por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Instituto de Ecocidadania Juriti no Programa Ação da Rede Globo neste sábado

Quem não assistiu em 12 de junho de 2010 a exibição do Programa Ação abordando o trabalho do Instituto de Ecocidadania Juriti, vai ter uma segunda oportunidade. Neste sábado, dia 12 de fevereiro de 2011 o Programa será reprisado: A produção do Programa seleciona os melhores programas do ano e exibem de novo.

O Programa vai ao ar as 7 da manhã, para nós as 6 da manhã em função do horário de verão.

Saiba mais sobre o Instituto de Ecocidadania Juriti
Desenvolvemos atividades nas áreas de educação ambiental, arte, cultura tradicional e novas mídias, com vários projetos estruturantes um deles é o "Expresso Digital" que funciona em um ônibus e se constitui numa  ilha digital itinerante na qual muitas crianças e idosos tem a oportunidade de pegar pela primeira vez em um computador. Participam de cursos de informática e ainda transformam velhos computadores em peças de artes e brinquedos. O ônibus percorre os diferentes bairros de Juazeiro para despertar o interesse pela informática. Atualmente, encontra-se em frente a sede da instituição.

Outro projeto é o "Circo Escola de Ecocidadania" que Cristina aponta orgulhosamente como o primeiro circo de concreto do Brasil. Segundo ela, falta apenas o telhado de alumínio que é caro, pois são 1.800 telhas. O circo está sendo construído no Conjunto Almino Loiola e já conquistou prêmios. No ano passado foi escolhido pelo Banco Itaú que apoiou a implantação do Centro de Referência em Educação Ambiental no mesmo conjunto. Neste ano estará realizando a Expedição Acrobatas da Serra da Capivara, com o apoio do BNB(edital/artes integradas). A Expedição reunirá jovens educadores sociais circenses de todo Nordeste em São Raimundo Nonato no Piauí. Juntos sob a orientação da pesquisadora e escritora Alice Viveiros de Castro, vão montar um espetáculo circense inspirados nas inscrições rupestres encontradas na Serra da Capivara, que vai revolucionar a data da origem do circo na terra.


Existe ainda a campanha "Me Dê Seu Lixo" que percorre escolas, entidades e associações com o objetivo de sensibilizar alunos a colocarem lixo no lugar certo. Esse trabalho se dá por meio de músicas, revistinhas, dramatizações e desenho animado. O projeto "Histórias em Retalhos" que é vinculado a ponto de cultura Circo Escola de Ecocidadania e ostenta caráter pedagógico junto aos alunos da Escola Dom Vicente. Por meio dele, mestras da cultura recontam a história de Juazeiro em bordados e pedaços de panos a partir de sobras de retalhos.

 Os gestores são jovens e ex-alunos que começaram na ONG e já respondem por novo modelo de gestão fazendo a diferença. Atualmente, a cineasta e professora da UFC Adriana Botelho  ministra oficina de roteiro vídeos para crianças a fim de que produzam filmes a exemplo das Sonhadoras, que estão filmando no Conjunto Almino Louyola em Juazeiro do Norte Crato. Essas atividades fazem parte do Laboratório de Imagem e Som do Pontão de Cultura Terreiro de Mestres e Griôs do Cariri apoiado pelo Ministério da Cultura.
    Lançando um desafio para "No Azul Sonhado

Gostaríamos de lançar um desafio as colaboradoras e colaboradores deste blog, em especial a Socorro, sua idealizadora, para que se inicie uma campanha para a finalização da construção do Circo Escola de Ecocidadania. So falta o telhado. Neste momento os jovens do projeto estão em mutirão pintando o espaço. Contribua com este espaço de inclusão social e cultural.
Temos garantido as 800 cadeiras das arquibancadas e o projeto de iluminação e sonorização. Esse material está todo comprado, mas so pode ser instalado quando colocarmos as telhas. Adote este desafio....

4 comentários:

socorro moreira disse...

Vamos pensar juntos?

abraços

Instituto de Ecocidadania Juriti disse...

Já estamos pensando minha querida.... Aguardo notícias... Talvez tenha que viajar para São Paulo na Segunda mas estou de volta na terça feira.Esse final de semana vou estar num sítio da família de Ana Paula para filmarmos um arquivo confidencial da mãe dela que faz 60 anos dia 20 de fevereiro. Um abraço no seu coração.

socorro moreira disse...

Conte com o nosso apoio logístico.
Grana não prometemos...Não temos !

Vamos conversar !

Anônimo disse...

Ola, sou secretaria da coordenadora da rede de atencao a criança e adolescendo de vitoria da conquista ba e estamos precisando muito do telefone da Instituição Ecocidadania Juriti se alguem puder me desponibilizar agradesco muito.
o e-mail é rededeatencao@yahoo.com.br.
obrigada pela ajuda.