por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A frase que Niemeyer não disse - José do Vale Pinheiro Feitosa

Os  blogs de vários lugares e inclusive do cariri, em larga escala, picaram uma suposta frase do Niemeyer que é uma farsa. De cara se deve suspeitar da mesma pois Niemeyer tinha lá suas ingenuidades, mas sabia perfeitamente qual a realidade em que projetou Brasília. A outra coisa mostra a ignorância dos farsantes (que fizeram a montagem) e que todos embarcaram pelo vício do cachimbo, pois acredito que todos os nossos coordenadores de blogs sabiam aprioristicamente que o Plano Piloto em formato de Asa de Avião é de Lúcio Costa. Aliás Brasília é rigorosamente o projeto de três gênios: Niemeyer, Lúcio Costa e Joaquim Cardoso no cálculo estrutural.

E tem mais: Brasília é o maior projeto de expansão para o Centro Oeste que já houve. Com ela o Brasil mudou a ponto de ser o que é hoje. Portanto tem Juscelino na Política, tem os engenheiros, tem os candangos e muita gente empreendedora, entre alguns malfeitores. Brasília custou caro não apenas pelo  roubo, mas pelo que é de fato construir uma cidade no meio do sertão em pouco mais de três anos. E tem mais: a marchar para o interior do Brasil já deu retorno de milhares de vezes o que se gastou em Brasília. 

A farsa já tem um viés ideológico de marca: os comunistas arrependidos. Niemeyer foi até o último suspiro sendo uma pessoa universalmente querida mantendo a sua coerência de comunista. Inclusive financiando atividades, ajudando à sobrevivência do PCB e de uma editora de livros. E tem mais o modo acrítico como se divulga é o resquício redivivo do velho udenismo golpista. 

O segundo erro: não basta assinar para se tornar o texto de alguém. Oscar Niemeyer é elegante, não usaria a palavra penico para descrever Brasília e jamais compararia Brasília com um Camburão. À direita brasileira não apenas por vezes falta senso de acerto, como exagera na ignorância. Um comunista o é essencialmente porque acredita na política e nela realiza o combate, jamais se insurge como nesta frase contra a política. E por último: basta ir agora mesmo ao Google e examinar outras frases do Niemeyer, além de não ser grosseiro, ele acreditava na sua obra realizada. 

Eu vi essa reprodução em vários blogs aí do Crato e seria bom uma nova avaliação dos seus responsáveis. Volto ao assunto por uma questão já apontada ontem na manipulação frequente da internet. Por isso roubam senhas de pessoas desavisadas e por vezes ingênuas. 

Nenhum comentário: