por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os castelos de RICARDO BRENNAND


Almocei em boas companhias - a de Stela, Raul e Joaquim. Depois fomos visitar os castelos de Brennand.
Extasiaste!
O passado em artes, na minha cara.Não desejei viver no tempo das armaduras,duelos,adagas,ouro e pedras preciosas.

O obsceno não era obsceno.O nu artístico garantiu-me isso.
Mas, e os cintos de castidade ?
As esculturas contrastando com a moral atual, mostravam o amor alheio ao sexo/pecado.
A ordem moral estaria ligada à propriedade?
Por que tenho grilos com adonamentos?
Quero liberdade, fraternidade e igualdade !

Minha cabeça trabalha
Meu coração se aquieta
Olhei o céu de Recife desejando que ele permaneça em mim.
Despedi-me das suas pontes.
Minha alma holandesa sente-se livre !

socorro moreira


O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. É uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand. O instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por museu, pinacoteca e biblioteca, circundados por um vasto parque.

Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XX, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção mundial de pinturas de Frans Post.

O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3.000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XIX. A biblioteca do instituto possui 20.000 volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras.
wikipédia

Nenhum comentário: