por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 24 de outubro de 2015

Retrato Falado-por socorro moreira


Entre outros , Maria Divani Esmeraldo Cabral , apresentou-me hoje, um retrato  do passado...
Antes de qualquer coisa vi o pé de algaroba, na entrada do portão de ferro,já fechado.Janelas abertas.

Todos em sala de aula.Pelo silêncio, ora sonoridade peculiar, suponho!
Risadas tímidas , na sala do nosso Diretor e Prof. de Português, Dr.José Newton Alves de Sousa.

Suas aulas eram fantásticas! Poderiam ter sido gravadas.Ainda bem que algo inestimável ficou- a base, construída com rigor e bom humor.

Um coro , e uma canção americana.Nosso Prof de Inglês usa a música, porque é também um músico! A aprendizagem acontece de forma lúdica.

Pe Ágio Moreira , ainda vive entre nós.Um exemplo de longevidade e genialidade musical.
Insigne figura , cidadão cratense, ícone cultural de várias gerações,até os nossos dias.

Soma com  a maestrina Divani Cabral , na Educação Artística da nossa cidade.
Divani nos encantou com o estudo de todas as artes.Da primeira(A Música) até a sétima(O Cinema).Promoveu lindos eventos, na década de 60, quando mestra, no Colégio S.J.Bosco.Ela que o diga! As fotos que o provem.Nós que  nos lembremos.Nós  e quem viveu a época com intensidade!

Inesquecível a Matemática lecionada pela Professora Ana Teresa Esmeraldo Cabral.Começamos  com uma matéria nova pros iniciantes de Ginásio: Raiz Quadrada! Graças a sua boa  didática conseguimos aprender , inclusive com números decimais.Haja aproximação...Haja memorização   por toda uma vida.De lá até cá! Nesta área tivemos outros mestres inesquecíveis: Dona Ruth e Prof.Anchieta Barreto, que também lecionou Física, quando fizemos o primeiro ano científico.

História era uma disciplina que caia nas graças de quase todos os alunos.Fomos privilegiados como alunos de Vera Lúcia Maia.Suas aulas de História, notadamente as do Egito eram fascinantes. Ela tinha o carisma de  uma Sherazade.Sentia cheiro de especiarias, na sala de nossas aulas. 
Prof. Alderico , já no curso científico, nos assustava para que acordássemos para uma realidade: a História sob o ponto de vista filosófico e social.Trabalhava a nossa consciência crítica.Admirável!

Professores que já se despediram do plano terráqueo, mas continuam eternos na nossa memória: Dona Cira,Dona Lourdinha,Ivone Pequeno,Vieirinha,Dr.José Nilo, Vilany,Terezinha Pinheiro,Dona Astrês, Dona Nilza...

Professores  do Ensino Pedagógico como Dona Isa, Dona Neide, Maryane,Cidália,Josélia,Ana Cristina,Maria do Carmo Feitosa...

Mestres reconhecidamente competentes, como Bastinha Job,Lucenir,Terezinha Maia, Assis,Sônia Aragão,Edite...

Outros personagens  que, naquela época, responderam  pela Administração da Escola, como Eloneida Barreto,Toinha...

Claro que um encontro de todos seria utopia,afinal já se passaram 50 anos.
Poucos dos nossos pais poderiam se pronunciar, em testemunho.
Salve Dona Almina Arraes,Dona Maria Alice, Dona Maura, e poucos outros.

No dia 31 de outubro de 2015, dia dos Diretores,( conforme  batizou a Professora Divani) acontecerá a confraternização de ex-alunos, e alguns  professores dessa famosa Instituição de Ensino, grande responsável pela educação cratense , nos anos 60.

Esperando reencontrar nossos contemporâneos  e colegas, aguardamos com ansiedade o dia "D"!

Grande encontro, galera! Abraços! Até lá!

socorro moreira