por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011



Nunca fiz dieta, nunca fui obesa - por Socorro Moreira

Sei que o problema é sério, e a obesidade sempre me preocupou. Mas tenho mantido um controle de peso, ao longo dos anos, sem fazer dieta, mesmo inclusive, sendo diabética.
Morei com uma pessoa, que precisava perder peso. Foi ao nutricionista e entregou-me o cardápio prescrito. Segui à risca, e no final do primeiro mês, ela tinha perdido menos de um quilo. Fuzilou-me com o olhar. Depois de alguns questionamentos, chegamos á conclusão de que não existe poder num regime, sem a prática de atividades físicas.
Minha experiência pessoal também diz o seguinte: a quantidade do alimento ingerido é que faz a diferença. Desde sempre como de vez em quando (a cada 2 h, de um tudo, mas em pequenas ou mínimas quantidades). Admiti essa prática, uma vez que não exigiu de mim nenhum sacrifício... Muito pelo contrário.
Claro que mantenho algumas regras: azeite ao invés de óleo; pouquíssima massa; pão de vez em quando, muita fruta, pouca carne, leite desnatado, e a possibilidade de experimentar qualquer prato.
Quase não uso açúcar, nem adoçante. Não gosto de margarina, nem frituras; nunca usei maionese, em sanduíches... Nem abusei das carnes gordas, presuntos, etc.
Mas, peço logo batata frita, quando chego num barzinho. É o meu tira-gosto preferido. Nos aniversários, provo dos doces e salgados... Ainda bem que ninguém completa anos todos os dias (amigos e familiares).
Bom, tenho o mesmo peso (nunca chega aos a 70 kg x 1,70 m), por várias e várias décadas.
Enfim... Coma com parcimônia, e faça várias refeições por dia. Você está sempre saciada, e apenas belisca!
Socorro Moreira
.

Nenhum comentário: