por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Despedida - José Nilton Mariano Saraiva

Que ele, em sua atividade, prestou relevantes serviços á nação, quem há de ignorar ??? Que nos fez sentir orgulho de ser brasileiro, como esquecer ???  Que serviu de exemplo para toda uma geração de jovens, nem se discute. Que nos propiciou inolvidáveis momentos, impossível esquecer.
Mas... O TEMPO PASSA   (OU PASSAMOS PELO TEMPO ???)
Fato é que o ser humano envelhece e, em seu caso específico, mesmo sendo um atleta de ponta, os músculos teimam em não mais obedecer ás ordens da cabeça, a flexibilidade já não é a mesma, o fôlego já escasseia, o cansaço chega mais cedo, o campo visual se restringe, as contusões aparecem com mais constância e apresentam dificuldade de recuperação; conseqüentemente, o rendimento não mais será o mesmo.
Melhor, então, reconhecer tudo isso, evitando que uma biografia irretocável seja manchada por simples vaidade, capricho ou teimosia. Emblemático, pois, que a chegada do “ocaso” de um ídolo é um momento extremamente sofrido e difícil, tanto para o próprio como para aqueles que aprenderam a admirá-lo; e aí, há que se ter o reconhecimento que o melhor mesmo é ter a humildade de entregar o bastão ao sucessor, passar a ajudar de uma outra forma.
A reflexão acima é só pra lembrar que o nosso esplendoroso atleta “GIBA” (do vôlei), cuja história de vida e superação será sempre um exemplo pra gerações futuras, despede-se da seleção brasileira com o travo amargo de uma derrota numa final olímpica (contra a Rússia, quando o jogo estava praticamente ganho).
Um ser humano tão especial merecia coisa melhor, mais um título mundial em seu currículo. Na impossibilidade, só nos resta saudá-lo com o tradicional bordão do locutor global, que o Brasil inteiro aprendeu a gritar a plenos pulmões: GIBA NELES !!!

Abidoral Jamacaru!


"Conversa de Butequim"

16 de agosto, no SESC Crato - 20 h

25 de agosto no TERRAÇUS ,CRATO

ABIDORAL JAMACARU canta NOEL ROSA , acompanhado de músicos como Lifanco, Nicodemos, Jaime Starkey...
      Ingressos à venda na Secretaria do Sesc.



Jacob do Bandolim



Jacob Pick Bittencourt, mais conhecido como Jacob do Bandolim (Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1918 — Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1969) foi um músico, compositor e bandolinista brasileiro de choro. Filho do capixaba Francisco Gomes Bittencourt e da polonesa Raquel Pick, morou durante a infância no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.

São de sua autoria clássicos do choro como Vibrações, Doce de Coco, Noites Cariocas, Assanhado e Receita de Samba. Alcançou popularidade ao montar o conjunto Época de Ouro no início da década de 60, que permanece em atividade até hoje.

Morava em uma casa avarandada com jardim em Jacarepaguá (Rio de Janeiro), rodeado pelas rodas de choro e de grandes amigos chorões. Apesar de não ser um entusiasta do carnaval, gostava do frevo. Estudou no Colégio Anglo-Americano e serviu no CPOR; trabalhou no arquivo do Ministério da Guerra, quando já tocava bandolim. Por fim, Jacob fez carreira como serventuário da justiça no Rio de janeiro, chegando a escrivão de uma das varas criminais da capital.

Entre seus ídolos estavam Almirante (compositor), Orestes Barbosa, Noel Rosa, Nonô (pianista, tio de Ciro Monteiro e parente do cantor Cauby Peixoto), Bonfiglio de Oliveira, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Sinhô, Paulo Tapajós, João Pernambuco, Capiba e Luiz Vieira.

Em 1968 foi realizado um espetáculo no Teatro João Caetano (Rio de Janeiro) em benefício do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Com Jacob do Bandolim, A divina Elizeth Cardoso, Zimbo Trio e o Época de Ouro. A apresentação de Jacob tocando a música Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) foi antológica. Foi lançado álbum com dois longplays (LP) da gravação original do espetáculo, em edição limitada. Foi "guru" de Sérgio Cabral (pai do governador do Estado do Rio de Janeiro,Sérgio Cabral Filho), Hermínio Bello de Carvalho, Ricardo Cravo Albin

Teve um casal de filhos, sendo que um deles, era o jornalista polêmico (O Globo, Última Hora) e compositor Sérgio Bittencourt, já falecido. A sua filha Elena Bittencourt preside o Instituto Jacob do Bandolim.

Passou sua última tarde, no bairro de Ramos, em visita a seu amigo compositor e maestro Pixinguinha. Ao chegar à varanda da sua casa cansado e esbaforido, caiu nos braços de sua esposa Adília, já sem vida.

wikipédia

Olimpíadas 2012 - Quadro de medalhas



Quadro de Medalhas

PaísOuroPrataBronzeTotal
EUA462929104
China38272388
Grã-Bretanha29171965
Rússia24263282
Coreia do Sul138728
22ºBrasil35917