por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 20 de maio de 2011

JAMES STEWART - por Norma Hauer


Em 20 de maio de 1908 nasceu, na Pensilvânia (EUA), um dos grandes ídolos da história do cinema: JAMES STEWART.
Em sua época o cinema ianque estava em grande forma, havendo artistas e diretores que marcaram para sempre sua história.
Era um tempo em que o ator trabalhava mesmo. Sendo bom, marcava, não sendo sumia .
Havia poucos efeitos especiais e isto descaracteriza o astro.
Hoje o cinema só tem: violência, efeitos especiais e sexo explícito. James Stewart foi um dos artistas que mais brilhou em Hollywood, sendo dirigido por diretores famosos como Frank Capra e, principalmente, Alfred Hitchcok, o gênio do suspense.

Em "Do Mundo Nada se Leva" e "A Felicidade Não se Compra", de Frank Capra, ele era muito jovem, em "Sétimo Céu", com Simone Simon era bem mais jovem. Mas já despontava como um grande artista.

Mais maduro foi "descoberto" por Hitchcok com quem filmou "Festim Diabólico", "O Homem que Sabia Demais" (segunda versão, a primeira Hitchock filmou na Inglaterra em preto e branco),"Janela Indiscreta" e "Um Corpo que Cai".
Por seu trabalho em "Núpcias de Escândalo" recebeu o Oscar de melhor ator (1940) Outros filmes importantes em sua carreira foram "Aeroporto 77" e "O Homem que Matou o Fascínora".
Seu último trabalho foi "Um Conto Americano", em 1991.
Faleceu em 2 de julho de 1997, aos 89 anos.

Uma coisa estranha é que ele foi o primeiro artista a fazer parte da 2ª Guerra Mundial, havendo ingressado na Aeronáutica um ano antes do ataque dos japoneses a Pearl Harbor.
Que quer isso dizer? Apenas que os americanos não foram apanhados tão de surpresa naquele ataque (como gostam de afirmar) e que já estavam se preparando para entrar na guerra.
Mas o que importa é que James Stewart foi um dos maiores astros do cinema de Hollywood a partir do final dos anos 30 até o início dos 90, quando aquele cinema foi importante na cinematografia mundial.

Norma

Nenhum comentário: