por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Meu nome é Socorro




Rio sem piedade do nome feminino: Socorro! Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraiba

Metade das mulheres, que nasceram nos anos 50, chamam-se Socorro! Claro que questionei minha mãe,chegando até a cobrar:Mas mulher, porque meu nome não é Mônica, se nasci no dia 27 de agôsto?Ela até gagueja, quando explica! Ô minha filha, sofri tanto pra você nascer(três dias e três noites). Fiz promessas com São Raimundo Nonato, para ter um parto feliz...E, se fosse menino, seu nome seria Nonato ( pior ainda !). Aí nasceu uma menina...Ela nem duas vezes pensou...Nossa Sra do Perpétuo do Socorro é a santa da devoção de São Raimundo...Para agradá-lo, minha primeira filha recebeu o nome de Maria do Socorro . Meu padrinho escolhido foi um amigo muito querido da minha mãe: Vicente Feitosa, irmão de Zé do Vale. E sabe o que ganhei, no dia do meu primeiro aniversário? Uma imagem linda de Nossa Sra do Perpétuo do Socorro.Ela tem olhinhos de vidro castanho bem escuro...É belíssima! Naquele tempo, a Livraria Católica de Zé do Vale e Vieirinha ,vendia artigos religiosos, via Sampa. No meu segundo aniversário, meu padrinho presenteou-me com uma imagem de São Raimundo Nonato.Quando a encomenda chegou, ele havia falecido prematuramente, justo no dia em que seria celebrado o seu casamento com a minha madrinha Eurídice( uma moça de Araripina). Mas, Zé do Vale chamou a minha mãe, e entregou-lhe a minha herança. Em toda minha infância, visitei com a minha madrinha e a minha mãe,uma casa linda na Batateira.O muro coberto de trepadeira rosa;paredes brancas, e portas azuis...Inesquecível! Acho que na casa tinha um pé de cajá, no quintal...Lá moravam pessoas humanas, amigas e doces... como Dona Leonarda, Seu Fernando, Dona Gisélia ...

Bom, já passou a raiva de ser "Socorro"...É meu signo!

Nenhum comentário: