por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Laços de família- socorro moreira



Quem nasceu na região do Cariri tem sempre um parente longe ou perto, em quase todos os habitantes. Brinco de descobrir minha árvore genealógica, entre amigos e conhecidos. A  realeza tinha infinitos nomes agregados ao nome de batismo (o mais simples). Resumi o meu, mas continuo sendo: Maia, Norões, Gonçalves, Monteiro, Bezerra, Menezes, Ferreira, Lobo, Nunes, Pinheiro, Lima, Rolim, Leite, etc. etc.
Neste raciocínio, sou parenta de Joaquim, Magali, Carlos, Jefferson, Ulisses, Zé Flávio, Zé do Vale, e muitos outros afins.
Nicodemos, que nasceu lá em Tupã, é Feitosa da gema ... Então, todos somos mesmo irmãos por parte de Adão.
Jefferson é como muitos outros, uma lembrança visual afetiva. Ele menino de calças curtas, num sobrado, no final da Rua Santos Dumont, foi aluno dos nossos educandários e contemporâneo de um Crato, tão antigo, e tão bem lembrado. Era chefe dos escoteiros, e imprimia já, desde cedo, liderança, inteligência, e amor às artes e a natureza.
Depois a geração foi ficando dispersa, mas nas voltas, voltam às identificações. Primo-irmão, primo segundo, e depois de algumas contas, nos identificamos como primos em quinto grau, ao que Nicodemos, sem perder achance cantou de lá "são primos de quinta categoria!'

Somos mesmo tribais. Nosso sangue é pingado de todas as cores., e isso nos torna especiais, em potencial.
Na verdade luto contra a mediocridade, desde que nasci... Mas ainda respingo-a, e ainda espero que a minha essência desabroche, no mais simples dos meus nomes: Maria!

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Socorro
Sabia que você era parente da Magali, pois Dr. Anibal vivia dizndo isso. Mas que era Gonçalves, eu não sabia. Dái vir o nosso parentesco, pois minha bisavó era Santana Gonçalves, filha do Pedro José Gonçalves,e tia do Pedro Norões Gonçalves, Unias e Fanni.
Um abraço para você, prima

socorro moreira disse...

Esta brincadeira de refazer as origens torna todo mundo parente de verdade!
Grande abraço!