por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Meu Unicórnio Azul - José do Vale Pinheiro Feitosa


Qual a razão para Cuba ser tão realçada na história do século XX e ainda hoje no século XXI? Uma ilha, com 110 mil quilômetros quadrados, portanto menor que o território do Ceará (quase 149 mil). A principal é política, com sua revolução, o protagonismo internacional a influenciar muitas sociedades e o enfrentamento do maior império desses séculos. 

Outra é a cultura do povo cubano. Cuba foi a fonte dos principais ritmos latino-americanos. A poesia e música cubana é superior. Aliás, nas Américas, música com dimensão universal aconteceram mesmo na Argentina com o Tango, no Brasil com a Bossa Nova (e outros ritmos), nos Estados Unidos com o Jazz (Blues etc.) e Cuba.

Esta música do pequeno filmete chama-se Unicórnio Azul, composta e aqui tocada e cantada por Silvio Rodriguez um dos maiores compositores cubanos da revolução para cá. 

Nenhum comentário: