por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 31 de julho de 2011

Lapidando o coração.‏ Por Monalissa Figueiredo

Aprendi com o meu pai muito sobre música. Recebi dele um presente extremamente valoroso: um ouvido sensível aos sons do mundo. Música é alegria que desenha no coração, é poesia que dá forma pensamentos, é dança de lembranças que preenchem o que é vazio e te tira da solidão. 

Lembro de quando aos 13 anos ele me chamou para ouvirmos juntos Santana e Eric Clapton tocarem "While my guitar gently wheeps". Nunca mais esqueci desta música.  É uma das minhas preferidas até hoje... É linda, e me faz bailar em território sagrado.

Seus inúmeros CDs não me deixam mentir, seus ouvidos e memória inconfundíveis também não...Caso listasse todas as músicas que me fazem lembrá-lo, teríamos mais trilhas sonoras que anos de vida...srsrsr

Outra vez, em um ontem comum, novamente partilhamos um momento generoso desta vez ao som do Rod Stewart e Amy Belle... ( http://www.youtube.com/watch?v=7RkWs6P2IwE ) sons e momentos igualmente ricos e importantes, moldaram esta cena que ao contrário da letra musicada, (... I dont want to talk about it, how you broke my heart...) tem uma mensagem feliz!

Insisto em não levar um coração quebrado pelo caminho... não acho que tristeza seja semente para ser cultivada por mais de 24 horas..., devemos vivê-la, mas não incorporá-la.  A felicidade precisa de espaço, e se você não esvaziar-se, como terá sorrisos no estoque? Gosto de prateleiras fartas, sobretudo se te oferecem coragem e sabedoria, este último cada vez mais em falta em corações românticos como o meu.  Junto com melodias, tinha sentimento naquele paterno divã caseiro. Trocamos esperanças e crenças, que formariam meus ideais e minhas projeções de futuro, e finais felizes.  E assim como nós, pai e filha, a felicidade tinha par...era a alegria, que trazia em si a certeza de luz para o dia, e a opção de acender o coração, caso a noite fosse escura, ou longa demais.. .

Lembrei do Padre Airton, afirmando que: “...quando a o dia já vai tarde, a noite declina.” Deus nos permite entender que há tempo para tudo...e o que é generoso, é que isso nos mantém motivados a viver o dia seguinte com a mesma fé e disposição. É preciso respeitar os ciclos. Não acho isso difícil. Eu que cresci apostando em jardins floridos, sim, ainda imagino “flores nos vestidos e nos destinos”, vejo claramente que sempre haverá escolha entre o começo de um, e o final de outro de tantos que formam as nossas vidas.

Incorporado este universo, penso na minha reconstrução e consequente superação, como um abraço, que está pronto para receber o horizonte que me espera. Adoro seguir em frente, apostando nessa direção, acreditando no invisível que é a esperança de ser feliz!

Um abraço apertado em todos que me envolvem nesta certeza.
Mona

Monalissa Figueiredo

Azul Musical


Por Lupeu Lacerda


hoje é domingo do pé de cachimbo. e o cahimbo que se pipa na soleira da minha casa mata... os garotos não vão envelhecer man... eles nem tem tempo. e eu digo: - e daí? a cada geração nós nos tornamos mais anacrônicos, mais espalhafatosos e menos úteis e hábeis. hoje é domingo, por convenção de quem? continuo trabalhando no domingo, e o domingo é só uma segunda feira disfarçada. hoje eu não vou fazer um poema. hoje não vou brincar de borba gato. hoje não vou dizer que é domingo. hoje é qwrgf ou ainda ,\zmxb, ou qualquer outra porra! domingo tem de ser belo, tem de ter riso, tem de ter grana, tem de ter... domingo. os garotos que pipam na escada do prédio onde moro não sabem que dia é hoje... tenho inveja deles por isso. eu sou só um cariri homeopático. eu sou. eu.
 "Nem há felicidade falsa/ Enquanto dura é verdadeira". (Fernando Pessoa)



Agosto é o mês dos nossos gostos.

O luar é mais belo
O coração mais iluminado

Não vejo respostas pra ser feliz...
O amor é a única e a força maior.

Ele cura a alma adoecida
Pela dor...

Onde está o amor?

Procure o seu...
Torne-o visível, outra vez!

(socorro moreira)



CONVITE
AOS AMIGOS E AMIGAS,
TENHO A SATISFAÇÃO DE COMUNICÁ- LOS
E DE CONVIDÁ-LOS PARA A MINHA POSSE NUMA
CADEIRA DA CÂMARA DE VEREADORES
DO CRATO, AMANHÃ, DIA 01 DE AGOSTO, ÀS 08:00 H.
UM FORTE ABRAÇO A TODOS.
GEORGE MACÁRIO DE BRITO

Por Rosa Guerrera


GRATA AOS AMIGOS DO CRATO


GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADA A MINHA GRATIDÃO AOS AMIGOS DA CIDADE DO CRATO , POR TER SIDO INCLUIDA NUMA BELISSIMA COLETÂNEA DE ARTISTAS E POETAS DAQUELA CIDADE.

O LIVRO QUE FOI RECENTEMENTE LANÇADO DEDICOU A ESTA AMIGA DUAS PÁGINAS COM POEMAS DA MINHA AUTORIA , FATO QUE ME FAZ REGISTRAR AQUI O MAIS SINCERO AGRADECIMENTO, EM ESPECIAL A MINHA QUERIDA AMIGA POETISA SOCORRO MOREIRA.

Ros@


Por Liduína Belchior



Hoje, 31 de Julho
Parabéns para mim que consegui
viver até o momento.
Parabéns para mim que venci batalhas
para continuar viva,
parabéns para mim por driblar as dificuldades
e conseguir ser feliz
Parabéns para mim por ter uma família
linda e maravilhosa, por ter amigas e
amigos fantásticos. Por todos os amores enfim.


Agradecida a Deus pelo dom da vida. 

Liduína

Sonho de amor


Francisco José




Francisco José Galopim de Carvalho (Évora, 16 de Agosto de 1924 - Lisboa, 31 de Julho de 1988), mais conhecido como Francisco José, foi um cantor português.

A SETA DA ESTRADA - Marcos Barreto de Melo

Inerte na encruzilhada
Apontando o caminho
Mas, sem mostrar o espinho
Que trazia em sua ponta
De plantão por todo o dia
Exposta ao sol e ao calor
Roubando a nossa alegria
Sem com nada se importar
Sempre pronta a indicar
Uma morada, uma dor


Aqueles que não lhe viram
Pelas estradas se perderam
Mas, quem viu a seta e seguiu
Comigo também chorou
Por certo que ainda viu
Resquícios de um tempo alegre
Que tão cedo se perdera
Sentiu a falta do abraço
De quem teimou em viver
Apenas com o que restou

Marcos Barreto de Melo

Outras fotos do lançamento : livro "No Azul Sonhado"- Por Nívia Uchôa


by Nicodemos


Franz Lisz



Franz Liszt (pronuncia-se Lisst), em húngaro Liszt Ferenc, (Doborján, Reino da Hungria, 22 de outubro de 1811 — Bayreuth, 31 de julho de 1886) foi um compositor e pianista teuto-húngaro do Romantismo. Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.

Antoine de Saint-Exupéry



Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (Lyon, 29 de junho de 1900 - Mar Mediterrâneo, 31 de julho de 1944) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.

ACASO

"Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, pois cada pessoa é única
e nenhuma substitui outra.
Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, mas não vai só
nem nos deixa sós.
Leva um pouco de nós mesmos,
deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito,
mas há os que não levam nada.
Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,
e a prova de que duas almas
não se encontram ao acaso. "

Antoine de Saint-Exupéry

Último dia de julho/2011- socorro moreira


Amanheceu nublado, neste último dia de julho. Já estamos no segundo semestre do ano, e a vida corre com suspiros e espirros, numa mudança constante. Sinto-me num trem-bala, deixando para trás a paisagem e guardando algumas cores, na impressão... Alguns registros em preto e branco, onde nada entendi, ou nada escrevi. Essa vontade de fazer por mim, por todos, me acompanha. Durmo pra sonhar, e entro nos sonhos festivos da arte.
O amor agora faz parte de um todo, que é meu toldo, e já não me ataca de ansiedades. Meu coração é minado, e ao mesmo tempo inflável das dores e sentimentos humanos.
Que tudo seja iluminado pela luz que não se apaga: fé, esperança, caridade. Elas se opõem às nossas inseguranças, desânimos, mesclada de uma passiva insensibilidade. Marquei encontros nos sonhos, perdi documentos, catei-os em bolsas que já se soltaram de mim. As perdas são irreparáveis... O novo embora escondido, só precisa de um chamado. Hora de recomeçar com a garra que nos resta... Existem perspectivas, limites a superar... Aqui, na vista de cima, e no basal, urgem atitudes, e realizações.
Que todos possam abraçar as novas oportunidades e os amigos que nos são próximos, na natureza emocional.

Cristo ganhou um Cirineu. Vamos identificar o nosso, e os nossos anjos também. Os anjos estão soltos no Planeta. Asas invisíveis, mas a luz intensa os denuncia.
Se a união faz a força, e o consenso é difícil, lutemos com as nossas boas intenções. A boa vontade faz o impossível acontecer!
-Um domingo especial para todos nós!

Socorro Moreira

"Perdidos no espaço" - José Nilton Mariano Saraiva

Tanto quanto a inquestionabilidade que o avião é o meio de transporte mais rápido e seguro do mundo, existe agora a apavorante comprovação (vide diálogo abaixo) de que na operacionalização dos seus comandos (mesmo nos portentosos e luxuosos vôos transcontinentais) às vezes se encontram pessoas flagrantemente despreparadas para lidar com situações de emergência, não convencionais, ou que ultrapassam os ditames manualísticos.
È o que lamentavelmente constatamos ao tomar conhecimento do relatório dado a conhecer nessa sexta-feira (29) pelo BEA, órgão do governo francês que investiga o acidente com o vôo 447, da Air France, contendo a transcrição das caixas-pretas, onde nos é revelada a tensão na cabine do avião nos minutos finais que antecederam a tragédia.
Tal qual cego em tiroteio, na conversa os dois co-pilotos (Bonin e Robert) e o comandante (Dubois) DISCUTEM POR NÃO SABEREM COM PRECISÃO SE O AVIÃO SUBIA OU DESCIA ( INCRÍVEL, NÃO ??? ). Veja, abaixo, a íntegra da conversa na cabine:
23h 10min 51 - Alarme de estol (ou perda de sustentação) - 54 seg;
23h 10min 56 - Bonin: TO/GA (aceleração máxima);
23h 11min 00 – Robert: Tente tocar o menos possível nos comandos laterais;
23h 11min 03 – Bonin: Eu estou em TO/GA (aceleração máxima);
23h 11min 06 – Robert: Ele vem ou não ?
23h 11min 21 – Robert: A gente tem ou não os motores, o que está acontecendo ?
23h 11min 32 – Bonin: Eu não tenho o controle do avião. Eu não tenho o controle;
23h 11min 38 – Robert: Vire à esquerda;
23h 11min 41 – Bonin: Tenho impressão que a gente conseguiu velocidade;
23h 11min 43 – (Barulho na porta da cabine);
23h 11min 43 – Dubois: O que é que vocês estão fazendo ?
23h 11min 45- Robert:O que está acontecendo? Eu não sei o que está acontecendo;
23h 11min 52 – Dubois: Então pega isso logo;
23h 11min 53 – Alarme de estol (ou perda de sustentação);
23h 11min 55 – Alarme de estol (ou perda de sustentação);
23h 11min 58 – Bonin: Tenho um problema; o variômetro não tá funcionando;
23h 11min 58 – Dubois: Ta certo;
23h 11min 59 – Bonin: Eu não tenho mais nenhum dado;
23h 12min 04 – Bonin: Tenho a impressão que estamos com uma velocidade louca, o que você acha ?
23h 12min 07 – Robert: Não sei, mas não solte;
23h 12min 08 – Alarme de estol (ou perda de sustentação);
23h 12min 10 – Alarme de estol (idem);
23h 12min 13 – Robert: O que você acha? O que você acha que devemos fazer?
23h 12min 15 – Dubois: Então não sei, está caindo;
23h 12min 19 – Bonin: Agora está bom, conseguimos estabilizar as asas;
23h 12min 19 – Dubois: As asas estão estabilizadas:
23h 12min 20 – Robert: Horizonte seguro;
23h 12min 26 – Robert: A velocidade ?
23h 12min 27 – Robert: Você está subindo;
23h 12min 27 – (Alarme de estol);
23h 12min 27 – Robert: Você está caindo, caindo, caindo:
23h 12min 30 – Bonin (co-piloto): MAS EU ESTOU CAINDO ?
23h 12min 30 – Robert (co-piloto): CAINDO;
23h 12min 32 – Dubois (comandante): VOCÊ ESTÃO SUBINDO;
23h 12min 33 – Bonin: Estou subindo ? Ok, vou descer;
23h 12min 34 – (Alarme de estol);
23h 12min 39 – Bonin: Ok, estamos em TO/GA (aceleração máxima);
23h 12min 40 – (Alarme de estol – 6 seg);
23h 12min 42 – Bonin: A GENTE SUBIU OU O QUÊ ?
23h 12min 44 – Dubois: Não é possível;
23h 12min 45 – Bonin: A GENTE SUBIU OU O QUÊ ?
23h 12min 45 – Robert: Qual é nossa altitude ?
23h 12min 46 – Bonin: UÉ, EU ESTOU CAINDO OU NÃO ?
23h 12min 46 – Robert: Agora você está caindo;
23h 12min 46 – Dubois: Anh, coloque as asas na horizontal;
23h 12min 46 – Robert: Coloque as asas na horizontal;
23h 12min 47 – Bonin: É o que estou tentando fazer;
23h 12min 47 – Dubois: Coloque as asas na horizontal;
23h 12min 49 – (Alarme de estol – 8 seg);
23h 12min 59 – Bonin: Eu estou tentando virar o máximo à esquerda;
23h 12min 59 – Dubois: O pedal;
23h 13min25 - Bonin: O que será que está acontecendo que o avião continua caindo?
23h 13min 28 – Robert: Tente ver o que você consegue fazer com seus comandos lá em cima, os básicos, etc;
23h 13min 32 – Bonin: No nível 100;
23h 13 min 36 – Bonin: 9.000 pés;
23h 13min 32 – Dubois: Acelere devagar;
23h 13min 39 – Robert: Sobe, sobe, sobe, sobe;
23h 13min 40 – Bonin: Mas estou subindo muito há algum tempo:
23h 13min 40 – Dubois: Não, não, não, não sobe;
23h 13min 40 – Robert: Agora caindo;
23h 13min 45 – Robert: Então me dê os comandos, me dê os comandos;
23h 13min 45 – Bonin: Vai lá, você tem os comandos. Ainda estamos em TO/GA;
23h 13min 55 – (Alarme de estol – 8 seg);
23h 14min 05 – Dubois: Atenção, você está subindo;
23h 14min 06 – Robert: Estou subindo ?
23h 14min 06 – Bonin: Bem, é isso que precisamos, acho que estamos a 4.000 pés;
23h 14min 17 – Alarme “pull up” (três vezes);
23h 14min 18 – Dubois: Vamos lá, vai;
23h 14min 21 – Bonin: Vamos lá, vai, vai, vai, vai;
23h 14min 21 – Alarme “pull up” (quatro vezes);
23h 14min 26 – Dubois: Dez graus de subida;
23h 14min 28 – Fim dos registros.

Fim do dia - Por José de Arimatéa dos Santos


Foto: José de Arimatéa dos Santos
 O sol vai descansar
E a noite começa a cair na cidade
Lá no horizonte ainda poucas luzes
De mais um dia tão produtivo
Teimam em colorir o céu
Assim também é nossa vida
A alegria está presente em tudo
Basta cada ser humano saber encontrá-la
Não tem coisa melhor da nossa existência
Se não viver e conviver em alegria...
E felicidade!