por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Comer demais é pecado



Nunca fui de comer demais. Depois da diabetes tornei-me voraz!
Recife saciou-me , em todos os sentidos. Como se não bastasse a presença dos amigos , ainda deliciaram-me com quitutes de paladar inconfundível !
Primeiro foi no aniversário de Stela, justo no dia da minha chegada. Gente , nem tinha explicação. Mal terminávamos de petiscar um prato, ela já trazia na bandeja uma outra novidade ... Cada uma mais gostosa que a outra. Pensei logo : vou fazer um laboratório culinário na fonte desses quitutes.
Dia seguinte almoçei na casa de Rosa Guerrera , e surpreendi-me com os dotes culinários de MARY. A danada cozinha , infinitamente melhor do que eu. Apresentou-nos umas panquecas ao molho de tomate com manjericão , afora outros pratos. Não resisti ! Pedi-lhe a receita de imediato , e lá vem a minha nova amiguinha com a receita anotada numa folhinha de papel, com a letra das pessoas ternas e generosas. Claro que vou passá-la pra vocês !
A casa de Rosineide é habitada por poucos ( ela, e um casal de filhos). Todos lindos, sarados ,saudáveis! Mas nem entendo como aquele povo mantém a forma. Por toda parte da geladeira e armários , a gente encontra guloseimas.
E quando Rosineide diz ...: vou fazer uma tapioquinha, uma carninha moída, um risoto de carne-de-sol , um suquinho especial ? Ai, meu Deus do Céu... É pra gente comer gemendo ou ajoelhada !
Por todas essas lembranças , vai a minha sugestão para o almoço dessa terça-feira :
Panquecas da Mary recheadas com a carne moída de Rosineide.
Panquecas da Mary ( receita da massa)
1 1/2 de leite
2 ovos inteiros
1/2 xícara de maisena
1 1/2 de farinha de trigo
2 colheres de óleo
sal a gosto
Método : bater todos os ingredientes no liquidificador , e deixar a massa descansar por 10 minutos.
Recheio ( carne moída da Rosineide)
1/2 kg de carne moída ( sem gordura)
1 colher de sopa do tempero Regina
1 cebola grande picadinha
1 pimentão verde
1 tomate
1 tablete de caldo knor
cheiro verde
colorau, pimenta de cheiro
2 colhers de óleo.
Temperar bem a carne , levar ao fogo (brando) , até ficar enxuta.
Molho de tomate com manjericão e orégano
Azeite, 4 dentes de alho laminados, 1/2 kg de tomates maduros, sal à gosto, uma pitada de orégano , e folhinhas de manjericão batidas. . Deixar desmanchar os tomates , e passar no liquidificador.Retornar à panela , e deixar dar mais uma ferfura. Picar, na finalização,pedaços de mussarela . Cobrir as panquecas já enroladas e recheadas , e polvilhar com queijo ralado.
Agradeço o carinho dos meus amigos : Stela, Pedro, Jacinta, Rejane, Berta, Ofélia, Alexandre, Fernanda , Rosineide, Nilo Sérgio, Giovani, Rosa , Ana Lúcia , Dona Zélia , Mary, Joaquim e Renata.
Espero recebê-los em breve, no nosso Cratinho.

Nenhum comentário: