por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 6 de abril de 2011






Lançamento do Portal do Escritor Pernambucano
e da Antologia “O Planeta Feito Quintal – Uma visão ecológica”


Lourdes Nicácio


O “O Planeta feito Quintal - Uma visão ecológica”, organizada pelos escritores Lourdes Nicácio, Lúcio Ferreira e Telma Brilhante, trata-se do segundo número de uma série de antologias voltadas para a preservação do meio ambiente. A primeira foi a “Antologia das Águas” publicada em 2007. Um projeto desenvolvido pela Editora Novo Horizonte despertando os homens à compreensão da linguagem do nosso Planeta. Na introdução, diz um dos escritores, o mestre e especialista em Ecologia de Campos, que “aí está o caminho: saber usar o que a natureza nos oferece, mas respeitar seus limites, sua resiliência, ser sutentável e integrante”. A Antologia reúne textos em prosa e verso de autores a exemplo de Ariadne Quintella, Aluízio Furtado de Mendonça, Lourdes Sarmento, Lúcia Chiappetta, Olímpio Bonald, Tereza Tenório, Antônio Neto, Petrúcia Camelo, Rosa Lia Dinelli, Zuyla Cartaxo, Maria Pereira, Aglaura Catão e de outros, formando ao todo 75 autores participantes. Foram homenageados nessa edição os centenários de nascimento do pintor e paisagista Burle Marx; poeta popular Patativa do Assaré; Vitalino, o mestre do barro.

O lançamento foi realizado no dia 27 do mês de agosto de 2009,no auditório da Academia Pernambucana de Letras, quando também foi lançado pela Editora Novo Horizonte o “Portal do Escritor Pernambucano”, site hoje parceiro do JC online. O Portal idealizado por Raphaela Nicácio, e apresentado como seu trabalho de conclusão do curso de jornalismo, na faculdade Aeso, conseguindo nota dez, foi apresentado por Raphaela, no auditório da APL, em telão, destacando-se novos links, novas propostas, com divulgação de autores e obras entre este e outros países, uma vez que o intercâmbio será facilitado através de colunistas colaboradores.

A jornalista sensibilizou o auditório, quando, com um clique do mouse, apresentou na voz do ator Eduardo Gomes, o poema “A gaiola” da poeta e acadêmica Maria do Carmo Barreto Campello de Melo, bem como a página ilustrada com foto e dados biográficos do poeta Alberto da Cunha Melo. O presidente da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, acadêmico Carlos Severiano Cavalcanti, apresentou belo texto em nome dos autores contemplados pelo Portal.
Dentre outras iniciativas louváveis, pelo Site, enfatizou -se o Portal Escola com espaços destinados a trabalhos, produções literárias de professores e alunos. ”A parceria com o JC online possibilita a criação deste novo espaço, com excelentes expectativas, em favor da Literatura Pernambucana”, diz a jornalista e editora do Portal, Raphaela Nicácio.


O auditório, lotado, continuou atento, também, com as exposições a respeito da antologia. Os escritores Telma Brilhante, Lúcio Ferreira e Lourdes Nicácio falaram demonstrando preocupação com o meio ambiente, e satisfeitos com a organização de “O Planeta Feito Quintal – Uma visão ecológica”. A atriz Geninha da Rosa Borges e a poeta Rosa Dinelli declamaram em defesa da Amazônia, com refrão pelos próprios convidados (escritores, poetas, artistas plásticos, jornalistas, professores, alunos). A Antologia, já na página do Portal do Escritor Pernambucano, decorava o ambiente pela beleza da capa com foto do premiado jornalista e fotógrafo Marcus Prado. Um trabalho vitorioso. Uma noite movimentada e feliz.

* Esta noite é passada, mas o livro é presente, e atualíssimo! 
Tive a honra de ganhá-lo, neste dia, e já comecei a deliciar-me com a sua leitura.
Achei a concepção e arte  muito bela, e senti vontade de copiar algumas ideias.
Telma Brilhante faz jus ao sobrenome... Parabéns, amiga!
Obrigada pelo presente, que logo colocarei à disposição dos nossos colaboradores.
Com este exemplar , a exemplo da obra do Emerson, Geraldo Ananias, Zé do Vale, Zé Flávio, Carlos Esmeraldo, Brandão, Leonel, Lupeu,Everardo Norões, Ana Cecília,Rejane Gonçalves,Assis Lima, Geraldo Urano, ... (muitos já fazem parte da nossa estante doméstica e virtual).

Abraços! 


Nenhum comentário: