por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 18 de março de 2012

Amanhã, 19 de março-festa do Padroeiro do Ceará-Festa do Padroeiro do Bairro do Seminário- Dia de São José!




Dia de chuva...Será?
Procissão de velas e oração
Santo da minha simpatia
Protetor da família
E dos homens que atendem por Zé!

Dia de subir e descer ladeira
De enxergar o Crato
- O Vale, do alto...!

Stela, corre, menina!
- A Pedra Lavrada tá na calçada.



(socorro moreira)


Otaviano Romeiro (Maestro Fon - Fon) - texto 2


Fon-Fon e sua orquestra
 



Resumo do texto do blog: http://santaluziadonorteal.blogspot.com.br/
Autor : Dário Augusto (sobrinho de Fon - Fon)


Desde molecote (criança) Fon - Fon se dedicou a música - " filho de Amaro Romeiro e Luzia de Assis, - (...) - aos oito anos de idade, em sua cidade natal ( Santa Luzia do Norte, Alagoas), tocava zabumba na banda de pifanos pertencente a família Mucumba, que residia no emblemático povoado do Quilombo (Gazeta de Alagoas, 2010).


Instrumentista, autor de sambas, choros e arranjos para interpretes famosos, Otaviano Assis Romeiro, vulgo maestro Fon-Fon, foi uma das principais personalidades da música popular brasileira.O apelido famoso "foi lhe dado pelo clarinetista Dedé, seu estimado colega de Regimento, no tange a falta de clareza dos agudos emitidos pelo saxofone, que faziam lembrar as buzinas dos automóveis (ROMEIRO DE LIMA. p.83)


A primeira gravação foi em 1923, interpretando ao saxofone o choro "Cláudio" de Paulino de Oliveita Santo, com acompanhamento de um conjunto regional (Gazeta de Alagoas, 2010). Por  essa época, começou a tocar em "dancings". Numa festa em que Dedé faltou, substituiu-o na clarineta, interpretando, com muito sucesso, You Are Mesnt for Me. Em 1935, Fon-Fon formou sua própria orquestra - tentativa que não logrou êxito.


Fon-Fon forma outra orquestra - " com alguns alagoanos nela integrados - passou a atuar no Cassino em Copacabana, Rio de Janeiro, com arranjos especiais do maestro Rodomés Gnatalli (ROMEIRO DE LIMA. p. 83). Pioneirismo em âmbito nacional, Fon-Fon foi o primeiro maestro a utilizar naipes de saxofones, obtendo uma acústica especial.



Com o mesmo estilo das orquestras de danças norte-americanas que faziam sucesso na época, como as de Benny Goodman. Tommy Dorsey e Artie Shaw, a Orquestra de Fon-Fon alcançou muito êxito entre a aristocracia/elite carioca, frequentadora do cassino (CIFRATIGA- FON -FON)




Em 1941, voltou a Buenos Aires (deixou o Exército em 1930, quando passou a atuar em conjuntos  - com um deles foi a Buenos Aires), - entre os anos 1942-47, fez inúmeras gravações para a Odeon, "acompanhando Atualfo Alves e sua academia na gravação do clássico "Ai que saudade da Amélia", de Atualfo Alves e Mário Lago. Em 1944, gravou a pouca " Rato, rato" de Caseniro Rocha e Cláudio Manuel da Costa, o Cipó. No mesmo ano, a catora Odete Amaral, gravou seu choro, "Murmurando", com letra de Mário Rossi e interpretado por Odete Amaral, que se tornou um clássico do choro cantado' (GAZETA DE ALAGOAS, 2010). "Curiosamente esse clássico, foi gravado pela primeira vez não por Fon-Fon, mas pela orquestra do maestro palestino Simom Bountman, em 1944, merecendo posteriomente letra de Mário Rossi, interpretado por Odete Amaral, e só depois o próprio Fon-Fon o gravou". (Bau De Long Playing).


Ainda na Odeon, Fon-Fon e sua orquestra acompanharam, entre outros, Francisco Alves, Gilberto Alves, Atualfo Alves, Odete Amaral, Jararaca e Ratinho, Dercilha Batista, Moreira da Silva, Joel e Gaúcho Almirante, Emilhinha Borba, Raul Torres e Serrinha e Aracy de Almeida. (GAZETA DE ALAGOAS, 2010)


Posteriormente ele dirigiu Dalva de Oliveira, Moreas Neto, Herivelto Martins, Orlando Silva e Carmem Miranda.


Pela etiqueta London, gravou seu único Lp, - não editado no Brasil. Em 1947, recebeu um convite do Club Champs Elysées - indo em seguida para Paris. "Permaneceu ma Europa, excursando por diversos  países. Inclusive a Grécia, onde morreu. Nasceu em Santa Luzia do Norte Alagoas, em 31 de janeiro de 1908 e faleceu em Atenas, capital da Grécia em 10 agosto de 1951. "Foi sepultado no cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro. Citado na Enciclopédia da Música Brasileira Erudita, Folclórica e Popular (ROMEIRO DE LIMA. p.83)





Referencia Bibliográfica

 LIMA, Antonio Romeiro de. Santa Luzia do Norte: um pouco de sua história. Maceió: Esmal, 2008.

Gazeta de Alagoas.Quem quer conhecer o Maestro Fon - Fon? 2010.

Referências eletrônicas

Bau De Long Playing:Elizeth Cardoso – Zimbo Trio – Jacob do Bandolim – Conjunto Época de Ouro – Ao Vivo No Teatro João Caetano – Vol. 1 (1968). Postado em 22/10/2011. Disponível - em: http://www.baudelongplaying.com/archives/3732. Retirado as 11 horas do dia 12  de março de 2012. 

CIFRANTIGA - FON – FON)- Disponível em: - http://cifrantiga2.blogspot.com/2006/09/fon-fon.html#ixzz1pCAMBfbg. Retirado as 15 horas do dia 12 de março.) 



(CIFRANTIGA – Moreas Neto – Disponível em: http://cifrantiga2.blogspot.com/2010/11/moraes-neto.html#ixzz1pCArE4gd. Retirado as 12 hs: 12 min. Do dia 13 março de 2012.) 

ps. Aceito visitas ...kkk
Participem ...um abraço.







Nossas boas vindas ao novo colaborador Dário Augusto,(D.Fernando)!

Sinta-se em casa. Abraços dos que fazem, "No Azul Sonhado"!

Nota de afeto (para Ana de Sousa)- socorro moreira


Hoje é a missa de sétimo dia da “Dinha” dos meus irmãos mais novos.
Ela entrou na família aos 14 anos pra segurar Zélia Moreira. De babá passou a chefe da nossa cozinha, e com a família ficou, até sair pro altar. Comovida lembro a sua voz entoada, cantando os sucessos de Adilson Ramos e Anísio Silva, enquanto labutava.
De noitinha vestia saia justa, calçava salto alto, arrumava o cabelo, pra noivar, nas cadeiras da calçada.

Isso me faz lembrar que a vida é curta... A última viagem pode até tardar, mas ninguém foge do embarque.

-Uma partida sem malas. Parece que deixamos quem somos, no coração dos afetos.

Colaboração de Eurípedes Reis



O Laço e o Abraço

Mário Quintana

Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço...
Uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola,
vira, revira, circula e pronto:
está dado o laço.

É assim que é o abraço:
coração com coração,
tudo isso cercado de braço.
É assim que é o laço:
um abraço no presente,
no cabelo,
no vestido,
em qualquer coisa onde o faço.

E quando puxo uma ponta,
o que é que acontece?
Vai escorregando...
Devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente,
o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso,
Não faltou nem um pedaço.

Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento.
Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho,
Mas pode se desfazer a qualquer hora,
Deixando livre as duas bandas do laço.

Por isso é que se diz:
laço afetivo, laço de amizade.
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó,
Já deixou de ser um laço!

Sentimentos. Liduina Vilar.


Sentimentos.

Estar sob o céu de Sousa, sob seus ares, sob seu calor e sob sua música é ficar nos braços da paz, do amor e do entusiasmo. É experimentar todas as formas de olhar e de existir na paixão e suas instâncias. É vivenciar o brinquedo de amar, é sorrir como criança, é dançar a canção do namoro, é curtir os melhores beijos - os mais intensos, os mais estonteantes. Dois dias nos braços, equivalem a uma provisão de carinho por tempo indeterminado. Porque se vive intensamente cada minuto. E a qualidade desses momentos se transforma em magia. Rejuvenesce, traz alegria.

Revival


ANTONIO MARIA- Norma Hauer



Foi a 17 de março de 1921 que nasceu, em Recife, o cronista, locutor esportivo, produtor de rádio e compositor Antônio Maria Araújo de Morais, que se tornou conhecido como ANTÔNIO MARIA.,

Bem jovem, aos 17 anos, já fazia produções musicais na Rádio Clube de Pernambuco, mas aos 19 “pegou um ita no norte e veio ao Rio morar”, onde residiu em um conhecido edifício da Cinelândia, em que já moravam Fernando Lobo e Abelardo Barbosa (o Chacrinha).

Apesar dessa proximidade e de trabalhar como locutor esportivo da Rádio Ipanema, não se deu bem, passou necessidades e resolveu regressar a Recife, indo depois para Fortaleza, onde trabalhou na Rádio Clube do Ceará.

Ainda ali não se fixou, indo para Salvador trabalhar nas emissoras associadas , regressando, definitivamente ao Rio, para trabalhar na Rádio Tupi e depois na TV Tupi, quando de sua inauguração em janeiro de 1951. Na mesma época passou a fazer crônicas para o matutino “O Jornal”, onde permaneceu por 15 anos.

Em 1952 ingressou na Rádio Mayrink Veiga contratado com um alto salário, devido à influência do então Presidente Vargas, a quem ajudara na campanha política para seu regresso ao governo em 1951.

Seria corrupção ??? Tem jeito.

Mas foi de grande importância para a recuperação da emissora, que sofrera em 1948, com a ida de seus principais artistas para a Rádio Nacional, Carlos Galhardo, inclusive.

Na mesma época produziu alguns jingles” como aquele que dizia:

A criança acordou,

Dorme, dorme filhinha.

Tudo calmo ficou

Mamãe tem Aurissedina”

E se tornou bastante conhecido quando Nora Ney gravou “Ninguém me Ama” e “Menino Grande”.

NINGUÉM ME AMA

Ninguém me ama
Ninguém me quer
Ninguém me chama
De "meu amor"
A vida passa
E eu sem ninguém
E quem me abraça
Não me quer bem.

Vim pela noite tão longa,
De fracasso em fracasso
E, hoje, descrente de tudo
Me resta o cansaço,
Cansaço da vida,
Cansaço de mim,
Velhice chegando
E eu chegando ao fim

Esse , ao lado de “Menino Grande”, também de Antonio Maria, foram os maiores sucessos de Nora Ney. Essas composições projetaram os dois: Antonio Maria e Nora Ney.

. Depois surgiram “Valsa de Uma Cidade”; “Se eu Morresse Amanhã” e inúmeros outros quando fez parceria com Fernando Lobo, Zé da Zilda, Vinícius de Morais...

Com a televisão passando a dominar os meios de comunicação, principalmente após a inauguração da TV Globo em 1965, não mais surgiram grandes compositores em nossa música popular, de modo que o que fica é a lembrança e a saudade constante de vultos com o talento Antonio Maria.




César Guerra-Peixe



César Guerra-Peixe (Petrópolis, 18 de março de 1914 — Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1993) foi um compositor brasileiro, filho de imigrantes portugueses de origem cigana.

Bobby Solo


Bobby Solo (Roma, 18 de março de 1945) é o nome artístico do cantor Roberto Satti, chamado de Elvis Presley italiano.

Nota!




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