por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Outubro

Dia de São Francisco


O dia 4 se aproxima .

Adianto-me , quando conto um fato . Adianto-me ,quando pago a conta .

É como um parto : contar , pagar , encontrar o dia seguinte , sem pendências contábéis ,afetivas ou existenciais .Todos os dias , uso a velha matemática , e tento deixar a vida bem equacionada ... ou quase !

Existe um cofrinho cheio de mistérios. Ele nunca revela o que recebe , nem quanto dispôe para retiradas... Ele é mágico. São Francisco é o guardião da chave .Um Santo que distribue , mas repôe , assim acredito !

Há 6 anos atrás , na boca da noite , sentei- me na Pça Alexandre Arraes , aonde marcara um encontro . Meu coração desejava a reconciliação, mas nem sabia , sequer imaginava , o desfecho da minha intenção. Chegou capengando , falido emocionalmente , com medo e espanto no olhar. Chegou , segurou-me por inteira , tirou-me do mundo e de todos ... E assim , um tempo a mais virou chances , vividas por mais adiante !

Há 5 anos atrás, enquanto a procissão passava , eu desejei um reencontro. Sou insistente , quando quero bem (só quero o bem ) !

E lá voltei , e lá fiquei do entardecer até o sorriso da noite , quando a primeira estrela piscou , e a lua nasceu... Ninguém chegou , e a minha espera também se ocultou.

Hoje já nada espero , nem posso , nem quero ... Todos os dias , imagino velas , iluminando o inconsciente coletivo .Uma corrida de luz , entoando canto. Meu coração se aperta , e implora fé aos céus .Não gosto dos sermões , ritos , e de nenhuma ou qualquer religião .Quando eu tinha 14 anos escutei a célebre frase de Marx : " A religiao é o ópio do povo ".

Pensei e internalisei ... Tornei-me livre pensadora ( mas adorando os meus santinhos) .

Oração é canto silencioso ...

Quando o dia amanhece ou termina, preciso das cores da manhã , e sons da natureza , que compôem hinos.

Dia de São Francisco...

4 de outubro de qualquer ano...

O santo " doido " de amor ...

- O Santo da compaixão !

De sandálias franciscanas,

saltos de "perua " no lixo ,

encaro a vida !

- Que Êle nos fale ,

esse grande poeta religioso ,

como se fóssemos pássaros !

Outubro


Outubro é velhice

Dias lentos e conscientes

desapaixonados , sem planos ...

de saúde , de vôos ...

pagando a mensalidade da paz ,

no jardim dos mortos.

Outubro dos atos inocentes

parabéns bestial...

"Nesta data querida " ...

Quem disse que o tempo quis ?

Outubro vermelho ...

Mês do rosário

e de todas as contas ,

fechadas e abertas ...

Até passar por todas as feiras

e comprar o peru ,

que deve ser contado.

Família grande ou pequena ...

Uma ave , uma árvore ...bastam !

A vida é seca ,

enfeitada com bolinhas coloridas

Algodão é a neve do sertão !

Nenhum comentário: