por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Todo cambia - por José do Vale Pinheiro Feitosa



Todo cambia
Cambia lo superficial
Cambia también lo profundo
Cambia el modo de pensar
Cambia todo en este mundo

Canção de Violeta Parra

As estruturas hierarquizadas evanescem-se no tempo. A política, as instituições, os países, particularizando mais: igrejas, famílias, governos, indústrias, academias, imprensa etc. A educação, a segurança e a saúde também. Principalmente a ordem massificada dos séculos XIX e XX. O único padrão possível é aquele da convergência dos múltiplos. Como a linguagem, vocábulos e fonemas. Como os sons, cores, signos, como eu, tu, ele, ou seja, o indivíduo.

Afinal a civilização da partícula. Aquela do indivisível. Não sem razão o indivíduo. Vejamos que sobre este indiviso (indivíduo) algo mais lhe foi agregado, mas parece ter sido superado pela história: sujeito, autor, ator, agente etc. Tudo cedeu ao indivíduo, sem adjetivos, orações e períodos, qualquer predicado. O indivíduo totipotencial.

A eletrônica (e tome partícula) é um meio fundamental daquele evanescimento. O móvel histórico é o próprio homem como guia de seu destino, é quando os pintores do Renascimento humanizam a divindade em seus belíssimos quadros. Trazem o homem para o centro da cena.

A eletrônica, a rede de comunicação (com sua estrutura física), os dados e a informação eletrônica. Então, isso se encontra no Google, nas Wikis, nas redes de bate papo; nos blogs de mão dupla; nas imagens e textos; na informação de tudo e todos. Havia uma música do Ivan Lins que dizia assim: cai o rei de espadas, cai o rei de ouro.... e continuamos – cai o padre, cai o pai, cai o juiz, cai o professor, cai o médico, cai o editor, cai condutor....tudo chega ao indivíduo e esta civilização da partícula.

por José do Vale Pinheiro Feitosa

Nenhum comentário: