por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Homenagem ao meu pai – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Quero fazer uma singela homenagem ao meu pai, Aníbal Viana de Figueiredo, que faleceu há quatro anos e cinco meses. Ele foi um cratense de privilegiada inteligência que estudou em Fortaleza, mas como amava muito o Crato, preferiu montar o seu consultório de dentista nesta cidade. Casou com minha mãe, Maria Eneida de Figueiredo em 29 de dezembro de 1945 e viveram juntos sessenta anos de casados. Dessa união nasceram oito filhos. Foi um exemplo de marido e de pai. A saudade é grande, mas fica a certeza de que ele cumpriu a sua missão na terra. E pela minha fé, acredito que está contemplando a face de Deus, pois passou sua vida fazendo o bem aos outros. Um homem digno que plantou nos filhos a semente da honestidade, da responsabilidade, do respeito ao ser humano e do amor ao próximo. Meu pai era uma pessoa que tinha muito amor e entusiasmo pela vida e valorizava a amizade. Lembro-me com muita gratidão que recebi dele muito carinho, amor e apoio em todos os momentos da minha vida, tudo que um ser humano precisa para crescer de maneira saudável. Embora sentindo muita falta da sua presença física, ele continuará nos guiando com o exemplo de vida e os ensinamentos que deixou para nós, seus filhos, para vivermos no caminho da retidão. Com a sua profissão, conseguiu formar todos os filhos. Jamais se preocupou em acumular riquezas e ter poder, pois era uma pessoa simples e sem vaidade. Sinto que meu pai nos deixou a melhor herança, os valores “que nem a traça e a ferrugem corroem, nem os ladrões assaltam e roubam.” (Mt, 6-19). Agradeço a Deus por ter me dado um pai tão maravilhoso, presente em todos os momentos da minha vida. A educação que recebi dele era baseada no seu testemunho de vida. Muitas vezes eu presenciei cenas importantes, para o meu crescimento como pessoa humana nas atitudes de meu pai. Na sua profissão, nunca agiu com egoísmo, sempre tratou bem a todos os seus clientes sem fazer nenhuma distinção com os que podiam pagar ou com os que não podiam pagar. Era solidário com os novos dentistas que se instalavam na nossa cidade, ajudando-os em tudo que fosse possível, sem nenhum temor de sofrer concorrência. São essas e outras qualidades que admiro no meu pai e foram passadas para todos os filhos ao longo da vida, que me fizeram decidir escrever essas palavras de respeito, amor, orgulho e agradecimento por esse pai que fez tudo que pode para fazer de seus filhos pessoas dignas.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

9 comentários:

Liduina Belchior disse...

Magali,

Grande pai, grande profissional!
Excelente contador de histórias, figura humana ímpar!

Parabéns pelo texto, um abraço: Liduina.

vieira calado disse...

Bela homenagem!

Em relação à sua pergunta:
claro que pode!

E se colocar a ligação ao meu blog, então fica perfeito.

Sabe, é que tenho um livro brevemente a sair aí, no Brasil...

É uma segunda edição, já que, por cá, o livro está esgotado.

Beijinhos

socorro moreira disse...

Esse texto é uma relíquia.
Magali foi muito feliz em homenagear uma figura como a de Dr. Aníbal.
Ela nem precisava ser sua filha... Ele é um exemplo de cidadania para todos os cratenses que o conheceram.

Abraços, querida !

Anônimo disse...

Agradeço a Liduína, Socorro e o Sr. Vieira Calado por terem lido o meu texto.

Abraços

Magali

Stela disse...

Parabéns, Magali, pela homenagem.

O Dr. Anibal foi um profissional muito destacado pelo cuidado com os pacientes e pela simplicidade de viver.
Um abraço carinhoso, querida amiga.

stela

Anônimo disse...

Obrigada pelo comentário Stela!

Abraços da amiga

Magali

tatiana disse...

Texto belíssimo sobre nosso pai. Este sempre presente na nossa vida. Papai e mamãe eram exemplo de casal feliz. Tenho orgulho de ser filha de Anibal e Maria Eneida. E ter voce como irmã. Adorei esta homenagem. Papai merece. Bjs

Anônimo disse...

É isso aí Tatiana, não devemos nunca esquecer o que os nossos pais fizeram por nós. obrigada pelo comentário.

Um grande abraço.

Magali

Anônimo disse...

É isso aí Tatiana, não devemos nunca esquecer o que os nossos pais fizeram por nós. obrigada pelo comentário.

Um grande abraço.

Magali