por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Rita Lee


Rita Lee Jones Carvalho, mais conhecida como Rita Lee (São Paulo, 31 de dezembro de 1947) é uma cantora, compositora, atriz e instrumentista brasileira de grande renome no rock nacional, denominada a "Rainha do Rock Brasileiro". Ela já vendeu mais de 60 milhões de cópias, sendo a cantora Brasileira que mais vendeu na história da música brasileira




A Energia de Cura do Alecrim


(Série o Poder da Natureza) por Rosangela Vecchi Bittar
Especalsita em Terapia Floral pela UFPE
Este artigo foi publicado ela primeira vez em 14.11.2009 no blog Cosméticos Orgânico e Natural e reproduzido em vários blogs mantendo os créditos da autora.

O Alecrim é uma planta cujo nome botânico é Rosmarinus Officinalis, originária do Mediterrâneo (crescia espontaneamente em suas areias), seu nome latino marinus significa “o orvalho do mar”, de odor forte e quente, pertence à família das labiadas. É um arbusto forte com folhas pontiagudas como as do pinheiro. Sozinho vale por uma farmácia medicinal e cosmética. 

Conta à lenda que suas flores eram originalmente brancas, mas, após seu contato com Nossa Senhora acompanhada pelo menino Jesus durante a fuga do Egito, tornaram-se da cor azul. Outra curiosidade é que se fala que um pé de alecrim jamais terá sua altura superior a de Cristo quando adulto.
No Antigo Egito era usado nos rituais de purificação. Hoje em dia, é muito usado para proteção e limpeza energética de espaços, colocando-se 7 gotas à entrada do espaço (casa, loja ou outro).
Desde os tempos antigos, acredita-se que auxilia a memória e os estudantes gregos tinham o hábito no período de exames, entrelaçarem ramos de alecrim em seus cabelos quando estudavam. Também era usado em casamentos, enterros, igrejas e hospitais para dar sorte, purificar o ambiente (poder anti-séptico). 
No século VI, o Rei Carlos Magno decretou que o alecrim deveria ser plantado em todos os jardins do império. 

Enfim, o alecrim tem várias propriedades dentre elas é analgésica, estimulante do córtex adrenal, cicatrizante, hipertensora, estimulante, cefálica, antiespasmódica. Dentro seus usos confortam a mente, a memória, excelente para os casos de doenças reumáticas (que são várias), estimula os nervos para os casos de perda de função nervosa, paralisia, perda de fala, pressão baixa, infecções intestinais, flatulência, problemas digestivos, etc. A nível emocional fortalece a auto-estima, dá coragem e auxilia a crianças com estrutura emocional passiva que não respondem à agressão vivida, também excelente para os casos de depressão. Trabalha a noção de tempo físico, com a pressa e sensação de que não temos tempo para nada. A nível energético é um costurador do plexo solar , restitui a energia perdida e casos de exaustão. 
O alecrim não é indicado para hipertensos, pessoas epiléticas, alcoólatras e mulheres grávidas. 

Seu óleo essencial puro é estimulante da memória e do bom humor. Fortalece a mente quando há esgotamento. Auxilia na clareza de pensamentos. Útil nas dores musculares, reumatismo e resfriado. É um tônico geral, relaxante. Usado em calvície e anti-caspa. Bom para queda de cabelos e como rejuvenescedor da pele. Cicatrizante. Uso em feridas, hipotensão, arteriosclerose, asma, debilidade, desmaios, dor de cabeça, distúrbios hepáticos, gota, cuidado da pele, palpitações, enxaqueca, distúrbio nervoso, fadiga mental, gripe e resfriado, dismenorréia, pedra na vesícula. Não usar durante a gravidez e nem em epiléticos. 

Rudolf Steiner que relata que o alecrim fortalece o “Eu” fortalece processos sanguíneos e estimula o metabolismo. 

O Floral elaborado com as flores do Rosmarinus officinalis é encontrado no Sistema da Flower Essence Society (FES) da Califórnia, Estados Unidos, no Sistema Francês de Philippe Deroide, e no Sistema de Minas, Itaúnas, Estado de Minas Gerais, Brasil. 

Na FES o nome conhecido é Rosemary que despertam o indivíduo para viver o presente, “encarnar”, ancorar, desperta, promove clareza mental, vitaliza, esquenta (para pessoas com mãos e pés frios), fortalece a vontade, restaura confiança na vida, indicadas para pessoas que se ausentam do corpo físico (sonolentas). Indicada para esquecimentos, pois, fortalece a memória, portanto, auxilia nos estudos, pessoas com problemas circulatórios e reumáticos. Aquece a alma, reconecta. No Francês, é chamado Romarin também menciona que aquece a alma, indicado para aqueles que sentem dificuldade de integrar a energia espiritual e não sentem o “calor interior” da alma. Este estado a nível físico se manifesta em problemas circulatórios e por sentir frio. Esta essência floral é estimulante, traz a qualidade de despertar, são recomendadas para os desorientados, esquecidos (perda de memória), sonolência e pessoas idosas. Destinada a aqueles que têm dificuldade de habitar o corpo ou pessoas exauridas por fadiga intelectual. Segundo Gurudas equilibra o corpo emocional, traz alegria e sensibilidade a pessoas mal humoradas e reservadas. No Sistema Minas é indicada para distraídos, desatentos. As indicações assemelham-se nos vários sistemas florais, muito embora o primeiro floral a base de rosmarinus tenha sido elaborado pela FES. Na verdade a aplicação do Rosmarinus é compatível com o Floral do Sistema Bach Clematis (oriundo das flores silvestres da planta Clematis vitalba) na questão do aprendizado, no estar presente, ancorar na terra embora, não seja integralmente igual em sua indicação.

De qualquer forma o uso correto é com responsabilidade terapêutica num contexto de processo e acompanhado por um profissional qualificado. 

Seja com objetivo de auxiliar um jovem que vai prestar vestibular, uma pessoa que apresenta uma doença crônica tipo reumática, envelhecimento, deve ser avaliado caso a caso. Exemplo: uma pessoa com problema reumático não melhorará só com esta essência floral, a ela deverá ser acrescentada outras que contemplem as queixas e questões inerentes a estes pacientes conforme pesquisa científica realizada BITTAR, Rosangela V., Doenças Reumáticas: O Alívio do Sofrimento na Perspectiva da Terapia com Essências Florais.

Concluindo, o Alecrim é uma benção da mãe natureza, que pode ser utilizado de diversas formas como chás, bouquet floral, banhos, óleos e cremes para massagem, réchaud sempre criteriosamente.

Assim, lembro da cantiga de roda que conforta, aquece como sua flor, alegra, trazendo a criança interior de cada um, cuja letra segue abaixo e finaliza este artigo.

Alecrim, Alecrim dourado.
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Alecrim, Alecrim dourado.
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco.
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPECursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584

Pouso complicado - José Nilton Mariano Saraiva

Estamos no Crato a fim de curtir as "passagem/chegada" de ano.
Como só decidimos vir aos 45 do segundo tempo, evidentemente que não mais encontramos passagem na privatizada e sofrível empresa "Guanabara", daí a opção obrigatória pela empresa aérea Avianca.
Já na saída, quando a aeronave era empurrada pra trás por um daqueles carrinhos que se prestam para esse tipo de serviço, notamos um barulho estranho na parte inferior do avião, como se alguma coisa estivesse emperrando as rodas. Já no ar, no momento do recolhimento do conjunto do trem de pouso/decolagem, novamente o barulho estranho.
Com decolagem às 08:55 hs e previsão de pouso às 09:45 hs, o voo foi uma tranquilidade e de uma pontualidade britânica.
Anunciado o pouso, todos se postaram como recomendam os manuais, com relação à posição do poltrona, uso do cinto de segurança, aparelhos eletronicos e por aí vai. E aí pintou o imprevisto, aquilo que nenhum passageiro de avião quer que aconteça, porquanto apavorante; na hora em que as rodas traseiras tocaram o solo, provocando o atrito com o asfalto, decorreram alguns milésimos de segundos e o avião arremeteu, com força, e paulatinamente ganhou altura (isso depois da aenonave ter tocado o solo).
O silêncio foi sepulcral, e nas faces dos passageiros imediatamente instaurou-se um misto de surpresa e horror; e haja gente rezando, outros com cara de choro, outros com os olhos fechados como se estivessem pressentindo algo desagradável.
Depois de dois ou três angustiantes minutos sem nenhuma comunicação, eis que ressoa a voz do comandante pedindo desculpas, que houvera tido um pequeno problema, mas que dentro de dois minutos a aeronave faria o pouso.
Quando finalmente a terra firme se fez presente, o alívio foi generalizado e todos se perguntavam entre si o que teria havido. Como ninguém indagou nada a tripulação (falta de coragem, medo de permanecer mais uns segundo ali dentro ???) na passagem ousamos encará-los, e aí, indagamos: "O que houve no pouso, causando o arremate; algum problema mais sério ???" (lembram do barulho estranho ao qual nos referimos, quando da saída de Fortaleza ??? Será que o avião da Avianca voou com problemas, só pra cumprir horário ???).
O "sorriso amarelo" dos mesmos denunciava que sim, tanto que a resposta foi aquela que também deve constar dos manuais: problemas com o vento e por questão de segurança preferimos arremeter.
A pergunta é: aqui, na Região do Cariri, nessa época do ano as correntes de vento são tão fortes assim, capazes de impedir o pouso de uma aeronave que pesa toneladas ??? Ou teria havido alguma mancada, algum erro de avaliação dos pilotos ??? Ou será que o trem de pouso dianteiro emperrou na hora do pouso ??? (particularmente entendemos que sim). E o "estado de espírito" dos passageiros que se dirigiam a São Paulo, e que tiveram que ficar na aeronave, como ficou ??? A Avianca emitirá algum "comunicado" relatando para o público a ocorrência ???
De nossa parte, estamos a cumprir a nossa cidadania, colocando publicamente o terror experimentado por todos os passageiros do voo 6377, da Avianca, no percurso Fortaleza-Juazeiro, no dia 30.12.2011.
Estamos tentando manter contato com a TV Verdes Mares e Jornal O POVO a fim de que cobranças sejam feitas à empresa. Se alguém puder noa ajudar, fornecendo e-mail ou telefone, agradecemos desde já.
CULTIVAR ROMÃS
                                        Miguel Sanches Neto

Gostaríamos que tivesse
nascido ao acaso,
de sementes excretadas
por pássaros
a romãzeira do quintal
comprada
na loja de produtos
agropecuários
mas tivemos que esperar
a frágil muda
adotar uma terra
inculta.
Da primeira florada
colhemos as cinco
frutinhas
saciando a fome.
Fome
do que um dia fomos
já que toda romã
vem da infância.
E foi com gula
que rasgamos a fruta
para repartir
seus rubis.
Na nova florada
duplicaram as romãs
que vergam
frágeis ramos.
A primeira delas
rachou logo
e foi invadida
por formigas.
De longe
apenas olhamos
as nove romãs
que ainda restam.
Esperaremos que todas
se desperdicem
ou que alimentem
os bichos?
Mesmo as romãs
viram rotina
neste jardim
rente à vida?
Acordemos cedo
amanhã
e disputemos
róseas romãs,
inventando
alegre vinho
em lábios
ilícitos,
para que insetos
e bichos
não nos tirem
os prêmios
e ao cuspir pelo jardim
sementes insanas
surja de nossas bocas
um pomar de romãs.



RECOMEÇAR (Carlos Drummond de Andrade)

Não importa aonde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".
Recomeçar é dar uma chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e o mais importante...
Acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período?
Foi aprendizado...
Chorou muito?
Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes?
É porque você fechou as portas até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da sua melhora...
Pois é...
Agora é hora de reiniciar...
De pensar na luz...
De encontrar prazer nas coisas mais simples de novo...
Que tal um novo emprego?
Um corte de cabelo arrojado...
Diferente?
Um novo curso...
Ou aquele velho desejo de aprender a pintar...
Desenhar...
Dominar o computador...
Ou qualquer outra coisa...
Olha quanto desafio...
Quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus, o esperando.
Está se sentindo sozinho?
Besteira...
Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento"...
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza...
Nem nós mesmos nos suportamos...
Ficamos horríveis...
O mal humor vai comendo nosso fígado...
Até a boca fica amarga!
Recomeçar...
Hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?
Ir alto...
Sonhe alto...
Queira o melhor do melhor...
Queira coisas boas para a vida...
Pensando assim trazemos para nós aquilo que desejamos...
Se pensamos pequeno...
Coisas pequenas teremos...
Já se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor, o
melhor vai se instalar na nossa vida.
E é o hoje o dia da faxina mental...
Joga fora tudo que te prende ao passado...
Ao mundinho de coisas tristes...
Fotos...
Peças de roupa, papel de bala...
Ingressos de cinema, bilhete de viagens...
E toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados...
Jogue tudo fora...
Mas, principalmente, esvazie seu coração...
Fique pronto para a vida...
Para um novo amor...
Lembre-se: somos apaixonáveis...
Somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
Afinal de contas...
Nós somos o "Amor".
"Sou do tamanho daquilo que vejo e não do tamanho da minha altura".