por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 21 de junho de 2011

21 de Junho – Aniversário da Cidade de Crato – CE



A cidade de Crato está situada no estado do Ceará, na região do Vale do Cariri. Como faz fronteira com o estado de Pernambuco, a cidade sempre esteve ligada a ele, pelo fato de que os pais mandavam seus filhos para estudarem em Recife. Mas após a criação da Universidade do Ceará, essa influência diminuiu.

Próximo ao município está a Chapada do Araripe, que está incluída numa área de proteção ambiental. O lugar é um dos últimos redutos da mata atlântica no estado e já foi pesquisado por um grupo de pesquisadores, em fevereiro de 2001, que procuravam fósseis, coisa que existe em grande número na Chapada. Esses pesquisadores acharam nessa região o fóssil do Santanaraptor Placidus. No local funciona o Centro de Pesquisa Paleontológico da Chapada do Araripe, com um acervo de mil peças.

Crato é a terra natal do famoso Padre Cícero, um sacerdote católico e um político de renome na região. Devido ao seu carisma, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará e da Região Nordeste do Brasil.

O município do Crato foi instalado no dia 21 de junho de 1764.

Origem do topônimo: vocábulo de origem portuguesa, certamente homenagem ao vilarejo qual infante D. Miguel, depois do Rei Miguel I, foi o último Grão-Prior. Tal vilarejo está construído sobre as ruínas de uma povoação remotíssima chamada Ucrate ou Ucrato. Todavia, é voz corrente na região caririense que o nome Crato é uma corruptela da palavra Curato de São Fidélis de Siguaringa, depois Curato de São Fidélis e, por fim, simplesmente, Curato e daí Crato.

A Chapada do Araripe possui aproximadamente 180 km de extensão por 40 km de largura. Sua altitude é de aproximadamente 900 m, uma das maiores formações geológicas do estado. Sua formação granítica permeável de encontro ao sopé com sua camada impermeável constitui o maior lençol d’água subterrâneo desse tipo no mundo. Ela está dividida em 3 setores: exploração agrícola, pecuária e a Floresta Nacional Araripe-Apodi.

A riqueza da cultura popular do Cariri está registrada no Crato. Hoje os turistas presenciam manifestações artísticas preservadas desde os tempos dos índios Kariris. Pastoris, violeiros, bandas cabaçais, grupos de pífanos, além de mestres populares em cordel e xilogravuras, são exemplos da cultura presente no Crato. O município tem se destacado na região por sediar importantes eventos de negócios e de entretenimento, como é o caso da Expocrato, feira de agropecuária de maior representatividade no Nordeste.

Além do Museu de Fósseis, para os interessados em ampliar os conhecimentos científicos, o Crato oferece também, como pontos turísticos, o Museu Histórico e de Arte, a Universidade Popular da Arte, o Seminário Diocesano São José e o Sítio Histórico do Caldeirão, que conta a saga do Beato José Lourenço e a história da comunidade do Caldeirão. Existe ainda a Igreja de São Francisco, com uma torre contendo seis relógios em funcionamento e que faz parte do Guiness Book.

Fonte: Cidades / City Brazil

Nenhum comentário: