por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



domingo, 1 de maio de 2011

Bolo Luiz Felipe


Massa:
10 ovos( sendo apenas 4 claras)
1 xícara de leite de coco
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de farinha de trigo
200 gr  de manteiga.
Uma pitada de sal

Calda:
600 gr  de açúcar
1  xícara de água.

Preparo1. Numa panela grande, faça uma calda em ponto de fio com o açúcar e a água. Deixe uma colher de pau dentro da panela para a calda não derramar quando ferver. Não mexa com a colher após pôr no fogo. Movimente sempre a panela de um lado para o outro para ajudar a derreter o açúcar das bordas. Quando ferver, baixe o fogo. Passe na chama as bordas da panela para ajudar a derreter o açúcar que aí se acumula. Deixe ferver 6 minutos para obter o ponto de fio. Apague o fogo. Acrescente a manteiga e o sal; deixe esfriar totalmente para não cozinhar os ovos. RESERVE.
2. Enquanto espera a calda esfriar: separe 4 claras e coloque na tigela da batedeira. Separe 10 gemas e ponha noutra tigela. RESERVE.
3. Enquanto espera a calda esfriar: rale o queijo. RESERVE.
4. Quando a calda estiver fria, acenda o forno a 200.
5. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel de 24x7cm.
6. Na batedeira, bata as claras em neve e adicione uma a uma as gemas. Bata até incorporá-las. Acrescente-as à calda e misture bem. Adicione a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo. Raspe com a colher de pau o fundo da panela, para remover o açúcar que fica pregado. Adicione o leite de coco. Por fim, ponha o queijo ralado e misture bem.

Nenhum comentário: