por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 25 de maio de 2011

Taturana e a Ordem Divina - José do Vale Pinheiro Feitosa

Taturana acredita na ordem divina. Cada coisa que acontece no mundo é ligada a outras tantas que igualmente estão acontecendo. Entre um jornal velho e outro que junta para vender para reciclável, Taturana não apenas entende a ordem, como chega a ver uma linha tênue ligando todas as manchetes.

Mas Taturana isso não pode ser apenas a coincidência da ideologia dos editores e donos de jornais? Perguntei e ele me respondeu mais rápido do que a diarréia do Português: não deu tempo de pensar e nem de acender a luz e já estava todo breado.

Não senhor, tudo se liga mesmo, de verdade como minhas juntas ligam meus dedos! Veja ontem (a conversa é hoje, tá) o Netanyahu foi aplaudido de pé no Congresso dos Estados Unidos, o Código Florestal com aditivo e tudo do PMDB foi aprovado, o Pimenta da Veiga foi preso após 11 anos que deveria ter sido e os BRICS não estão gostando de levar um FMI dos Europeus.

Taturana! Mas que retalho mais doido é este teu? Não existe uma única coincidência que não seja as manchetes terem acontecido no mesmo dia. Não existe ordem nenhuma nisto.

Ele deu um murro no papelão que dobrava e terminou, com esta força, de dobrá-lo para melhor acomodá-lo no seu carrinho de feita. Terminou de aplicar a força e seu olhar veio fulminando em direção à minha observação.

É a classe cidadão! Eu e tu, por exemplo. Um na rua comendo cada dia o que colhe naquele dia e tu com este ar gordo de quem tem guardado para comer por muitos anos.

Que é isso Taturana? Tu estás me estranhando? Por falta de argumento está querendo me agredir?

É a classe mesmo! É a divisão da humanidade em classes! Os israelenses são da classe alta e os Palestinos da baixa; os grandes donos de terra levantaram a poeira e esconderam o individualismo do pequeno agricultor; o Pimenta da Veiga é a prova de que rico só paga prisão no juízo final e os BRICS não agüentam mais o FMI do Europeus por que sabem quem paga a conta na entrada e na saída.

Mas Taturana assim tudo pode ser explicado. Basta hierarquizar os eventos e tudo se explica não pela ligação entre eles, mas pela hierarquia.

Tá bem! Então acabe com a hierarquia para ver o que acontece? Outras coisas acontecerão no mundo, mas não estas.

O Netanyahu nem existiria pois há muito que haveria paz na Palestina, as Florestas e as plantações existiriam por equilíbrio e não por pressão dos negócios, o Pimenta da Veiga nem ousaria matar pois não haveria impunidade de classe e o FMI nem existiria, pois nações também não. Apenas nós assim como conversamos agora embora não concordemos em nada do que dizemos um ao outro.

Classe? Isso é coisa do passado. Isso morreu com o muro de Berlim.

Ia com o meu resmungo me afastando do olhar convicto do Taturana quando pisei na merda que o rapaz que passeia com oito cachorros de madame havia deixado para as minhas sandálias franciscanas se atolarem até a soleira do pé. Era uma merda de classe.

Um comentário:

socorro moreira disse...

Código Florestal- emenda aprovada. Lamentável!
Estamos esperando sua vinda.
Ananias sinalizou entre os dias 22 e 27.07.
Outros, na semana da Expo( 10 a 17.07)
Acho interessante o periodo 22 a 25.07.
Abraços