por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 11 de setembro de 2011


Prefeitura vai construir maior cemitério púbico da Paraíba; são 23.250 vagas
06/09/2011 | 12h06min

A população de João Pessoa ganhará nos próximos meses o maior cemitério público do Estado da Paraíba que será construído pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) no Conjunto Cidade Verde. O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e corresponde a 23.250 novas vagas para sepultamentos. Agora ele será encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) para estudo de viabilidade ambiental.

Do total de vagas, 11.976 serão em covas verticais/rotativas e outras 11.274 em covas horizontais/permanentes. Ao todo, são 95.581 metros quadrados de equipamento que está totalmente adequado às normas ambientais. O projeto passou por um estudo técnico que mostrou a viabilidade da obra, localizada mais de quatro metros acima do lençol freático, descartando qualquer perigo de contaminação da água e do solo.

Em relação à estrutura, o cemitério irá dispor de uma capela ecumênica, central de velórios, administração, copa, ossários rotativos e permanentes, estacionamento, além de área gramada. “Será o maior e mais moderno cemitério público do Estado e, certamente, vai atender vários bairros da cidade”, ressalta do secretário da Sedurb, Lucius Fabianni. Ele acrescenta que não há problemas de vagas nos cemitérios públicos, mas que o novo empreendimento irá arejar os atuais cemitérios de João Pessoa.

Parque – Uma novidade do cemitério é que ele terá a estrutura de um parque. São 70 mil metros quadrados de área verde entre o interior e o entorno do equipamento com um cinturão de mata de cinco metros que separa a obra das ruas que dão acesso às residências. Isso deixa os moradores próximos mais confortáveis porque não terão visibilidade do interior da estrutura.

Reformas – Assim que for inaugurado, o cemitério do Cidade Verde será administrado pela Sedurb que já é responsável por outros seis cemitérios públicos de João Pessoa (Senhor da Boa Sentença, Santa Catarina, Cristo Redentor, São José, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha) e acompanha a administração de dois particulares (Jardim Mangabeira e Parque das Acácias). Juntos, eles recebem cerca de 350 sepultamentos por mês. Além da manutenção tradicional, a gestão municipal também estuda a reforma destes equipamentos mais antigos.

Nenhum comentário: