por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Eu Sou...

Sou fã de Martha Medeiros. Tenho guardado muitos dos seus escritos. Amo! Virei sua fã já há algum tempo. Ela tem o dom da palavra e fala com simplicidade e sabedoria. É fantástica!
Tempos atrás, ela escreveu: “Você é o que você gosta.” Texto bem interessante, onde no final ela sugere que nós (leitores), também falemos um pouco de nós. E finaliza com a frase: “Agora é a sua vez.”
Adorei a brincadeira! E como boa “menina” que sou, segui a sugestão da escritora e também escrevi: Eu Sou...
E cá pra nós, gostei do resultado. (Risos)!
Primeiro, a poderosa Martha...
***
Você é o que você gosta
Martha Medeiros

Quem sou eu?? Quando não temos nada de prático nos atazanando a vida, a preocupação passa a ser existencial. Pouco importa de onde viemos e para onde vamos, mas quem somos é crucial descobrir. A gente é o que a gente gosta. A gente é nossa comida preferida, os filmes que a gente curte, os amigos que escolhemos, as roupas que a gente veste, a estação do ano preferida, nosso esporte, as cidades que nos encantam. Você não está fazendo nada agora? Eu idem. Vamos listar quem a gente é: você daí e eu daqui. Eu sou outono, disparado. E ligeiramente primavera. Estações transitórias. Sou Woody Allen. Sou Lenny Kravitz. Sou Marilia Gabriela. Sou Nelson Motta. Sou Nick Hornby. Sou Ivan Lessa. Sou Saramago. Sou pães, queijos e vinhos, os três alimentos que eu levaria para uma ilha deserta, mas não sou ilha deserta: sou metrópole. Sou bala azedinha. Sou coca-cola. Sou salada caprese. Sou camarão à baiana. Sou filé com fritas. Sou morango com sorvete de creme. Sou linguado com molho de limão. Sou cachorro-quente só com mostarda e queijo ralado. Do churrasco, sou o pão com alho. Sou livros. Discos. Dicionários. Sou guias de viagem. Revistas. Sou mapas. Sou Internet. Já fui muito tevê, hoje só um pouco GNT. Rádio. Rock. Lounge. Cinema. Cinema. Cinema. Teatro. Sou azul. Sou colorada. Sou cabelo liso. Sou jeans. Sou balaio de saldos. Sou ventilador de teto. Sou avião. Sou jeep. Sou bicicleta. Sou à pé. Você está fazendo sua lista? Tô esperando. Sou tapetes e panos. Sou abajur. Sou banho tinindo. Hidratantes. Não sou musculação, mas finjo que sou três vezes por semana. Sou mar. Não sou areia. Sou Londres. Rio. Porto Alegre. Sou mais cama que mesa, mais dia que noite, mais flor que fruta, mais salgado que doce, mais música que silêncio, mais pizza que banquete, mais champanhe que caipirinha. Sou esmalte fraquinho. Sou cara lavada. Sou Gisele. Sou delírio. Sou eu mesma.
Agora é sua vez.
***
EU SOU...
Lana Mara

Ah..., se eu conhecesse todas as estações...
Poderia ser a primavera... Ah, quem dera;
E aí, eu seria um buquê de rosas... Com todas as rosas.
Eu seria... BOTÕES DE ROSAS.

Sou sol, girassol, sou beira de mar, cerveja gelada... Sou verão!
Sou teimosia, sou alegria, fotografia, sou boêmia.
Sou campo, sou um canto, por enquanto, só um tanto.
Sou dia e noite, sou céu, sou meia-noite.
Sou balanço de rede, sou sonho, sou sono e ressono.

Sou lua, sou tua, sou meia lua... Sou todas as luas!
Sou noites de estrelas... Sou ciúme, sou perfume, não sou legume.
Sou manga no almoço, azeitona com caroço...
Sou arte, desenhos e pinturas, sou poesia.
Sou café com pão, feijão, macarrão e requeijão...

Sou castanha, amendoim..., quanto mais, nada ruim.
Sou mungunzá, sou feijoada, roda de amigos, sou luarada!
Sou maresia, casa de Bia. Sou churrasco, um bom papo, e um bom espaço.
Sou barzinho aconchegante, um local mais elegante, nada extravagante.
Sou violão, emoção, eu sou música! Sou paixão; eu sou canção.

Sou canção dos ventos, sou vários pensamentos;
Tempos atrás, apenas fragmentos.
Sou um Ser em aperfeiçoamento. Será que consigo?
Sou caranguejo da Marulho, o alto astral também.
Sou o salgado mais que o doce, comida de panela disparado.
Sou mês de dezembro, sou Janeiro; eu sou Julho.
Sou água que jorra das cachoeiras, sou bandeira da PAZ!
Também sou guerra... Sou minha terra, Juazeiro.
Sou leonina, menina traquina, cristalina...
Sou Cora Coralina; Mario Quintana e muitos outros.
Sou alguém que ama e que chora; se apaixona, e se emociona!

Sou lua, sou tua, sou lua cheia... eu não sou de veia.
Sou também um pouco de você, pode crer!
Sou Lana, sou Mara, sou Magali..., bem aqui.
Sou ninguém, sou alguém, sou pronome.
Sou cognome, sou um Nome.
Sou ninguém, EU sou alguém, SOU sobrenome...
Eu Sou um Nome.
Sou carnaval, sem igual... etc. coisa e tal.
Mara

8 comentários:

socorro moreira disse...

Bravo, Mara !

Perfeita , perfeito !
Falar de si é misturar-se com o outro
com os outros
com a própria natureza

beijo

Mara Thiers disse...

Somos um pouquinho do outro; e o outro, também, um pouquinho de nós. É uma mistura perfeita! Ou... Quase perfeita; ou imperfeita?! rsrsrs...

Bjus Socorro!!!!!!!!!!

Corujinha Baiana disse...

Que beleza, Mara

Amei o seu texto ! Através dele conhecemos, (poeticamente falando),uma pessoa simpática, alegre ,sensível, extrovertida,uma pessoa com a qual vale a pena conviver, compartilhar gostos e idéias,enfim,"Você".

Um abraço

socorro moreira disse...

vc colou sobre direitos autorais? achei ótimo!

Brigada pelas ajudas !
Aliás todos teem participado e contribuído bastante. Tô gostando muiuto do nosso espaço!
Abraços .

Mara Thiers disse...

Iiiixeee... Esse espaço realmente é maravilhooso! Tive a sorte de receber o convite de Socorro, e através deste, conviver [mesmo que virtualmente], com pessoas carinhosas e acolhedoras. Obrigada pelas sua palavras, corujinha... [como devo lhe chamar]?
Muiiito obrigada!

Mara Thiers disse...

Ah sim... Eu que postei sobre os direitos autorais.
Você não tem que agradecer.
Bjus!!!

Corujinha Baiana disse...

Mara,
Eu sou Corujinha Baiana, mas pode me chamar de "Corujinha",pois é como eu sou carinhosamente conhecida.

Beijo

Mara Thiers disse...

Boa noiteee Corujinhaa...
Beijinhos!!