por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



segunda-feira, 23 de maio de 2011

MARIO ROSSI - por Norma Hauer


MAIS UM CENTENÁRIO EM 2011

Foi em Petrópolis que, no dia 23 de maio de 1911, nasceu, o compositor, letrista e poeta MÁRIO ROSSI.

Depois de exercer postos no Exército, em sua terra natal, veio para o Rio em 1935 e já no ano seguinte, conhecendo o compositor Gastão Lamounier, com ele compôs as valsas "... E O destino Desfolhou" e "Assim acaba um Grande Amor, ambas gravadas por Carlos Galhardo, na Odeon.
Na mesma época, conheceu Albênzio Perrone, francês de nascimento, mas intérprete brasileiro, e com ele gravou "Suave Poema de Amor","Como és Linda, Querida, Sorrindo"; "A Quem Culpar, Afinal?"...

Foi com Roberto Martins que Mário Rossi mais se entrosou, podendo-se destacar da dupla:"Renúncia"(primeiro grande sucesso de Nelson Gonçalves); "A Valsa dos Noivos";"A Saudade é um Compasso Demais"; "A Valsa dos Noivos";"Perdão, Maria"; "Rei Vagabundo";"Adeus"; "Volta Para Mim"; "Bodas de Prata";"Perfil"...

Para destacar uma composição da dupla, coloco aqui a letra de "BRINQUEI DE AMOR", gravada por Carlos Galhardo:

BRINQUEI DE AMOR

Brinquei, brinquei de amor...
E a conseqüência foi todo o mal que me fez.
Zombei, zombei da dor
E chorei ao chegar a minha vez.
Brinquei, brinquei mas no fogo do amor
O meu coração queimei.

Envelhecendo na saudade mais pungente
Eu vou vivendo assim eternamente
Brinquei, brinquei um dia com o fogo da paixão,
Eu não sabia
E queimei meu coração."

Um samba da mesma dupla, que alcançou grande sucesso na voz de Ciro Monteiro", em 1943, voltou à tona em uma recente gravação de Zeca Pagodinho:"Beija-me".

Mário Rossi, com o maestro Fon Fon, compôs e Odete Amaral gravou, um dos maiores sucessos da cantora: "Mormurando" e com Gastão Viana, um dos maiores sucessos de Isaurinha Garcia.

Eis a letra de

“O SORRISO DO PAULINHO

Não é possível viver assim desse jeito
Chegando de madrugada sujo de luxo e de pó.
Parece incrível você perdeu o respeito
Não tem amor a mais nada me deixa em casa tão só.
..
O meu consolo é o sorriso do Paulinho
Quando pergunta mamãe onde andará meu paizinho.
Então eu choro e você sabe por que
Nosso filho desconhece o que dizem de você.
Mário Rossi compôs com muitos parceiros. Um que merece destaque é Vicente Celestino, que, dentre outras, gravou da autoria de ambos, "Quando o Outono Chegar", “Minha Terra” e “Sangue e Areia".

Mário Rossi faleceu, aqui no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1981, aos 70 anos.

Nenhum comentário: