou a fazer parte do elenco da Rádio Nacional, que era o sonho de todos os artistas da época.

Em1958 gravou um LP de nome “A La Miranda”, com músicas do repertório de Carmen, da autoria de Assis Valente, como “Uva de Caminhão”; “Recenseamento”... e em 1959, regravou “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso.

Continuou sua carreira, até que em 1961 excursionou pela Espanha e Portugal. MPB

MAR

Em 1997 ela, com as colegas Carmélia Alves, Ellen de Lima, Nora Ney, Rosita Gonzáles e Violeta Cavalcanti, criaram um conjunto a que deram o nome de “As Éter nas Cantoras do Rádio”.

Esse conjunto participou de teatros e rádio e começou a se desfazer com as saídas de Nora Ney e Rosita Gonzáles

Depois disso, passaram a cantar separadamente. Exceção de Violeta Cavalcanti que se encontra adoentada.

Em 2010 apresentou-se no Clube Militar em um espetáculo idealizado pelo cantor Jorge Goulart.

Todos os anos cantava músicas tradicionais do carnaval, em um tablado montado em frente à Câmara dos Vereadores , na Cinelândia, que de Cinelândia não tem mais nada.

Em 2011, após completar 90 anos na véspera do carnaval, tornou a se apresentar naquele tablado .

Em junho de 2011 junho compareceu e foi ovacionada na mesma Câmara dos Vereadores, quando o radialista Osmar Frazão foi condecorado com a Medalha Pedro Ernesto por seus serviços prestados à Rádio Nacional.

Neste mês de março, no dia 5, completou 91 anos e antes, no dia 1°, em uma festa em homenagem ao aniversário da cidade do Rio de Janeiro apresentou-se na Igrja dos Capuchinhos.

Foi sua última apresentação em público

Ontem à noite, em sua residência, uma morte repentina a levou, quando ainda aparentava estar bem.

E assim, mais um grande vulto de nossa música popular partiu para a viagem sem volta, mas foi-se encontrar com inúmeros artistas que partiram antes dela.


Norma

ASELINO MOREIRA - Adelino Moreira -Por Norma Hauer


Foi no dia 28 de março de 1918 que nasceu , em Portugal, Adelino Moreira de Castro ou simplesmente ADELINO MOREIRA, compositor que se entrosou bem com nossa música, sendo autor de vários sucessos, principalmente na voz de Nelson Gonçalves.
Com apenas 1 ano, veio com sua família para o Brasil, indo residir no bairro de Campo Grande, aqui no Rio, onde viveu toda sua vida.

Em 1948, voltou a Portugal, onde gravou músicas brasileiras.

Regrtesssou ao Brasil no início dos anos 50, período em que passou a compor mais canções.

Como já dissemos acima, grande parte de sua obra foi gravada por Nelson Gonçalves, para quem compunha desde 1952, .

"Última Seresta" foi sua primeira canção gravada. E a mais famosa, “A Volta do Boêmio”, é uma resposta àquela.

Nem só de Nelson Gonçalves viveu ADELINO MOREIRA,

Foi ele quem “descobriu” a cantora Núbia Lafayete, em 1959, a quem deu dois sambas:”Devolvi” e “Solidão”.

“Devolvi” foi o maior sucesso da cantora

“ Outro cantor foi lançado por Adelino Moreira: Carlos Nobre, em 1964. Este teve, em “Negue” seu primeiro grande sucesso, embora não fosse o primeiro a gravá-lo. Quem o fez foi Carlos Augusto.

Nessa época havia rompido com Nelson Gonçalves e quem lucrou foi Carlos Nobre.

Somente em 1975 voltou a gravar com Nelson Gonçalves.

Em 1971, Teixeirinha (outro aniversariante de março) grava em seu LP: "Num Fora de Série" a música: "A Volta do Boêmio".

Em 1972, Teixeirinha grava a música: "Perdoar é Divino"; sendo esta canção da trilha sonora de dois filmes estrelados pelo cantor: "Ela Tornou-se Freira" e "Teixeirinha a 7 Provas".

Suas músicas mais regravadas são "Negue" (composta em dupla com Enzo de Almeida) e "a



A VOLTA DO BOÊMIO



Boemia, aqui me tens de regresso
E suplicante te peço a minha nova inscrição.
Voltei pra rever os amigos que um dia
Eu deixei a chorar de alegria; me acompanha o meu violão.
Boemia, sabendo que andei distante,
Sei que essa gente falante vai agora ironizar:
"Ele voltou! O boêmio voltou novamente.
Partiu daqui tão contente.

Por que razão quer voltar?"


Acontece que a mulher que floriu meu caminho
De ternura, meiguice e carinho, sendo a vida do meu coração,
Compreendeu e abraçou-me dizendo a sorrir:
"Meu amor, você pode partir, não esqueça o seu violão.
Vá rever os seus rios, seus montes, cascatas.
Vá sonhar em novas serenatas e abraçar seus amigos leais.
Vá embora, pois me resta o consolo e alegria
Em saber que depois da boemia
É de mim que você gosta mais

No dia 9 de maio de 2002, encontrava-se em sua casa, como sempre em Campo Grande, quando um infarto fulminante o levou aos 84 anos.

Norma Hauer