por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

àguas passadas movem os meus moinhos


Águas passadas movem os meus moinhos

Eu tinha um amigo que adorava mulheres das pernas tortas, e dizia isso com toda razão:
- Imagine o enrosco dessas pernas no meu corpo. Encaixe perfeito!
- E as minhas panturrilhas humildemente, se encolhiam.
Estávamos no Amazonas. Os meninos tomavam cerveja em latinhas, salpicadas de sal e limão. Claro que eu ia de "Baré", e o tira gosto era Tucunaré. Tempo infernal e celestial. Chuvas diárias nas tardes, banhos nas calçadas, no meio do mundo - um mambembe coletivo, atiçado e resfriado. Terra aonde a lepra se espalhava.
- Cuidado menino, com beijo de língua; com mordiscadas na orelha... (Cuidado para não engolir coisas alheias).
E o tempo quebrava o relógio. A estrada era selva, e o rio navegável. Exuberância, nos passeios de lancha (50 HP). De uma margem para outra, nem se tivesse olhar de lince, ou pescoço de girafa, a gente vislumbrava a margem do outro lado... Só se via água e céu, um mar nublado, sem ondas, sem turmalina, mas tinha a beleza das garças.
Nas noites, imperava o carimbó ou um violão mineiro.
Num grupo de dez, eu era apenas só!
Cansados das caças, fretamos um avião para gastar dinheiro, no "Selton" de Porto Velho. Os meninos esticaram o vôo até Letícia, na Colômbia, atrás de Old Parr e "Saco Roxo", e eu fiquei num salão de beleza, pintando os cabelos de vermelho.
Naquela noite, nos banqueteamos depois de três meses, com filés ao molho madeira.
Digestiva foi a Discoteca. Sons de Tina Turner - Dancing Days. Uns remelexos soltos, e ao mesmo tempo presos, nas meias de lamê.
Benditas diárias, que nos davam chuva, rio, peixe, castanhas e algumas mordomias.
Ontem assisti ao filme "Ensaio sobre a Cegueira”, baseado no livro de Saramago, e :

Evoquei todas as águas,
nas quais já me molhei.
Bendisse a vida.
Umedeci a pele,
folha seca da cegueira.
Agora posso fechar os olhos
Viver o que deixei passar.
Posso na vida
também adiantar o olhar.
Buscar-me, buscar-te
Entregar alma em mãos...
Confiar!

Nenhum comentário: