por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"A Fase Azul de Picasso"




"Retrato de Suzanne Bloch"
Quadro de 65x54 cm, é a última obra em sua fase azul, e um dos quadros mais famosos dessa fase. Representa uma fase de inquietação artística de Picasso. Utilizando apenas tons de azul escuro, Picasso tentava tirar a profundidade das imagens. A "fase azul" está, ao lado do cubismo e da "fase rosa", dentro dos períodos mais importantes da carreira de Picasso.

Os trabalhos de Pablo Picasso são freqüentemente descritos através de uma série de períodos de transição.

“La vie” (A vida) é uma pintura de Picasso concebida em 1903. O óleo sobre tela está no Museu de Arte de Cleveland – Estados Unidos. A obra é considerada parte do Período Azul. Período Azul de Picasso ocorreu entre 1900 (1901) e 1904 ( 1906 ).

Nesta fase o artista retratou pessoas infelizes pintadas em tons de azul, evocando sentimentos de tristeza e alienação. Acredita-se que este momento tenha sido influenciado pelo suicídio de seu amigo Carlos Casagemas, ocorrido em 1901.

Sua morte é retratada em diversas obras do artista, como em “La mort de Casagemas” (A morte de Casagemas) de 1901 – óleo sobre madeira que está no Museu Picasso, em Paris.


Mendigos na Praia , 1903, óleo sobre madeira, National Gallery of Art, Washington D.C.

Pesquisa e Imagens
http://www.10emtudo.com.br/imprimir_artigo.asp?CodigoArtigo=47
http://www.terra.com.br/criancas/picasso.htm
http://www.pitoresco.com.br/universal/picasso/picasso.htm
http://www.sabercultural.com/template/obrasCelebres/PabloPicasso.html

2 comentários:

socorro moreira disse...

Vivendo e aprendendo.
Vc sempre encontra coisas extraordinárias !


Beijos

Corujinha Baiana disse...

Esse Blog merece isso e muito mais!!!!!!!!