por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 29 de maio de 2014

"Abobrinhas" - José Nilton Mariano Saraiva

Começou. Tanto que, na noite de ontem, a seleção da Austrália já pintou no pedaço. E nesses 15 dias que faltam para o início da Copa do Mundo de Futebol, aqui no Brasil, vamos ter que conviver, sim, com as “abobrinhas” e conversas fiadas da vida. Quem não quiser se sujeitar a tanta babaquice, o jeito é se enclausurar em algum desses conventos da vida e tentar se isolar do mundo (sem acesso à Internet, televisão, rádio e coisas parecidas, o que é um tanto quanto difícil).

Afinal, como pode um dos mais conceituados banco de investimentos do mundo querer momentaneamente se transfigurar numa espécie de “pitonisa” e, daí, se danar a prever resultados de jogos de futebol, usando para tanto “modelos econométricos” de rara precisão (porquanto baseados em 14 mil observações, contemplando os últimos 54 anos) ???

Pois é, para o banco americano Goldman Sachs, o Brasil não só será o campeão do mundo, como seus resultados serão: na primeira fase, Brasil 4 x 1 Croácia; Brasil 4 x 1 México; Brasil 4 x 1 Camarões; classificando-se em primeiro lugar no Grupo A, em seguida, de acordo com a projeção, a seleção brasileira enfrentará a Holanda nas oitavas de final, vencendo por 3 a 1. Nas quartas de final, triunfo sobre o Uruguai por 3 a 1. Já a vítima nas semifinais será a Alemanha, que será derrotada por 2 a 1. E, enfim – aleluia, aleluia, aleluia - o título será conquistado sobre a Argentina, também com uma vitória por 3 a 1. Portanto, nos sete jogos, 23 gols a favor e 7 contra (ou seja, a meta do Brasil será vazada em um gol a cada jogo e sua média de gols será de 3,3 por partida).

Torcendo desesperadamente para que tal “abobrinha” se transforme em realidade, não custa lembrar que, na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, o desacreditado selecionado do Brasil enfrentaria a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou simplesmente Rússia) já então disputando com os Estados Unidos a supremacia mundial em todos os setores da vida. A rivalidade era tão acirrada que a simples menção à Rússia já apavorava Deus e o mundo (dizia-se até que eles, os “comunistas” russos, eram dados a “comer criancinhas”). E a Copa do Mundo seria uma rara oportunidade da Rússia mostrar a todos, afinal, “quem era quem”. Pois bem, tempestivamente acionados, os até então infalíveis computadores soviéticos e seus modelos econométricos previram que a partida com o Brasil seria um “passeio” e que a Rússia chegaria à final, sagrando-se campeã do mundo.

Esqueceram, no entanto, de perguntar a um mulato de pernas tortas, nascido em Pau Grande, subúrbio do Rio de Janeiro, e que faria sua estréia na seleção brasileira naquela data, qual a sua opinião a respeito. Resultado: Garrincha estraçalhou e enlouqueceu a defesa russa com seus dribles desconcertantes (deixando sempre, a cada jogada, uma “ruma” de jogadores adversários sentados e grogues no gramado) e, assim, com dois gols de Vavá o Brasil despachou a Rússia do torneio, pavimentando a estrada rumo à final. Quando venceu os donos da casa por 5 x 2 sagrando-se campeão do mundo (e a defesa sueca, tal qual a da Rússia, suava frio e entrava em polvorosa quando o tal mulato das pernas tortas pegava na bola).


Era a desmoralização, completa e acabada, da pseudo-influência da informática no futebol. E a confirmação mundial do nascimento de um gênio na arte de jogar bola – Garrincha, ou simplesmente Mané, para os íntimos. Pena que, mais tarde, haja Garrincha sucumbido ao alcoolismo.

Parabéns, Ana Cecília!

anaceciliabastos@gmail.com

De: Ana Cecília Bastos (anaceciliabastos@gmail.com) Este remetente está na lista de contatos.
Enviada: terça-feira, 27 de maio de 2014 18:27:32
Para:

Queridas Pessoas,

estou me dando de presente de aniversário (60 anos) dividir com vocês este livro, Andanças, que acaba de sair, em formato eletrônico, pela Pharol Editora. Espero que vocês não o considerem um presente de grego! É um pouco extenso, mas tem muitas fotos.

O livro está hospedado no ISSUU, e aninhado no meu blog, Casulo Temporário (em cima, à direita), no seguinte endereço:


Pode também ser acessado diretamente pelo link: https://issuu.com/acecil/docs/andancas_by_ana_cecilia_de_sousa_ba

Espero que vocês curtam a aventura!

abraços,
Ana Cecília

Para os não afeitos a ler na tela, seguem algumas dicas para otimizar a leitura. 

1.Existe uma barra preta na parte superior central, acima do livro. Rolar a bolinha para a direita para aumentar o tamanho da página. Se esta barra não aparecer imediatamente, veja uma barra na página inferior, à direita, e clique uma seta dupla (na diagonal) para que a imagem apareça na tela inteira.

2. Na barra central superior, é possível escolher - clicando no ícone que parece um livro aberto (ou fechado) - ler como um livro aberto (duas páginas) ou visualizar somente uma página. No primeiro caso, use as setinhas laterais (ou da barra); no segundo, você vai descendo, usando as setinhas na vertical.