por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 6 de abril de 2012

FOTO ANTIGA


Nas primeiras décadas do século XX um fotógrafo de Fortaleza percorria o interior cearense tirando fotos das famílias mais abastadas.  Fotografar hoje em dia é comum, a tecnologia  permitiu não só baratear os equipamentos como simplificar o processo.   Naquele tempo era diferente.  As máquinas eram grandes, pesadas, de curto alcance e  baixa velocidade. Qualquer movimento na hora do clique prejudicava a gravação da imagem.  As fotos a que me refiro exigia grande operação logística. Começava com um “vendedor” visitando as famílias munido de “mostruário” e convencendo cada patriarca contratar o serviço que, diga-se de passagem, não era barato.  Contrato ajustado, semanas depois chegava a equipe formada por, no mínimo, três pessoas:  o fotógrafo, o assistente e o auxiliar. A preparação durava dias. Mandavam fazer roupas novas, a casa era pintada, sala retocada, móveis eram envernizados, etc . Organizava-se tudo e ficavam todos de prontidão aguardando a melhor posição do sol por conta da luminosidade. A sessão de fotos durava horas. Era repetida muitas vezes para escolha de chapa sem defeito. Havia um costume curioso. Quando um filho da família estava ausente era substituído por um sobrinho. Nesta foto, o garoto da direita ocupa o lugar do primo.

Deste grupo fotografado não há sobreviventes, mas filhos, numerosos netos e bisnetos moram no Crato.  Registrando que a foto é de 1915 ou 1916, fica o desafio: quem identifica o grupo?
Agradecimento a prima Glória Pinheiro Ordonez, que me enviou a foto.

2 comentários:

socorro moreira disse...

Pensei que vc já tinha nos esquecido com textos, história e fotos-. relíquias.

Beleza!

Abs

socorro moreira disse...

Pensei que vc já tinha nos esquecido com textos, história e fotos-. relíquias.

Beleza!

Abs