por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 19 de julho de 2011

JECONIAS- por José do Vale Feitosa



- Quando nascer registro com o nome de Jeconias.

- Jeconias? De onde vem isso?

- De onde não tem Zé, Antonio, Manoel e Ananias.

- E isso é nome dos tempos de hoje?

- E interessa? Não quero é nome que todo mundo já tem.

- E sabes quem foi Jeconias?

- Nem quero saber. Eu quero é um nome diferente para meu filho.

- Mas poderia ser outro: Wolfgang, Setembrino, Giusepe, tudo isso é nome diferente.

- E daí? Eu quero é Jeconias e pronto. Está determinado.

- Mas Jeconias de que meu camarada? Qual o sobrenome?

- O meu e o da mãe dele!

- Jeconias Maria de Jesus?

- Ora se é o sobrenome dela e o meu!

- Mas é uma salada bíblica este nome.

- O quê?

- Uma mistura do velho e novo testamento.

- E daí. Não pode não?

- Pode, mas é esquisito para caralho.

- Então, vai ser Jeconias de Nada. Se for para agradar, vai ser assim.

- E o teu filho já começa com um nada de futuro?

- Ora porra e não é do nada que a vida de pobre começa mesmo?

- Mas o sujeito já levar um nome desse para cima e para baixo, isso já é demais. Aí as pessoas vão dizer "Qual é teu sobrenome?" Ele vai responder: "De Nada". Quem fez a pergunta fica confuso e diz "Não quero saber se teu sobrenome é importante ou não, eu só quero saber é como fica na tua certidão de nascimento". Escrito assim mesmo: "Jeconias de Nada". E então vão dizer " Ô fulano mando o de Nada para falar com beltrano".

- Esse argumento é fuga. Tu estás fugindo do que comecei falando. Eu disse que não quero é que o meu filho tenha nome comum: José Maria de Jesus, Antonio Maria de Jesus, Ananias Maria de Jesus. Eu quero um nome que se alguém chamar só tenha ele na sala em que estiver. Quando disserem: "Jeconias!". Será ele e pronto.

- Mas isso é nome arcaico. Ninguém mais usa isso. Então faz como todo mundo por aqui, junta sílabas do teu nome com o da tua mulher que vai ficar diferente do mesmo modo.

- Aí é que te enganas. Os evangélicos vivem agarrados na leitura da bíblia e o que tem de nome retirado dela não é sopa. Está cheio por aí de: Izaías, Melquesedeque, Ageu, Baltasar, Jessé e vai de lista adiante.

- Não tarda a aparecer Jeconias. Então junta teu nome com o da tua mulher.

- Meu nome é Tobias e o da mulher Ana, isso é bom para juntar nome feminino, mas masculino não dar. Se fosse mulher poderia ser Tobiana, Biana, Asana, Anabias. Nome de homem só dava Anato e isso eu não quero para meu filho. Vai ser é Jeconias mesmo.

- Mas que visgo é esse com este nome?

- E o que tu tem contra ele afinal de conta. Tudo que tu atacou dele eu já respondi e tu não larga a situação.
- Mas Jeconias? Não dar.

por José do Vale Pinheiro Feitosa

Nenhum comentário: