por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 15 de outubro de 2011

"O Mistério das 13 Portas ..." no CCBN


Memória Fotográfica

Show de Lançamento de:
"O Mistério das 13 Portas no Castelo Encantado da Ponte Fantástica"
de J. Flávio Vieira
Ilustrações de Reginaldo Farias

Produção : Luiz Carlos Salatiel

Centro Cultura Banco do Nordeste
Dia das Crianças



Grand Finale

Cacá Araújo, Orleyna Moura e Isaura Araújo ( Companhia Cearense de Teatro Brincante )



Salatiel e Leninha Linard ( "Vida ")



Fatinha Gomes ( "O Beato Zé Lourenço " )



João Nicodemos ( "O Rei da Serra ") , Jocean ( Banda )



André Saraiva ( "Zé de Matos" ), Ibbertson e João Neto ( Banda )



Zé Nilton ( "Padre Verdeixa" )



Reginaldo Farias ( Ilustrações )



J. Flávio Vieira ( Texto )




Ulisses Germano ( "Zé Bedeu")



Abidoral Jamacaru ( "Noventa " )



Coral Mensageiros de Cristo e Lifanco ( "Príncipe Ribamar" )




Amélia Coelho ( "Maria Caboré " )



L.C. Salatiel ( "Vicente Finim " )



João do Crato ("Capela" )

Pachelly Jamacaru ( "Tandô )



Elisa Moura ( Canena )



Cacá Araújo e Orleyna Moura ( Catirina & Mateu " )


Lifanco ( "Mateu & Catirina" )


Platéia


Fotos : Harrlem Rezende

alma jovial

Sê forte, meu caro
não te deixes afundar
sob as ondas gigantescas
nem te escondas no porão.

Lá tem rato de todo tipo
certamente tu não és

um daqueles ratos
que vivem no escuro,
umidade e mau cheiro.

Sê mágico, meu camaradinha
e nem precisas gastar tanto dinheiro.

Abre teus olhos -
os objetos que te cercam [acredita]
têm vida própria e são cheios de graça.

Vê tua caneta que ganhaste de presente.
Presta atenção no biquinho dela,
parece soltar suspiros.

Muitas vezes cansada
por tão pouco uso.

Olha, meu amigo
uma caneta desprezada
é um demônio de saia
com ciúme.

Um dia lançará toda a tinta
sobre teus papéis e livros.

Pensamento para os Dias 14 e 15/10/2011


Pensamento para o Dia 15/10/2011
“Em um jogo de futebol, os jogadores de ambos os lados continuam a chutar a bola até que ela seja enviada ao gol. Eles devem fazer com que a bola não vá além dos dois postes que definem o gol. O objetivo da vida também consiste de dois postes: secular e espiritual. Você nasceu como um ser humano com o objetivo de não nascer de novo. Você deve viver dentro do campo das buscas secular e espiritual. As seis más características - luxúria, ira, ganância, desejo, orgulho e ciúme estão de um lado, e as boas qualidades - verdade, retidão, paz, amor, não violência e sacrifício estão do outro lado. O jogo é entre essas duas equipes. Se você trilhar o caminho divino você pode experimentar paz e também compartilhá-la com os outros. Então você estará liberto.”
Sathya Sai Baba

Pensamento para o Dia 14/10/2011
“A coisa correta a fazer é perceber o Atma (Eu Divino) em todos e sempre ajudar e nunca ferir. Veja a Divindade em todos e realize atividades sagradas. Se você não puder ajudar, pelo menos não faça o mal. Estar ligado ao mundo pelo apego aos objetos mundanos é o caminho errado. Em vez disso, adote a atitude positiva de virar-se para a Divindade. A diferença reside apenas em direcionar sua mente. Vire-a para o mundo e você se prende; vire-a para Deus e você se liberta. Deus é sem nascimento e morte e é uma testemunha eterna; você deve se esforçar muito para conquistar o amor de Deus. Quem recebe o amor de Deus receberá o amor de todos. Se você perceber que o Amor é Deus, você não se apegará às coisas mundanas.”
Sathya Sai Baba

A idade usurpada - José do Vale Pinheiro Feitosa

Quando as modernas sociedades começam a regulamentar especialmente para certos grupos da população, agem movidas por dois acertos e dois erros inerentes. Os dois acertos seriam: reconhecer que estruturas físicas e sociais modernas não são iguais às sociedades rurais e, portanto, existem diferenças que agridem certos grupos e promover as mudanças físicas e culturais para proteger tais grupos.

Os erros inerentes seriam: fragmentar a ética geral da sociedade em face da especificidade, assim perdendo a grandeza de uma sociedade universal que compreenda naturalmente as diferenças, e o outro erro seria desenvolver contradições entre grupos a partir da especificidade regulamentada de modo a salientar as diferenças ao invés de reduzi-las.

Peguemos o caso do idoso. As cidades, onde vive a maioria da população mundial, se desenvolveram na lógica do processo industrial e capitalista e, portanto, como estruturas para dinâmicas produtivas. As pessoas que vivem nas cidades passam a ter uma “funcionalidade” em razão da performance produtiva, assim como Chaplin apertando parafusos em Tempos Modernos.

Duas coisas são essenciais na performance produtiva: a agilidade muscular e a corrida cerebral por desempenho superior aos demais. As pessoas deixam de ser e passam à categoria de coisa, assim como uma propriedade do sistema produtivo. Nesta ótica falamos de algo azeitado e sem falhas na atividade.

Ora com a idade os músculos perdem agilidade e o cérebro além de ampliar o volume de memória, começa a se “cansar” da concorrência com outros cérebros mais “jovens”. Não tem solução o sistema produtivo retira-o, por inútil, para um ócio absoluto: ausente de todos os demais e confinado a espaços isolados, embora no meio de uma multidão.

A reserva de memória, o aprendizado de processos, a reflexão que consome tempo (e tempo é dinheiro), entre tantas características do idoso, passam a ser estorvo para a dinâmica capitalista e com isso se queima história, sabedoria e conhecimentos. Nesta corrida produtiva, como se trata de corrida, eles só percebem a primeira fila da disparada e a isso chamam inovação.

Como passamos por um fato inusitado no campo da demografia humana, que é o envelhecimento relativo da população, estamos diante de um contingente ocioso sem igual em relação ao conjunto da população. Aí começam as tais políticas específicas para tais grupos. E no que elas estão dando.

Em primeiro lugar podem formar um contingente de miseráveis sem capacidade de renda para viver em sociedade ou um contingente com recursos materiais, mas infantilizado por tais políticas específicas. Não é a toa que as instituições, que se multiplicam para ganhar dinheiro com políticas para este grupo, tratam-no como incapaz e passível de uma direção como se fosse “escoteiro” ou “bandeirante”.

Levam os velhinhos para passear e balançar, ritmicamente, os bracinhos numa simbologia do nada. Os bailes da terceira idade a dar-lhes uma alegria de picadeiro. A ginástica como a dar ordem unidade para os grupamentos formados em torno do sargento e assim por diante. Claro que neste meio existem as adaptações físicas nas ruas, nos prédios e nos transportes isso é o positivo em contradição com o negativo da especificidade dirigida e usurpadora do ser humano que não é uma “coisa”, mas um ser em plenitude como qualquer outro.

PERDAS E GANHOS- Rosa Guerrera




“Toda perda na vida é um ganho de experiências”... li essa frase em algum lugar ( não me recordo onde ). E é admirável realmente o seu conteúdo.Eu diria até que a perda é uma alavanca a nos impulsionar para novas atitudes e maior aprendizado na vida.
Infelizmente , muitas pessoas não conseguem pensar assim , e quando derrotadas num projeto ,ficam a se penalizar num carcomido muro de lamentações.. sem a mínima vontade de tentar reconstruir um sonho que se perdeu , ou construir atalhos para uma nova estrada ..
A vida ( aceitemos ou não ) é por vezes muito curta para que fiquemos chorando dores passadas . O tempo dificilmente nos oferece tempo para insistirmos num constante retrocesso, e o maior erro é tentarmos juntar pedaços do que se foi , porque o labirinto do decorrer dos dias e dos anos já misturaram todas as peças.
É bem verdade que quando perdemos algo , temos sempre a impressão de que mergulhamos num poço sem fundos , e no momento fica difícil aceitarmos essa perda como um ganho nas nossas experiências .
Quantas e quantas perdas eu também já tive no decorrer da minha vida!
Perdi amigos que o tempo levou para longe , perdi amores que julgava infinitos , perdi pessoas que encerraram aqui na terra suas trajetórias, perdi momentos que poderiam ser vividos com mais intensidade , perdi o rumo de tantas buscas que por ironia ou descuido do próprio destino ....seguiram outros atalhos ... mas muitas experiências colhi de todas essas perdas
Hoje reconheço as minhas limitações , minhas falhas ,e os ganhos que tive de todas as emoções vividas, e tranqüila aguardo o meu amanhã como um novo presente a ser saboreado , pouco importando se dores ou sorrisos me serão ofertados . A única certeza que tenho , é que continuarei a somar através de cada emoção ou de novas perdas muitos outros ganhos e novas experiências .

 por rosa guerrera

Essa, Aloísio conhece?





Sublime Tortura
(Bororó)

Descobri em você
Um jeitinho maldoso
Que eu nem sei dizer
Com esses olhos que falam
Nas coisas que a gente não pode
Nem deve esquecer
Não falando da boca
Nervosa e aflita
Que nela deseja
Você é toda malícia
É toda carícia que afaga, que xinga, que beija
Eu sé sei que se vê a sublime tortura do amor em você
Eu bem sei que você é bonita e me faz delirar
Pois acende a fogueira
Eu queira ou não queira me deixo queimar
Trago em meu coração
A mágoa e a desilusão
O destino é quem sabe ou não
Vivo pensando no mal
No que pode acontecer
Sei que você me despreza
E eu não posso mais sofrer
Ai, não, eu fiz tudo
Não posso esquecer
Você
Você
Você
Você
Você
Você...

"Tempos de Escola - Momentos" por Corujinha Baiana


ICEIA - Instituto Central de Educação Isaías Alves
Salvador-BA
Aula de Língua Portuguesa
- Quem quer ler ? Perguntava Professora Júlia Leitão.
- O meu braço era o primeiro a se levantar. Mas da “Análise Lógica” (hoje, Análise Sintática ), nem gosto de lembrar ! Adjuntos, predicados e objetos, nunca me interessaram.
Aula de MatemáticaD. Yolanda Piva ensinava, e eu, às vezes, aprendia. Regra de Três era moleza... nas provas eu acertava quase sempre, mas as equações...eu deixava tudo sem resposta.Nem tentava.Certa vez ela me disse: “-Você tem preguiça de raciocinar”. -Ainda bem que eu não acreditei.
Aula de BiologiaProfessora Iraci Fraga, muito elegante, afirmava :“Que coisa fascinante é o corpo humano !” E eu concordava, mas as Leis de Mendel ... aquelas ervilhas ... que horror !
Aula de Inglês“The falling leaves drift by the window “ ou então “ I love Paris in the springtime ...” na voz de professor João Pacheco, acompanhado do seu violão, me faziam sonhar.
Aula de FrancêsProfessora Marie de Lourdes, muito polida ,pedia : « Allors, attention, s´il vous plaît ! » « La Marseillaise » antes do início das aulas - Que coisa mais chic ! Mas a gente também cantava “Alouette” , “Sur le Pont d´Avignon” ou “Il Pleut, Il Pleut Bergère” . Eu amava tudo aquilo.Mas os verbos irregulares ... Mon Dieu !!!!!

Aula de Latim
Como eu gostava das Fábulas de Esopho ! Também adorava ouvir o professor Karl Ott falar sobre “De Bello Gallico”, naquele seu sotaque germânico. Mas o “Qui Quae Quod” e o “Hic Haec Hoc” ...
"Quosque tandem, Catilina, abutere patientia nostra?"
Aula de História Pré – ColombianaCom a professora Gertrude conheci Yma Sumac, a soprano, última descendente dos Incas, que conseguia com sua voz, ir dos mais graves aos mais agudos.Vi o filme sugerido por ela: “O Segredo dos Incas”, e daí pra frente, lia tudo o que encontrava sobre esses “Filhos do Sol”.

Aula de Geografia
O Sol é uma estrela de quinta grandeza . Como seria uma de primeira ? Perguntei certa vez a minha linda professora, Sulamita Tabacof.
E Marte ? Seria mesmo habitado por homenzinhos verdes ?
Aula de Desenho“O bom desenhista não usa a borracha, e não se prende em detalhes “ nos lembrava a todo instante, Álvaro Zózimo, meu professor. Mas como era difícil seguir esses princípios !

Aula de Música e Canto Orfeônico
Durante a aula de “Sarapatel” ,como era chamada pelos alunos... até hoje não me lembro o nome dela . Depois do solfejo, o diapasão e “Já podeis da pátria, filhos ...”, mas quando a aula terminava, o que se ouvia lá no pátio:
“Japonês tem quatro filhos ...”

A Biblioteca
Entre os livros, os olhares se encontravam e alimentavam as paixões. “Madame Bovary”, “Ana Karenina”, “O Morro dos Ventos Uivantes”... Léon, Conde Vronski, Heathcliff entre outros, em várias ocasiões, me acompanharam além da escola.
O TeatroEu fui Laura, a única personagem feminina da peça “Do Tamanho de um Defunto”, de Millor Fernandes. Que emoção! Nunca disse a ninguém ,mas eu me senti a própria Bibi Ferreira.

O Coral
Era com orgulho que, no aniversário da escola, anunciavam :
“Do nosso diretor, o professor Adroaldo Ribeiro Costa, o Hino do ICEIA.”

“Nesta Escola, sagrada oficina,

Que áureos frutos, sem conta, produz,
Aprendemos, à luz peregrina,
Às carícias do olhar de Jesus,

A formar corações tão perfeitos,
Que um instante, um momento sequer,
Não se furtem de dar, satisfeitos,
O que a Pátria, exigindo quiser.
Nesta Escola, ao calor da ciência
Conquistamos a láurea sem par
Dos que logram, por toda existência
O dever de instruir e educar.
Nesta Escola, no excelso agasalho,
Aprendemos em sábias lições,
Os processos e as leis do trabalho
De formar e polir corações

Corações que, florindo, na infância,
Tomem tal compleição varonil,
Que envelheçam, mantendo a constância
De servir e de amar o Brasil.”


Aplausos !!!!! “E viva nós ” !!!!!!

Tempos de Escola – Momentos. Hoje, apenas recordações no Dia do Professor - 15 de outubro de 2009.

Definição do pai - por Ana Cecília S.Bastos



Íntegro


Como sê-lo?


Como selo.




(Ana Cecília)

Mestres...Como esquecê-los ?


A lista de nossos  colaboradores  é formada de professores, na sua maioria.
A maioria desejou ser outra coisa, mas a vocação falou mais alto !
Mestres em Física, Literatura, Artes( quase todas), Matemática, História, Medicina,Geografia, Línguas, Psicologia, Economia, Desenho, Filosofia, e até Prendas Domésticas !
Parabéns a todos !
Alguns foram discípulos de Mestres cratenses , que merecem nossas homenagens , extensivas a todos os Mestres de todas as cidades do Cariri, do Brasil e do Mundo !
Particularmente , quero lembrar as figuras inesquecíveis de : Pe. Davi, Pe. Ágio, Vera Lúcia Maia, Ivone Pequeno, Dr. José Newton e Dona Ruth, Vieirinha, José do Vale Feitosa, Alderico, Agnelo,Dona Cira, Dona Lurdinha, Madre Feitosa, Dona Severina, Hermógenes, Auzir, Mons.Montenegro, Pe. Gonçalo, Gutenberg ,Eneida Figueirêdo, Zenira e Zenilda Cardoso, Maria do Carmo Feitosa, Elsa Ramos, Aldecy e Luceny, Teresa Cristina Gesteira, Rosa Catarina e Fausto, Jaime Milfont, William, Dona Astrês, Pedro Felício , Eli, Dona Chiquinha,Luiz de Borba e João de Borba, Bonates, Nirson Monteiro, Fátima Palitó, Geraldo Lemos, Álvaro Madeira, Dr. Zé Nilo,Geraldo Benigno,Juracy e Jurandir, Ana Lúcia Lemos, Assis Lima , Isa, Neide e Ana Cristina Barreto , Divani Cabral,e de tantos outros que contribuiram com a nossa educação... A lista é infinda !
Por favor , me ajudem a lembrá-los !

Do Caderno H - por Mário Quintana




A Arte de Ler
O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria.

A Carta
Quando completei quinze anos, meu compenetrado padrinho me escreveu uma carta muito, muito séria: tinha até ponto-e-vírgula! Nunca fiquei tão impressionado na minha vida.

A Coisa
A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita.

As Indagações
A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas.

A Voz
Ser poeta não é dizer grandes coisas, mas ter uma voz reconhecível dentre todas as outras.

Ars Longa
Um poema só termina por acidente de publicação ou de morte do autor.

Arte Poética
Esquece todos os poemas que fizeste. Que cada poema seja o número um.

Biografia
Era um grande nome — ora que dúvida! Uma verdadeira glória. Um dia adoeceu, morreu, virou rua... E continuaram a pisar em cima dele.

Cartaz para uma feira do livro
Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

Citação
De um autor inglês do saudoso século XIX: "O verdadeiro gentleman compra sempre três exemplares de cada livro: um para ler, outro para guardar na estante e o último para dar de presente."

Citação 2
E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A dispersão não lhes tira a unidade, nem a inquietude a constância."

Contradições
... mas o que eles não sabem levar em conta é que o poeta é uma criatura essencialmente dramática, isto é, contraditória, isto é, verdadeira.
E por isso, é que o bom de escrever teatro é que se pode dizer, como toda a sinceridade, as coisas mais opostas.
Sim, um autor que nunca se contradiz deve estar mentindo.

Cuidado
A poesia não se entrega a quem a define.

Das Escolas
Pertencer a uma escola poética é o mesmo que ser condenado à prisão perpétua.

Destino Atroz
Um poeta sofre três vezes: primeiro quando ele os sente, depois quando ele os escreve e, por último, quando declamam os seus versos.

Do Estilo
O estilo é uma dificuldade de expressão.

Dos Leitores
Há leitores que acham bom o que a gente escreve. Há outros que sempre acham que poderia ser melhor. Mas, na verdade, até hoje não pude saber qual das duas espécies irrita mais.

Dos Livros
Há duas espécies de livros: uns que os leitores esgotam, outros que esgotam os leitores.

Dupla Delícia
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

Educação
O mais difícil, mesmo, é a arte de desler.

Fatalidade
O que mais enfurece o vento são esses poetas invertebrados que o fazem rimar com lamento.

Feira de Livro
O que os poetas escrevem agrada ao espírito, embeleza a cútis e prolonga a existência.

Leitura
Se é proibido escrever nos monumentos, também deveria haver uma lei que proibisse escrever sobre Shakespeare e Camões.

Leitura 2
Livro bom, mesmo, é aquele de que às vezes interrompemos a leitura para seguir — até onde? — uma entrelinha... Leitura interrompida? Não. Esta é a verdadeira leitura continuada.

Leituras
— Você ainda não leu O Significado do Significado? Não? Assim você nunca fica em dia.
— Mas eu estou só esperando que apareça. O Significado do Significado do Significado.

Leituras 2
Não, não te recomendo a leitura de Joaquim Manuel de Macedo ou de José de Alencar . Que idéia foi essa do teu professor?
Para que havias tu de os ler, se tua avozinha já os leu? E todas as lágrimas que ela chorou, quando era moça como tu, pelos amores de Ceci e da Moreninha, ficaram fazendo parte do teu ser, para sempre.
Como vês, minha filha, a hereditariedade nos poupa muito trabalho.

Lógica & Linguagem
Alguém já se lembrou de fazer um estudo sobre a estatística dos provérbios? Este, por exemplo: "Quem cospe para o céu, na cara lhe cai". Tal desarranjo sintático faria a antiga análise lógica perder de súbito a razão.

O Assunto
E nunca me perguntes o assunto de um poema: um poema sempre fala de outra coisa.

O Poema
O poema essa estranha máscara mais verdadeira do que a própria face.

O Trágico Dilema
Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.

Palavra Escrita
Por vezes, quando estou escrevendo este cadernos, tenho um medo idiota de que saiam póstumos. Mas haverá coisa escrita que não seja póstuma? Tudo que sai impresso é epitáfio.

Poema
Mas por que datar um poema? Os poetas que põem datas nos seus poemas me lembram essas galinhas que carimbam os ovos...

Poesia & Lenço
E essa que enxugam as lágrimas em nossos poemas com defluxos em lenços... Oh! tenham paciência, velhinhas... A poesia não é uma coisa idiota: a poesia é uma coisa louca!

Poesia & Peito
Qual Ioga, qual nada! A melhor ginástica respiratória que existe é a leitura, em voz alta, dos Lusíadas.

Refinamentos
Escrever o palavrão pelo palavrão é a modalidade atual da antiga arte pela arte.

Ressalva
Poesia não é a gente tentar em vão trepar pelas paredes, como se vê em tanto louco aí: poesia é trepar mesmo pelas paredes.

Sinônimos
Esses que pensam que existem sinônimos, desconfio que não sabem distinguir as diferentes nuanças de uma cor.

Sonho
Um poema que ao lê-lo, nem sentirias que ele já estivesse escrito, mas que fosse brotando, no mesmo instante, de teu próprio coração.

Tempo
Coisa que acaba de deixar a querida leitora um pouco mais velha ao chegar ao fim desta linha.

Veneração
Ah, esses livros que nos vêm às mãos, na Biblioteca Pública e que nos enchem os dedos de poeira. Não reclames, não. A poeira das bibliotecas é a verdadeira poeira dos séculos.

Vida
Só a poesia possui as coisas vivas. O resto é necropsia.


Pensamentos extraídos do livro "Do Caderno H", Editora Globo - Porto Alegre, 1973, págs. diversas.


Poesia Matemática - por Millôr Fernandes


Às folhas tantas
Do livro matemático
Um Quociente apaixonou-se
Um dia
Doidamente
Por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
E viu-a, do Ápice à Base,
Uma Figura Ímpar;
Olhos rombóides, boca trapezóide,
Corpo otogonal, seios esferóides.
Fez da sua
Uma vida
Paralela a dela
Até que se encontraram
No Infinito.
“Quem és tu?” indagou ele
Com ânsia radical.
“Sou a soma dos quadrados dos catetos.
Mas pode me chamar de Hipotenusa.”
E de falarem descobriram que eram
- O que, em aritmética, corresponde
A almas irmãs -
Primos-entre-si.
E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz
Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Retas, curvas, círculos e linhas sinoidais.
Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclideanas
E os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E, enfim, resolveram se casar
Constituir um lar.
Mais que um lar,
Uma perpendicular.

Convidaram para padrinhos
O Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro
Sonhando com uma felicidade
Integral
E diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones
Muito engraçadinhos
E foram felizes
Até aquele dia
Em que tudo, afinal,
Vira monotonia.
Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum
Freqüentador de Círculos Concêntricos.
Viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela,
Uma Grandeza Absoluta,
E reduziu-a a um Denominador Comum.
Ele, Quociente, percebeu
Que com ela não formava mais Um Todo,
Uma Unidade. Era o Triângulo,
Tanto chamado amoroso.
Desse problema ela era a fração
Mais ordinária.
Mas foi então que o Einstein descobriu a Relatividade
E tudo que era expúrio passou a ser
Moralidade
Como, aliás, em qualquer
Sociedade.

Por Corujinha Baiana



Tua Luz ilumina,
Teu Brilho nos ofusca,
Mas todos te reverenciam.

“Ra” ou “ Atum” no Egito,
“Helius” na Grécia,
“Apolo” em Roma.

Na Índia,
“Surya” ou “Sorya”,
“Tejus”,
“Savita” ou
“Vivasvan”.

No Peru,
“Inti”
para os Incas.

Não importa
Como te chamam.

Em qualquer lugar,
SOL,
És fonte de Energia
E Calor
Indispensáveis à Vida.

Foto de Emerson Monteiro




Saudade , luz de ouro

Alvoroço em alto mar

De cá , o tempo eu apronto

Me deito para te esperar

(socorro moreira)




Tarde morna, sem nuvens...
O brilho da luz ofusca
um solitário coração
que geme de saudade!

Ângela Lôbo

Dia do Professor - por Norma Hauer




Penso que pouco tem os professores a comemorar no dia de hoje.


Além de os governos (de qualquer nível) não darem a mínima importância ao ensino (preferem ver o povo sem instrução, para melhor manobrá-lo) os alunos não respeitam seus professores.


Professor nunca foi bem pago, mas eram respeitados como mestres.

Para manter suas famílias, trabalhavam em várias escolas. Meu pai foi professor no extinto Colégio Vera-Cruz, onde estudei e, confesso, não gostava de ser"a filha do professor". Tinha de procurar ser uma aluna 100% quando esse não era meu "perfil"


Tratávamos os professores pelo título, sempre com um "senhor" no tratamento.


Quando Brizola criou os CIEPs, idealizado por um grande mestre: DARCY RIBEIRO, o objetivo era um ensino completo, tanto intelectual como fisicamente, com tempo integral ,completado com alimentação,assistência médica e dentária.


A criança que fosse tratada como GENTE dificilmente seria um marginal. As primeiras turmas estariam hoje com a idade mais ou menos de 30 anos, provavelmente trabalhando e formando família, com filhos também freqüentando os CIEPs.


O governo que veio depois de Brizola não deu continuação ao projeto porque o povo apelidou os CIEPs de "Brizolões". Como dar prosseguimento a um BRIZOLÃO ???


Mas lembrando todos os professores, principalmente os atuais, desrespeitados, vamos à letra de

PROFESSORA

Autores: Benedito Lacerda e Jorge Faraj


Eu a vejo todo dia,

Quando o sol mal principia,

A cidade a iluminar.

Eu venho da boemia,

Ela vai, quanta ironia!

Para a escola trabalhar.

Louco de amor nos seus rastros

Vagalume atrás de um astro

Atrás dela eu tomo o trem

E no trem das professoras,

Em que outras vão sedutoras,

Eu não vejo mais ninguém


Essa operária divina,

Que lá no subúrbio ensina

As criancinhas a ler

Naturalmente condena

Na sua vida serena,

O meu modo de viver.

Condena porque não sabe

Que toda a culpa lhe cabe

De eu viver ao Deus dará...

Menino querendo ser

Para de novo aprender

Novamente o bê a bá.



Norma Hauer

Bororó - por Norma Hauer




Seu nome verdadeiro era longo: Alberto de Castro Simões da Silva, mas ficou "reduzido" a BORORÓ e assim ficou conhecido no meio musical. Ele nasceu a 15 de outubro de 1898, em Botafogo, aqui no Rio e ainda menino aprendeu a tocar violão com seu pai.

Seu apelido foi dado por um professor que soube que um grupo de índios bororos foi recebido em sua casa.

Foi em 1920 que começou a compor para ranchos e, com um grupo de seresteiros, passou a se apresentar em festas, cantando modinhas e lundus então na moda.

Somente em 1939 teve seu primeiro samba gravado:"Da Cor do Pecado", com Sílvio Caldas. No ano seguinte, Orlando Silva gravou "Curare" e, em 1943 Sílvio gravou "O Que é, o que é?".

Bororó ficou conhecido apenas por essas três músicas, sendo que a primeira, "Da Cor do Pecado, serviu de tema, recentemente, para uma novela da Rede Globo.

Mas Bororó foi importante como radialista, havendo labutado em algumas emissoras como na Rádio Educadora do Brasil (que depois virou "Tamoio"). Aliás, dois "índios" se
encontraram, ali.

Como radialista ,"Bororó" "descobriu" o cantor CARLOS GALHARDO e o levou a apresentar-se naquela emissora, em 1933. Daí para se tornar aquele maravilhoso cantor, foi um passo gigantesco.

Também ORLANDO SILVA ´foi "descoberto" por Bororó, que o apresentou a Francisco
Alves que na época (1934) tinha um programa na Rádio Cajuti , onde Orlando iniciou
sua carreira. Em 1936, Orlando estava inaugurando a Rádio Nacional.

Bororó gravou pouco, mas o fato de "descobrir" dois grandes cantores, mostra sua
importância em nosso meio radiofônico. Os cantores sempre faziam questão de citar o
fato, em suas entrevistas em rádios e revistas e jornais.

BORORÓ faleceu em 7 de junho de 1986, sem completar 88 anos.
Norma Hauer

Armando Marçal- por Norma Hauer




Foi a 14 de outubro de 1903 que nasceu, aqui no Rio de Janeiro, o compositor ARMANDO MARÇAL.
Dentre tudo que Marçal compôs, um samba , lançado em 1933, é conhecido, executado e regravado ainda hoje: 'AGORA É CINZA".

Marçal era de família pobre, teve pouco estudo e, ainda muito jovem, teve de trabalhar no ofício de lustrador de móveis, que continuou exercendo por muitos anos, mesmo após ficar conhecido como compositor.

Antes de gravar alguma música de sua autoria, onde seu nome, ao lado de Alcebíades Barcelos faria parte da etiqueta do disco, participou da gravação de "Na Pavuna", com Almirante , samba esse considerado o lançador dos instrumentos de percussão em gravações.

Informo isso porque a primeira gravação de um samba da dupla (” A Malandragem”) foi feita por Francisco Alves, onde este aparece como cantor e compositor. Os verdadeiros compositores não foram citados.

Interessante a história de "Agora é Cinza". O samba recebeu o nome de "Tu Partiste", sendo cantado em rodas de samba. Mas Alcebíades Barcelos, co-autor, alterou o nome para "Agora é Cinza". Tornou-se um grande sucesso; “estourou” na voz de Mário Reis, sendo regravado por cantores atuais.

Embora fossem dois sambistas, um dos cantores que mais gravaram composições da dupla, foi Carlos Galhardo, conhecido como "Rei da Valsa". Dentre outros sambas, Galhardo gravou "Dou-te um Adeus";"Sorrir";"Ando na Orgia";"Deixaste Saudades";"Numa Noite Serena";"Você me Deixou", "Vem Mulata" e mais alguns.

E duas valsas que eles compuseram foram gravadas por Gilberto Alves:"Silêncio" e "Prece à Lua".

Armando Marçal faleceu com apenas 43 anos, mas deixou "raízes": Seu filho Nilton,
que ficou conhecido como Mestre Marçal (já falecido) e seu neto Armando, que
continua a tradição da família.

Armando Marçal estava nos estúdios da gravadora Victor, quando teve um enfarte , sendo imediatamente atendido, mas já nada se podia fazer. Faleceu ali mesmo, no dia 20 de junho de 1947.

Norma

Friedrich Nietzsche


Friedrich Wilhelm Nietzsche, por vezes em português Frederico Nietzsche (Röcken, 15 de Outubro de 1844 — Weimar, 25 de Agosto de 1900) foi um influente filósofo alemão do século XIX.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.
Friedrich Nietzsche

A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo.
Friedrich Nietzsche

As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras
Friedrich Nietzsche

É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação.
Friedrich Nietzsche

Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.
Friedrich Nietzsche

O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.
Friedrich Nietzsche

Para a maioria, quão pequena é a porção de prazer que basta para fazer a vida agradável!
Friedrich Nietzsche

Se uma mulher tem inclinações eruditas é porque, em geral, há algo de errado na sua sexualidade. A esterilidade predispõe a uma certa masculinidade do gosto; é que o homem, com vossa licença, é de fato «o animal estéril».
Friedrich Nietzsche

Os grandes intelectuais são cépticos.
Friedrich Nietzsche

A objeção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia.
Friedrich Nietzsche


O homem é definido como um ser que evolui, como o animal é imaturo por excelência.
Friedrich Nietzsche

Certos pavões escondem de todos os olhos a sua cauda - chamando a isso o seu orgulho.
Friedrich Nietzsche

A vontade é impotente perante o que está para trás dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo, é a angústia mais solitária da vontade.
Friedrich Nietzsche


Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.
Friedrich Nietzsche

A vontade se superar um afecto não é, em última análise, senão vontade de um outro ou de vários outros afetos.
Friedrich Nietzsche

Estatuto do idoso



Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. Veja os principais pontos do estatuto:

Saúde

* Atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS).

* A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses.

* Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade.

* O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende.

Transportes Coletivos

* Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido.

* Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível.

* Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.

Violência e Abandono

* Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.

* Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa.

* Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa.

* Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão.

* Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.

Entidades de Atendimento ao Idoso

* O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados contra o idoso.

* A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.

* A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos.

Lazer, Cultura e Esporte

* Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.

Trabalho

* É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer.

* O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada.

Habitação

* É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.

* Wikimedia Foundation