por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



terça-feira, 19 de abril de 2011

GETULIO DORNELLES VARGAS- Por Norma Hauer


Hoje seria o aniversário de GETULIO VARGAS.
Foi Ditador ? Foi !

O trabalhador, o "povão" não sabia disso. O que ele sabia é que antes seria demitido sumariamente, de qualquer emprego e depois da criação das leis trabalhistas passou a ter "direitos"

Getulio não foi eleito; assuimiu o Poder na "marra".
Mas quem o foi ? Julio Prestes (o que ganhou mas não levou) ? Wasghinton Luiz; Arthur Bernardes ? e todos que vieram antes destes.?

Havia eleições? Sim!
Mas quem votava? Somente uma oligarquia tomava parte em eleições farjutas. O povo, o trabalhador, a classe média, o pobre...Esses sabiam que um "presidente" fora eleito através dos jornais ou pelo amigo mais esclarecido. Eles votavam ? Claro que não!

Também Getulio prometeu mas não realizou eleições; precisou ser deposto para que, pela primeira vez em nossa História, houvesse uma eleição de verdade, que foi realizada em 2 de dezembro de 1945.
Era tão grande, ainda, a popularidade de Getulio que lá do Sul, ele disse "Votem em Dutra!" e este foi eleito.

E porque?

O Brigadeiro Eduardo Gomes tinha o apoio da oligarquia, mas a mentalidade do povo "pós Getulio" predominou e, de tal maneira, que 5 anos depois Getulio voltou eleito.

A partir de sua nova "deposição" (do Governo e da vida) embora já haja transcorrido mais de 50 anos o que hoje se vê (depois de outra ditadura ) ´é o que está constantemente nos jornais e daí tiramos nossas conclusões sobre o que representa a data de hoje. 

Norma

Nenhum comentário: