por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



sexta-feira, 1 de junho de 2012

"Trio" ou "Pentarquia" - José Nilton Mariano Saraiva

“Do Crato, cuido eu”.  Autoritária, impositiva e arrogante, esta a frase atribuída ao senhor Ciro Gomes, e teria sido proferida meses atrás em conversa com simpatizantes, como se fora a cidade uma espécie de “feudozinho-particular” dos sobralenses da família “Ferreira Gomes”. Se bem que tal afirmativa até que poderia ser encarada como verdadeira por parte de alguns desavisados, se levarmos em conta que, mesmo sem nunca ter feito nada pelo Crato, o senhor Ciro Gomes conseguiu, sem maiores esforços, obter cerca de 11.000 votos da sua população numa dessas eleições proporcionais passadas. Para alcançar tal marca evidentemente que à sua retaguarda se postaram uma leva de maus cratenses, que devem se sentir satisfeitos e babando de alegria com o estado de penúria e degradação que a urbe experimenta.
Pois bem, como de há muito (e bote tempo nisso) se acha desocupado, já que rejeitado e reprovado pela população em diversas eleições onde só o seu “curralzinho eleitoral cratense” não foi determinante (ou teve peso insignificante), o distinto deu-se à tarefa de tramar, arquitetar e fazer funcionar conspirações político-partidárias, já agora escudado na função de “consultor” do PSB (para tanto, e só pra isso, o irmão Governador do Estado lhe paga uma apetitosa remuneração). 
E presumivelmente por considerar o Crato um território já “dominado” (afinal, repita-se, foram quase 11.000 votos pra quem nunca fez pela cidade) a megalomania “ferreiro-gomista” investe agora sobre o eleitorado de Fortaleza. E é fácil constatar que a mudança se deu exatamente após a entrada do senhor Ciro Gomes no jogo. Para tanto, após ensaio de meses, o afinado “Trio Soberba” (Ciro, Cid e Ivo Gomes), comandado pelo irmão mais velho, entrou em premeditada rota de colisão com a prefeita de Fortaleza (isso após o Governador, lá atrás, ter se comprometido a apoiar o candidato do PT à prefeitura da capital).
Hoje, o ex-presidente Lula da Silva e o presidente nacional do PT já foram acionados na tentativa de resolver o imbróglio, e o incêndio tende a ser apagado nesses dias, embora não se saiba o que se esconderá por trás da densa fumaceira resultante (a prefeita Luizianne Lins terá o apoio federal para indicar o “cabeça-de-chapa” petista, como antes combinado com o Governador ??? Ou este se rebelará, romperá com o PT e lançará candidato próprio, já que o irmão Ciro Gomes (mesmo que oficialmente o irmão-governador seja o presidente regional do partido)  já anunciou aos quatro ventos que não aceitará, em hipótese alguma, nenhuma das candidaturas postas à mesa pela prefeita de Fortaleza ???).
Enquanto isso, o que se comenta é que antes de deixar o Governo do Estado (pra se candidatar a Senador da República), Cid Gomes tomará duas medidas: 1) pra desgastar a prefeita e por extensão o seu candidato, tentará com que o Estado assuma a tarefa de construir pelo menos três dos túneis previstos para serem construídos pela municipalidade até a Copa do Mundo, visando a questão da mobilidade urbana de Fortaleza; e 2) baterá o martelo e referendará (por imposição de Ciro Gomes, evidente) o nome (já antecipadamente escolhido) pra ocupar o “empregão-vitalício” a surgir no Tribunal de Contas do Estado: será ninguém mais ninguém menos que ... Patrícia Gomes (ex de Ciro Gomes), que como vereadora, deputada e senadora destacou-se pela apatia e improdutividade; além do que, não ostenta a condição técnica necessária para exercer a função (e mais:  como pimenta nos olhos dos outros é refresco, a filha de ambos, Lívia Gomes, sairia candidata a vereadora aqui em Fortaleza). E se alguém não aceitar que vá reclamar ao Papa.
Mas, afinal... isto é um “trio” ou uma “pentarquia” insaciável ???  

Nenhum comentário: