por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

HOMENAGEM A MAGRITTE

                                               1
Maçã verde
pomba branca
olhos de fogo
nudez.
            Carne mistério luz
            olhar cavalo alado.
           
Mulher nua
seio espelho vulva.
            Círculos
pernas dança
vôo múltiplo.
                                   Banheira
                                   vermelha.     
                                               Teclado
                                               cores verde vermelho.
           
                                                           Sangue
                                                          
verbo vermelho
                                                                                  vento bilboquê.
                                   Mão no espaço
                                   lábios.
                                              
                                               Flor vermelha
                                                 coração
                                                                 sangrando.                                           
                                   Olhar musa mágico
                                   a pomba na mão
                                   um olho na ponta dos dedos.
                                  
                                               Corpo
                                                          
                                                                       corneta
                                              
córnea.
                                              
2
                                   Onde está meu cachimbo?
                                   Desçam as cortinas
estou morto.
           
            Minha mulher deposita rosas vermelhas
no meu túmulo
            eu sorrio.
            Estou cego por isso vejo
            eu sorrio
            falo palavras claras vejo com clareza.
                       Quebrem o ovo
                       quero nascer desse parto.
Cantem comigo.
            Mordi a língua minhas palavras sangram.
           
As idéias cheiram
        sabem a mulher
   a pássaro.
                                  
                                   As idéias não são nada diante do corpo
                                                                                                    da mulher.
                                  
3
                                   Simples
                                   o fogo sai do ovo
                                   o fogo queimando o pássaro.
                                   Os espelhos quebrados são múltiplos espelhos.
                                   Nuvens voam
                        sai das nuvens a mulher sem face.
                                   Um esqueleto triste não é um esqueleto.
                                   Acendam as velas
                        acendam uma vela por mim.
                                   Um fantasma me habita.
A minha língua apunhalada 
                                                  não se cala.
                                  
            4
                                  
Sou uma estátua no parque
cofiando os bigodes.
                                   Meu assassino se recusa a me enterrar.
                                   Possuo o corpo da mulher
                                                                                   no corpo da terra.
                                   Navego no mar
                                                               na carne
         da terra.
                                  
                        5
                                   A língua voa verde pássara.
           
                                   Uma folha que se queima é uma floresta
que se queima.
                                   Uma pedra é nítida como só uma pedra
                                    é nítida.
                                   Quero o meu poema nítido
como uma pedra.
                                   No chão desolado do poema
                                   cresce uma flor de pedra.
                                   Quando a nuvem se tornar nítida
                                   sólida e nítida
            como uma pedra
                                                                 meu poema estará terminado.
                                                                                              
                                                                         José Carlos Brandão
                                                                                             

Um comentário: