por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sábado, 19 de fevereiro de 2011

Surrealismo da lua cheia - Por Socorro Moreira



Depois daquela dor
Não brotou nova dor
Parece brincadeira de mau gosto
Toda mágoa de amor

O amor quando descobre a nossa fortaleza,
 Mendiga atenção, vira pedinte de Igreja,
Toca viola, faz repente, carrega um fardo na mão.

Alegria sincera  não tem explicação
É sorvete na mão da menina;
É bola no pé do guri;
É pequi, no meu norte brasileiro;
É chuva no pé de mandacaru,
 E uma florinha de lá, brotando fagueira.

O clima parou de brigar de chuva e sol.
Ficou no tempo nublado, das calçadas molhadas,
 e ensombradas pelas acácias.

Estou em paus,
E com todos os outros naipes
Procuro a sorte,
E guardo na manga um ás, e uns ais...
As malas soltas das poeiras
pedem-me um pó de um lugar qualquer...
Nem que seja do passado

Dora morreu
Sofreu uma paulada dos sonhos,
e fugiu com o aviador da saudade.
Telefonaram do Amazonas
Estão iludidos com a graça das garças
e encantados com as vitórias-régias
 Estão aquáticos!

Iara ficou muda e cega
Nem gelada, nem quente...
Um chá constante!
Um anti-gripante!
Desistiu de gente

Lua,
Com a chuva ficou tênue
Não ofusca a visão
Não embaça nossas lentes
É latente
É pra depois do futuro

Líricos lis
Flor-de-lis...
Diz-me?
Cadê Zé, Maria e João?

11 comentários:

Liduina Belchior disse...

Socorro,

Belo poema situando vários estágios da alma.

Abraços: Liduina.

Corujinha Baiana disse...

Simplesmente belo ? Não ! Bel[issimo !!!!!!!!!

socorro moreira disse...

sabia que já te vejo , quando entras?
Repara no globinho. Ele fotografa tua aura !

Beijos. excelente sábado.
A postagem de Zé do Vale tem trilha sonora de música que é a tua cara.Já esutou?

chagas disse...

Que poema! Heim! Que poema!

socorro moreira disse...

Gracias, Chagas .
Eu sempre me assusto com os comentários.
Não me considero versada... ( rs), mas sei que vcs são sinceros !

Grande abraço.

Corujinha Baiana disse...

Querida amiga,
"I´m in heaven" quando estou no Azul Sonhado,acredite !
Beijão

Aloísio disse...

Socorro,

Você deixou todas as luas na saudade.
Bravíssimoi!!!

Abraços
Aloísio

socorro moreira disse...

Eita, Aloisio , fiquei vermelha !

A intenção é permancer no azul ! ( rs)
Hj é dia de Capinam.
Pensei: Aloísio gosta !
Acertei?

Abraços, querido !

Stela disse...

Lindo, lindo!
Ah, minha amiga, como tua Lua se revela em imagens expressivas, palavras em versos que fluem, que desenham flor de liz, sorvete, malas de Dora. Mas, me diga auma coisa: encontraste Zé, João e Maria, os líricos?

Aloísio disse...

Socorro,

Claro que acertou. Capinam é dos GRANDES.

Abraços
Aloísio

socorro moreira disse...

Eles são poemas de carne e osso: fugidios...
Como não desisto dos versos, aqueles que possuem almas, rezo, e eles reaparecem .
Luas inesquecíveis estão no porvir !
Minha mãe gostava de cantar uma musiquinha que dizia assim:
"Oi Zabé, zabé, zabé,
zabé, zabé, cadê mané?
Oi zabé, ou mané... "

"Eu grito e um eco responde...
Mas aqui, a gente fala baixinho e escuta um carinho.

Amo e respeito o ponto de encontro dos amigos poetas.

Com vocês arrumo o meu balaio de poesia , e solto na vida.

Abraços