por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 15 de maio de 2011

Tiramisú


Ingredientes:

200ml natas

200g mascarpone (ou queijo creme tipo philadelfia)

400ml café forte

50ml rum

200g palitos de champagne

3 ovos grandes

Cacau em pó para decorar

100g Açúcar



Preparação:

Em primeiro lugar vamos fazer o café, juntar o rum e reservar. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Com a batedeira bata as natas até montarem, junte o queijo e bata mais um pouco, apenas para ficarem bem envolvidos. Junte as gemas a este preparado. Bata as claras em castelo e junte também. Neste momento o café já deve estar frio. Num pirex, coloque uma camada de palitos de champagne molhados no café. Por cima deite uma camada de creme. Repita a camada de palitos molhados no café com rum e termine com o creme. Reserve no frigorífico. Quando estiver frio pode servir. Antes de levar para a mesa cobrir com cacau em pó utilizando, para isso, um coador fino.

Sei que não é uma receita nada original, o que não falta são receitas de tiramisú por essa blogosfera fora, li muitas receitas, incluindo esta e criei o meu que aqui partilho.

Usei mascarpone, mas se não tiver pode utilizar mais 200ml de natas ou 200g de queijo creme tipo philadelfia. O queijo fica bem, mas as natas são a opção mais adequada para substituir o mascarpone, isto porque o mascarpone é feito de natas coalhadas e coadas!

Sete pecados



Nenhum comentário: