por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Crème Brûlée






Serve 6
900ml de creme de leite fresco
1 fava de baunilha
1 xícara de açúcar
10 gemas
6 cl de sopa de açúcar mascavo
Coloque o creme de leite em uma panela. Abra a fava de baunilha no sentimento do comprimento e raspe as sementes com uma faca sobre o creme. Junte também as cascas, metade do açúcar e leve ao fogo para ferver.
Coloque as gemas em uma tigela grande, acrescente o restante do açúcar e bata até obter um creme amarelo e levemente espumante. Tire da panela o creme de leite e acrescente à gemada vagarosamente batendo sempre para não deixar talhar. Elimine a fava de baunilha.
Preaqueça o forno a 150º. Arrume em uma assadeira 6 tigelas e divida o creme entre elas. Cubra a assadeira com água até metade das tigelas e asse em banho maria por cerca de 45 minutos ou até a superfície firmar, mas ainda deve estar mole o bastante para se movimentar. Tire do forno e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Você pode guardar o creme na geladeira de véspera se quiser.
Para servir, polvilhe o açúcar mascavo sobre a superfície de cada tigelinha. Passe a chama do maçarico por cima (sim, você vai precisar de um para esta receita), para caramelizar o açúcar. Espere alguns instantes e sirva!
Bom Apetite!

Receitas Gourmet

Nenhum comentário: