por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cinema antigo


Cinema antigo


Quem lembra o tempo em que, praticamente, o único divertimento eram as sessões de cinema?Todo mundo era cinéfilo, sem nenhuma consciência! A gente assistia a matinê, a vesperal, a sessão das 4h, e ainda cochilava, na sessão das 20 h. Antonioni era censurado para crianças...hei,hei... era só para quem tinha 18 anos, e olhe lá! Existia uma censura da Diocese, pregada no mural do Café Itaytera, que barrava a nossa entrada. As meninas do meu tempo só conheciam B.Bardot, Virna, Ava, Monroe, na revista "Cinelândia", que nossos pais assinavam.Eu lia todas! Sabia aos 4 anos, o nome de todos os maridos da Liz Taylor...Achava estranho,achava bárbaro! Ela não cumpria o castigo de ser infeliz , a vida inteira!

Depois, quando cresci, senti uma pena...! O sonho do amor para sempre, também foi por nós absorvido, nos livros de M.Delly.Estava gerado o conflito! Não sei como o povo da minha geração escolheu...tomara que tenham sido felizes!

Mas, enquanto não assistíamos Antonioni, víamos tanta coisa bonita, na telinha...:O mágico de Oz, Melodia Imortal, Música e Lágrima, Sissi, Zorro, Tarzan, Sapatinho de cristal,O pequeno Polegar,A Noviça Rebelde,Quando Setembro Vier, Aldilá, As aventuras do Gordo e o Magro,Chaplin,Marcelino Pão e vinho,Marisol( mil vezes Marisol!) os filmes épicos, os bíblicos, e os musicais...ah, os musicais! Inesquecíveis! As vezes vou em "Manoel" , lá no Jota, catar o que passou na minha infância, e não assisti por pouca idade. E foi assim, que a gente reencontrou Antonioni, Bergman,Bertolucci,Visconti,Scola,De Sica,Glauber Rocha,Fellini,Hichcock,Woody Allen,Pasolini,Truffaut,Godard,Vadim,Coppola,etc,etc . Claro que não preciso falar em Cecil B.de Mille, nem Walt Disney!

Se a gente tiver paciência, todos os segredos e mistérios, nos são revelados...menos o da vida e da morte!Nem precisa ser famoso...basta ter sido o fruto sadio de uma árvore; ter encontrado a própria essência, ter sido feliz!

Eu ando ultimamente, mas do que em toda vida, insaciável! É que já passei da meia idade, e a terceira, me acena, na curva do caminho.Como aposto na paisagem depois da curva...corro,corro,corro, e peço socorro, no mato sem cachorro!


Cheguei no umbral do destino

porta estreita,sem caminho

encaro a viagem,sem os veús,que me atrapalham!

Sigo...sem perder de vistas o rumo do infinito!

Tenho encontro com Osiris

numa tarde de abril!


Estamos sempre mergulhados na essência

que recheiao que a vida fatia!


Você vive protegido... Que tecido é esse?

Quero um fio para entrar na tua teia!



Chuva


Um dia é o céu que chora, porque tomou do mar as suas águas;


Outro dia é o cisco do meu olho,que a lágrima expurga!


O gôsto nem sempre é doce, mas orvalha a cara.


Chuva é benção...


Quando não chega,eu molho a grama do jardim,


e forro a cama de esperança!


É a mais linda imagem, que a natureza declina


branda como a lágrima,quando expele a dor,


e dela o coração se descola!


E essa "incompreensão" humana,de amar,sem entender...


é mistério benfazejo...


Aflora o cio


desvia o tédio


frutifica a poesia!

Nenhum comentário: