por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

José Calazans Neto Callou !




"José Calazans Callou Neto, mais precisamente, Calazans Callou.
Callou vem desenvolvendo um trabalho autoral árido, mas cultivável. Nascido no Crato-Ce na década de sessenta, época de transição social, onde surgiu no mundo, uma nova ordem, o formato universal na arte musical. Cresceu ouvindo rádio, como as AM Educadora e Araripe, no Crato. Surge a vontade de um dia fazer música, ter suas próprias composições.
Já nos meados da década de oitenta, integrou a pioneira banda de rock autoral do cariri cearense, a banda Fator Rh, como baixista, depois transformando-se em Lerfa-Mu, lançando a primeira fita demo da região. No começo da década de noventa, mudou-se para o Recife. Logo engajou-se aos movimentos musicais alternativos, como guitarrista da banda Gnomos da Metrópole, ganhou em 1996 o prêmio de melhor banda de rock do circuito universitário promovido pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Nesse mesmo ano surge a banda Nacacunda no Crato-Ce, onde veio a participar da etapa Norte/Nordeste do SKOL ROCK, no Recife. Junta-se aos caras da Nacacunda e passa a fazer inúmeros shows por diversas cidades do cariri cearense.
Em 2005, começou uma nova fase como produtor musical, produzindo o CD ao Rei da banda Astro Reggae, no ano seguinte, produziu o primeiro cd da banda Nacacunda, Na Lata. Em 2007, já em trabalho solo, produziu o seu primeiro cd Estação Urano, ainda não lançado. São 11 músicas em parceria com o poeta maior Geraldo Urano. A partir daí começou a tocar em diversos locais da capital pernambucana. Com esse trabalho, inscreveu-se no Festival Cariri da Canção, 2008, ficando em quarto lugar e ganhou em parceria com o compositor Luiz Carlos Salatiel o prêmio de melhor intérprete, com a música Girassóis (Calazans Callou/Geraldo urano).
Atualmente, está com o show Estação Urano, onde mescla o trabalho autoral com compositores já consagrados da música pop brasileira. Dentre eles: ( Walter Franco, Karnak, Zeca Baleiro, Abidoral Jamacarú, Pachelly Jamacarú, Los Hermanos, etc.)."

* Neto de Seu Calazans e Dona Mariquinha, pais dos meus amigos de infância e adolescência.
Filho de Chico Callou e Dona Severina ( minha querida professora primária).
Calazans circulava , nos bosques de eucaliptos dos anos 80 ( Parque Municipal do Crato). Lá onde uma tribo criativa e amiga, vivia se reunindo. Nunca fomos íntimos, mas sempre fomos próximos.
Tenho-lhe um verdadeiro afeto , e velada admiração.
Desejo-lhe sucesso, e plena realização como músico sensível de valioso talento. Todos que o conhecem podem testemunhar !

Um comentário:

Anônimo disse...

CALAZANS SERIA AQUELA FIGURA MÍSTICA E TÍMIDA QUE FEZ LETRAS NA urca? acaredito que vc abandonou o curso, mas ás vezes a gente ficava lá atras só rindo e conversando seilá o que