por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PEDIDOS ATENDIDOS - por Joaquim Pinheiro


Neste ano, por conta da grande cheia do rio Granjeiro que ocorreu no Crato, invadindo ruas e casas, minha mãe teve que desocupar móveis para limpeza e rearrumação dos objetos. Graças a isso localizou uma camisa da minha farda de estudante do Ginásio Dom Bosco. A camisa, já amarelada, conservava todos os escritos de despedida feitos pelos colegas. Fotografei a camisa, que foi novamente guardada por minha mãe, e as lembranças daqueles momentos de alegria juvenil vieram fortes à minha mente.

                25 de novembro de 1965, último dia de aula da 4ª série do Ginásio São João Bosco. Após esta data, a turma iria se reunir pela última vez no dia 04 de dezembro, à tarde, para a missa na Sé Catedral, e às 19:30 h, para a solenidade de entrega de certificados no auditório da Rádio Educadora. Depois cada um seguiria seu caminho.
                Como parte das despedidas, os colegas pediam que os concluintes escrevessem mensagens nas páginas limpas dos cadernos. Uma colega pediu meu caderno para escrever algo. Ante minha resposta negativa, ela gentilmente disse já que não tinha caderno, escreveria na camisa da farda, na altura do coração, e grafou: “não nos esqueça jamais”. O restante da turma seguiu o exemplo e minha camisa gravou mais 17 recados típicos dos adolescentes. Alguns deles:
“Recorde sempre a nossa 4ª série e esta sua amiga".

“És um colega que jamais esquecerei. Desejo-lhe muitas felicidades, acompanhado de um "SEJA FELIZ".”

“O modo de dar vale mais do que aquilo que se dar. Tu soubeste dar a tua amizade e em troca disto tens os corações de 22 colegas.”

“A sinceridade é o princípio e o fim de todas as coisas.”

                Hugo Linard, artista desde cedo, além do texto, ainda rabiscou minha caricatura bem no meio da camisa.

                Angélica Aires, Edna Brito, Francíria Alencar, Hugo Linard, Ione Esmeraldo, Ismênia Gomes de Matos, Luiza Lopes, Magali Figueiredo, Mailê Amaro, Márcia Barreto, Mª das Graças Aragão, Nenzinha, Regina Vilar, Rosineide Esmeraldo, Socorro Moreira, Socorro Matos, Stela Siebra Brito, Valda Arraes Farias, Vera Palitó: seus pedidos foram atendidos. Vocês não foram esquecidos.

4 comentários:

Stela disse...

Nossa! quanta lembrança boa. Eu também guardei muito tempo minha blusa do colégio, cheia de escritos dos colegas, expreessão de amizade, de confiança e esperança.
É muito bom relembrar esse momentos compartilhados com tanta alegria.
E é melhor ainda saber que as amizades estão intactas, preservadas, e podemos hoje reencontrar as pessoas daquele convívio, com muita estrada já percorrida, mas sempre com o coração muito alegre.
As lembranças fazem bem por isso: amizade é uma dádiva, e sou muito grata à vida por tantos presentes recebidos.

socorro moreira disse...

Não deu pra segurar as lágrimas de saudades!
Que a vida nunca nos disperse e que haja reencontros na eternidade.

Abraços, amigo !

Anônimo disse...

Quanta recordações, Joaquim! Nunca esqueceremos aqueles momentos felizes de muita amizade.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Joaquim,

Estou na casa de Socorro, e compartilhei com alegria das nossas lembranças.

Sua camisa é relíquia. Quero o meu pedacinho!

Amigos para sempre!
Rosineide.